Liturgia Diária 09/10/24

Acompanhe a liturgia do dia 9 de outubro de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 08/10/2024
Data da Publicação: 08/10/2024

Quarta-feira, 27ª Semana do tempo comum, Ano B.

Durante o mês de Outubro, para enriquecer ainda mais nossa meditação diária, traremos em preparação para a Liturgia, um trecho inspirado nos textos dos mais belos milagres de Santa Teresinha em “Chuva de Rosas”. Que estas palavras sirvam de guia e reflexão no caminho da fé.

“Esta enfermidade não era para que eu morresse, mas, assim como a de Lázaro, para que Deus fosse glorificado…” (Ms A, 28rº). Muitas vezes, aqueles que pedem a Teresa por uma cura já são devotos. A graça recebida, portanto, se sustenta em uma fé pré-existente, muitas vezes profunda. No entanto, há ocasiões em que curas milagrosas são concedidas a pessoas que não têm uma relação próxima com a fé. Nesses casos, o milagre que testemunham pode ser um caminho para conduzi-los a Deus.”2

Gálatas 2,1-2.7-14

1 Catorze anos depois, subi novamente a Jerusalém com Barnabé, tomando também comigo a Tito.
2 E subi em consequência de uma revelação; conferi com eles o Evangelho que prego entre os gentios, e particularmente com aqueles que eram de maior consideração, a fim de não correr ou de não ter corrido em vão.
7 Antes, pelo contrário, tendo visto que me tinha sido confiado o Evangelho para os não circuncidados, como a Pedro para os circuncidados
8 (porque quem fez de Pedro o Apóstolo dos circuncidados também fez de mim o Apóstolo entre os gentios),
9 e tendo reconhecido a graça que me foi dada, Tiago e Cefas e João, que eram considerados as colunas [da Igreja], deram as mãos a mim e a Barnabé, em sinal de comunhão, para que nós fôssemos aos gentios, e eles aos circuncidados,
10 [recomendando] somente que nos lembrássemos dos pobres, e que eu fui solícito em cumprir.
11 Mas, quando Cefas veio a Antioquia, eu lhe resisti na sua presença, porque merecia repreensão.
12 Pois antes que chegassem alguns de Tiago, ele comia com os gentios; mas, depois que eles chegaram, retirava-se e separava-se, com receio dos que eram circuncidados.
13 E os outros judeus imitaram-no na sua dissimulação, de sorte que até Barnabé foi induzido por eles àquela simulação.
14 Porém, quando vi que eles não andavam com retidão, segundo a verdade do Evangelho, disse a Cefas, diante de todos: “Se tu, sendo judeu, vives como gentio e não como judeu,
porque obrigas os gentios a judaizar?”.

116,1.2 (R. Mc 16,15)

R. Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura!

1 Nações, louvai todas o Senhor;
povos, louvai-o todos. R.

2 Porque sobre nós foi confirmada a sua misericórdia,
e a verdade do Senhor permanece eternamente. R.

Lucas 11,1-4

1 Aconteceu que, estando ele a fazer oração em certo lugar, quando acabou, um dos seus discípulos lhe disse: “Senhor, ensina-nos a orar, assim como também João ensinou aos seus discípulos”.
2 E ele disse-lhes: “Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome. Venha [a nós] o teu reino.
3 O pão nosso de cada dia nos dá hoje.
4 E perdoa-nos os nossos pecados, pois que também nós perdoamos a todo o nosso devedor. E não nos deixes cair em tentação.”

11,3. Cassiano: Quando o outro Evangelista o chama de “supersubtancial” (cf. Mt 6,11; nota), o adjetivo exprime a nobreza e o caráter dessa substância, acima de qualquer outra substância, superando, por sua sublime grandeza e santidade, a toda criatura. Quando diz Lucas “de cada dia”, exprime o caráter do seu uso e sua utilidade, e sugere que nossa vida espiritual é incapaz de perdurar um só dia sem esse alimento. Já a palavra “hoje” mostra que esse pão nos deve nutrir diariamente, e que não basta havê-lo recebido na véspera se não nos for dado igualmente hoje. (…) Não há um só dia em que não precisemos comer deste pão, a fim de revigorar o coração do nosso homem interior. No entanto, “hoje” também pode significar o tempo presente. Ou seja, enquanto ainda vivemos neste mundo, dá-nos, Senhor, deste pão. Cremos que o darás também aos que, no futuro, o merecerem, mas rogamos que nos seja dado hoje, pois sabemos que aqueles que não o merecerem nesta vida não poderão participar dele no futuro.

São Dionísio de Paris e seus companheiros

9 de outubro

De todos os missionários romanos enviados à Gália, São Dionísio foi o que mais profundamente penetrou a fé no país, fixando sua sé em Paris, e por causa dele e de seus discípulos as sés de Chartres, Senlis, Meaux e Cologne foram erigidas no século IV. Durante a perseguição de Valeriano, ele foi capturado e jogado na prisão e, depois de permanecer ali por algum tempo, foi decapitado junto a S. Rústico, um sacerdote, e Eleutério, um diácono.3

Outros santos do dia: São Luís Bertrán, São João Leonardo, Santa Públia, São Gileno e São Guntério.

2. Chuva de Rosas, p. 95.[]
  3. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 438.[]

Quarta-feira, 27ª Semana do tempo comum, Ano B.

Gálatas 2,1-2.7-14

porque obrigas os gentios a judaizar?”.

116,1.2 (R. Mc 16,15)

R. Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura!

1 Nações, louvai todas o Senhor;
povos, louvai-o todos. R.

2 Porque sobre nós foi confirmada a sua misericórdia,
e a verdade do Senhor permanece eternamente. R.

Lucas 11,1-4

3 O pão nosso de cada dia nos dá hoje.

São Dionísio de Paris e seus companheiros

9 de outubro