Liturgia Diária | 24/05/24

Acompanhe a liturgia do dia 24 de maio de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 23/05/2024
Data da Publicação: 23/05/2024

Sexta-feira, 7ª semana do Tempo Comum.

Tiago 5,9-12

9 Não vos queixeis, irmãos, uns contra os outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está à porta.

10 Tomai, irmãos, por modelo no suportar os males e os trabalhos, e na paciência, os profetas que falaram em nome do Senhor.

11 Vede que proclamamos bem-aventurados aqueles que sofreram. Vós ouvistes falar

da paciência de Jó, e vistes o fim do Senhor, porque o Senhor é misericordioso e compassivo.

12 Sobretudo, irmãos meus, não jureis nem pelo céu, nem pela terra, nem outro qualquer juramento. Mas seja a vossa palavra: “Sim, sim”; “não, não”, para que não caiais em condenação.

102,1-2.3-4.8-9.11-12 (R. 8a)

R: O Senhor é compassivo e misericordioso!

1 Bendize, ó minha alma, o Senhor, e tudo que há em mim, [bendiga] o seu santo nome.
2 Bendize, ó minha alma, o Senhor, e não esqueças nenhum dos seus benefícios. R.

3 É ele que perdoa todas as tuas maldades, e que sara todas as tuas enfermidades.
4 É ele que resgata da morte a tua vida, e que te coroa da sua misericórdia e das suas graças. R.

8 O Senhor é compassivo e misericordioso, paciente e de muita misericórdia.
9 Não ficará irado para sempre, nem ameaçará perpetuamente. R.

11 Porque, assim como está o céu acima da terra, assim firmou a sua misericórdia sobre os que o temem.
12 Quanto o oriente dista do ocidente, tanto ele afastou de nós as nossas maldades. R.

Marcos 10,1-12

1 Saindo dali, foi Jesus para os confins da Judeia, além do Jordão; e voltaram as multidões a juntar-se com ele, e de novo as ensinava, segundo o seu costume.

2 E, aproximando-se os fariseus, perguntavam-lhe para o tentarem: “É lícito ao marido repudiar sua mulher?”

3 Mas ele respondeu: “O que é que vos mandou Moisés?”

4 Responderam eles: “Moisés permitiu escrever libelo de repúdio e separar-se”.

5 E Jesus disse-lhes: “Por causa da dureza de vosso coração é que ele vos deu esse mandamento.

6 Porém, no princípio da Criação, Deus os fez macho e fêmea.

7 Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher,

8 e os dois serão uma só carne. E assim já não são dois, mas uma só carne.

9 Portanto não separe o homem o que Deus uniu”.

10 E em casa os seus discípulos interrogaram-no novamente sobre o mesmo assunto.

11 Ele disse-lhes: “Qualquer que repudiar sua mulher e se casar com outra, comete adultério contra a primeira.

12 E, se a mulher repudiar seu marido e se casar com outro, comete adultério”.

São Donaciano e São Rogaciano
24 de maio

Vivia em Nantes um ilustre jovem da nobreza chamado Donaciano, que, tendo recebido o sagrado sacramento da regeneração, levou uma vida muito edificante, lutando com grande zelo pela conversão do próximo à fé em Cristo. Seu irmão mais velho, Rogaciano, não pôde resistir ao comovente exemplo de sua piedade e à força de seus discursos, e desejou ser também batizado. Mas o bispo se escondera por temor da perseguição, e Rogaciano não pôde receber o sacramento. Porém, logo receberia o de sangue, por se declarar cristão em uma época na qual abraçar essa sagrada profissão era tornar-se candidato ao martírio. O próprio Donaciano foi destituído ao professar-se cristão e ter afastado outras pessoas – particularmente seu irmão – do culto aos deuses. Declararam-se prontos para sofrer em nome de Cristo quaisquer tormentos que lhes tivessem sido preparados. Por ordem do desumano juiz, foram primeiro esticados sobre o cavalete, depois suas mãos foram perfuradas por lanças e finalmente cortadas, por volta do ano 287.2

Outros santos do dia: São Vicente de Lérins, São João do Prado e São Lanfranco.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 228-229.[]

Oração da manhã Primeira leitura Salmo Evangelho Santo do dia

Oração da manhã Primeira leitura Salmo Evangelho Santo do dia

Sexta-feira, 7ª semana do Tempo Comum.

Tiago 5,9-12

102,1-2.3-4.8-9.11-12 (R. 8a)

R: O Senhor é compassivo e misericordioso!

8 O Senhor é compassivo e misericordioso, paciente e de muita misericórdia.
    9 Não ficará irado para sempre, nem ameaçará perpetuamente. R.

Marcos 10,1-12

3 Mas ele respondeu: “O que é que vos mandou Moisés?”

4 Responderam eles: “Moisés permitiu escrever libelo de repúdio e separar-se”.

6 Porém, no princípio da Criação, Deus os fez macho e fêmea.

7 Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher,

8 e os dois serão uma só carne. E assim já não são dois, mas uma só carne.

9 Portanto não separe o homem o que Deus uniu”.

12 E, se a mulher repudiar seu marido e se casar com outro, comete adultério”.

São Donaciano e São Rogaciano
    24 de maio

Outros santos do dia: São Vicente de Lérins, São João do Prado e São Lanfranco.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 228-229.[]