Liturgia Diária | 27/05/24

Acompanhe a liturgia do dia 27 de maio de 2024, com texto e comentários patrísticos da Bíblia da Minha Biblioteca Católica.

Data da Publicação: 26/05/2024
Data da Publicação: 26/05/2024

Segunda-feira, 8ª semana do Tempo Comum.

Pedro 1,3-9

3 Bendito seja Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma esperança viva, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

4 para uma herança incorruptível, e que não pode contaminar-se nem murchar, reservada os céus para vós,

5 a quem o poder de Deus guarda pela fé para a salvação, que está preparada para se manifestar no tempo final.

6 Então vós exultareis, embora presentemente convenha que sejais afligidos por um pouco de tempo com várias tentações,

7 a fim de que a prova da vossa fé, muito mais preciosa que o ouro (o qual se prova com o fogo), se ache digna de louvor, de glória e de honra, quando Jesus Cristo se manifestar.

8 [Esse Jesus] vós amais, sem nunca o terdes visto; nele vós também agora credes sem o ver, e crendo, exultais com uma alegria inefável e cheia de glória,

9 alcançando o fim da vossa fé: a salvação das almas.

110,1-2.5-6.9.10c (R. 5b)

R: Lembrar-se-á eternamente da sua aliança!

1 Louvar-te-ei, Senhor, com todo o meu coração, no conselho e na assembleia dos justos.
2 Grandes são as obras do Senhor; proporcionadas a todas as suas vontades. R.

5 Deu alimento aos que o temem. Lembrar-se-á eternamente da sua aliança.
6 Manifestará ao seu povo o poder das suas obras, R.

9 Enviou a redenção ao seu povo; estabeleceu para sempre a sua aliança. Santo e terrível é o seu nome.
10c O seu louvor permanece para sempre. R.

Marcos 10,17-27

17 E, tendo saído para se pôr a caminho, veio um homem Correndo e, ajoelhando-se diante dele, suplicou-lhe: “Bom Mestre, que devo eu fazer para alcançar a vida eterna?”

18 Jesus disse-lhe: “Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão só Deus.

19 Tu sabes os mandamentos: Não cometas adultério, não mates, não furtes, não digas falso testemunho, não cometas fraudes, honra teu pai e tua mãe”.

20 Ele respondeu: “Mestre, todas estas coisas tenho observado desde a minha juventude”.

21 Jesus, pondo nele os olhos, mostrou-lhe afeto e disse-lhe: “Uma coisa te falta; vai, vende tudo que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me”.

22 Mas ele, entristecido por esta palavra, retirou-se desgostoso, porque tinha muitos bens.

23 Então Jesus, olhando em torno, disse a seus discípulos: “Quanto é difícil que entrem no reino de Deus os que têm riquezas!”

24 E os discípulos assombravam-se das suas palavras. Mas Jesus de novo lhes disse: “Filhinhos, quanto é difícil entrarem no reino de Deus os que confiam nas riquezas!

25 Mais fácil é passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que um rico entrar no reino de Deus”.

26 Eles ficaram ainda mais admirados, dizendo entre si: “Quem pode então se salvar?”

27 E Jesus, olhando para eles, disse: “Para os homens isto é impossível, mas não para Deus, porque a Deus todas as coisas são possíveis”.

Comentário patrístico

10,18. Beda: Por esta frase não se deve entender somente o Pai, mas também o Filho, que disse: “Eu sou o bom pastor” (Jo 10,11), e também o Espírito Santo, pois foi dito: “o vosso Pai celestial dará o Espírito Santo [cf. nota] aos que lhe pedirem” (Lc 11,13). Com efeito, a própria una e indivisível Trindade, o Pai, e o Filho e o Espírito Santo, é, exclusivamente, o único bom Deus. Portanto, o Senhor não nega ser bom, mas dá a entender que é Deus; não diz não ser o bom mestre, mas testemunha que não há nenhum bom mestre afastado de Deus.

Santo Agostinho de Cantuária
27 de maio

Agostinho era prior do mosteiro de Santo André em Célio e foi designado por São Gregório como o grande líder dos missionários enviados à Inglaterra. S. Agostinho e seus companheiros, ouvindo em sua jornada muitos relatos sobre a barbárie e ferocidade dos ingleses pagãos, tiveram medo, e quiseram voltar. No domingo de Pentecostes de 596, o Rei Etelberto foi batizado, e seu exemplo seguido pela maioria dos nobres e do povo. Aos poucos a fé foi se espalhando, e Agostinho partiu em visita à Bretanha, como legado papal. Falhou na tentativa de envolver na obra do seu apostolado os bretões da metade ocidental, por causa da inveja e orgulho obstinados daquele povo, mas triunfou de Norte a Sul. S. Agostinho morreu após oito anos de esforços evangélicos. A Igreja anglo-saxônica, fundada por iniciativa do santo, é ainda celebrada por sua instrução, zelo e devoção à Santa Sé, enquanto seu calendário comemora não menos que 300 santos, metade deles de sangue real.2

Outros santos do dia: São Ranulfo, Santo Eutrópio de Orange, Santa Restituta de Sora e  Santa Melângela.

2. Butler, Alban. Vida dos Santos, 2021, p. 234-235.[]

Assine nossa newsletter com conteúdos exclusivos

Segunda-feira, 8ª semana do Tempo Comum.

Pedro 1,3-9

9 alcançando o fim da vossa fé: a salvação das almas.

110,1-2.5-6.9.10c (R. 5b)

R: Lembrar-se-á eternamente da sua aliança!

2 Grandes são as obras do Senhor; proporcionadas a todas as suas vontades. R.

5 Deu alimento aos que o temem. Lembrar-se-á eternamente da sua aliança.
    6 Manifestará ao seu povo o poder das suas obras, R.

10c O seu louvor permanece para sempre. R.

Marcos 10,17-27

18 Jesus disse-lhe: “Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão só Deus.

Comentário patrístico

Santo Agostinho de Cantuária