Liturgia Diária | 06/06/24

Acompanhe a liturgia do dia 6 de junho de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 05/06/2024
Data da Publicação: 05/06/2024

Quinta-feira, 9ª semana do Tempo Comum.

II Timóteo 2,8-15

8 Lembra-te de que o Senhor Jesus Cristo, que descende do sangue de Davi, ressuscitou dos mortos, segundo o Evangelho que eu prego,

9 pelo qual eu sofro até estar em prisões, como um malfeitor, mas a palavra de Deus não está presa.

10 Eu sofro tudo por amor dos escolhidos, para que também eles consigam a salvação que está em Jesus Cristo, com a glória celeste.

11 [Eis uma] palavra fiel: “Se morrermos com ele, também com ele viveremos;

12 se sofrermos, reinaremos também com ele; se o negarmos, ele também nos negará a nós.

13 Se não cremos, ele permanece fiel: não pode negar-se a si mesmo.”

14 Admoesta-os quanto a essas coisas, dando testemunho diante do Senhor. Foge de contendas de palavras, porque isto nada aproveita, senão para perverter os que as ouvem.

15 Esforça-te por te apresentares a Deus digno de aprovação, como um operário que não tem do que se envergonhar, que distribui retamente a palavra da verdade.

24,4bc-5ab.8-9.10 e 14 (R. 4b)

R. Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!

4b Mostra-me, Senhor, os teus caminhos
4c e ensina-me as tuas veredas.
5a Dirige-me na tua verdade e ensina-me,
b porque tu és o Deus meu Salvador, R.

8 Doce e reto é o Senhor, por isso mostrará aos pecadores o caminho que devem seguir.
9 Conduzirá os dóceis pelo caminho da justiça, ensinará aos humildes os seus caminhos. R.

10 Todos os caminhos do Senhor são misericórdia e verdade para os que buscam a sua aliança e os seus testemunhos.
14 O Senhor é o firme apoio dos que o temem e lhes manifestará a sua aliança. R.

Marcos 12,28b-34

28b vendo que Jesus lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe qual era o primeiro de todos os mandamentos.

29 Jesus respondeu-lhe: “O primeiro de todos os mandamentos é este: Ouve, ó Israel: o Senhor teu Deus é um só Deus;

30 e amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, e com toda a tua alma, e com todo o teu entendimento, e com todas as tuas forças. Este é o primeiro mandamento.

31 E o segundo é semelhante ao primeiro: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes”.

32 Disse-lhe então o escriba: “Mestre, disseste bem e com verdade que Deus é um só, e que não há outro fora dele;

33 e que o amá-lo com todo o coração, e com todo o entendimento, e com toda a alma, e com todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, vale mais que todos os holocaustos e sacrifícios”.

34 Vendo Jesus que ele tinha respondido sabiamente, disse-lhe: “Não estás longe do reino de Deus”. E, desde então, ninguém mais ousava interrogá-lo.

Comentário patrístico

12,30. Teofilacto: Presta atenção no modo como enumerou todas as forças da alma. Há, pois, a potência da alma animal, sobre a qual fala ao dizer com toda a tua alma e à qual dizem respeito a ira e o desejo, paixões que devemos consagrar totalmente ao amor divino. Há também outra potência chamada de “natural”, à qual pertencem as faculdades nutritiva e aumentativa; também esta deve ser totalmente entregue ao Senhor, razão pela qual diz: “com todo o teu coração”. Há também outra potência, a racional, chamada de “entendimento”; e também esta deve ser totalmente entregue a Deus.

São Norberto
6 de junho

Norberto viveu uma juventude muito piedosa e depois entrou na vida eclesiástica. Por uma estranha contradição, adotou então uma conduta escandalosa para a vocação sagrada a que fora chamado, e levou, na corte do Imperador Henrique IV – como muitos clérigos daquela época – uma vida de dissipação e luxúria. Certo dia, aos trinta anos de idade, caiu semimorto do cavalo, e ao recobrar os sentidos, decidiu mudar de vida. Após uma preparação severa e intensa, foi ordenado sacerdote e começou a denunciar os abusos de sua ordem. Um vil herege, chamado Tanquelmo, apareceu na Antuérpia na época de São Norberto e negava a realidade do sacerdócio, e em especial blasfemava contra a Sagrada Eucaristia. Com suas palavras combustas, expôs o impostor e reacendeu a fé no Santíssimo Sacramento. Norberto ordenou que recuperassem as hóstias sagradas, as quais eles encontraram inteiras e imaculadas, indo o santo carregá-las de volta em triunfo até o tabernáculo. Por isso, ele é geralmente representado segurando o ostensório na mão. (Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 248-249.))

Outros santos do dia: São Cláudio, São Marcelino Champagnat, Santa Paulina, São Cerácio e São Gudval.

Quinta-feira, 9ª semana do Tempo Comum.

II Timóteo 2,8-15

11 [Eis uma] palavra fiel: “Se morrermos com ele, também com ele viveremos;

13 Se não cremos, ele permanece fiel: não pode negar-se a si mesmo.”

24,4bc-5ab.8-9.10 e 14 (R. 4b)

R. Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!

4b Mostra-me, Senhor, os teus caminhos
4c e ensina-me as tuas veredas.
5a Dirige-me na tua verdade e ensina-me,
b porque tu és o Deus meu Salvador, R.

Marcos 12,28b-34

Comentário patrístico