Reze a novena a Santa Filomena e peça a intercessão desta virgem e mártir para alcançar graças e fortalecer sua fé em Cristo.
Reze a novena a Santa Filomena e peça a intercessão desta virgem e mártir para alcançar graças e fortalecer sua fé em Cristo.
Reze conosco a Novena a Santa Filomena e peça a intercessão desta virgem e mártir para alcançar graças e crescer na virtude e no amor a Deus.
Período: 1º a 9 de agosto
Solenidade: 10 de agosto
Pouco se sabe sobre a breve vida de Santa Filomena de Roma. A veneração por essa santa iniciou-se em meados do século XIX, após a aprovação em 1833 de revelações privadas feitas à Serva de Deus Maria Luísa de Jesus (1799–1875). Segundo essas revelações, aos treze anos, Santa Filomena sofrera uma série impressionante de crueldades nas mãos do Imperador Diocleciano, o qual a queria punir por recusar-se a desposá-lo, opondo-lhe a jovem santa, primeiro, às suas seduções, depois, às suas ameaças, a firme decisão que tomara de entregar-se inteiramente a Nosso Senhor Jesus Cristo. Todas as tentativas de suplício — jejum forçado, flagelação, afogamento, alvejamento com flechas — embora produzissem efeitos muito reais em seu corpo, malograram todos, a santa acordando sã e ilesa no dia seguinte. Morreu, finalmente, decapitada.
Para cada dia: reze a oração inicial, a ladainha, leia a meditação do dia e conclua com a oração final.
Altíssimo e Soberano Senhor, que, pela vossa infinita misericórdia e amor que tendes ao povo que remistes com vosso precioso Sangue, quisestes que nestes últimos tempos se achasse o venerando corpo de uma virgem que por Vós deu a vida: e que por sua intercessão se tenham feito tantos milagres, tão públicos, tão estrondosos, que se tem visto no nosso tempo uma nova prova da religião cristã para converter hereges, reformar costumes e animar o fervor dos cristãos. Bendito sejais, Senhor, bendito seja o vosso santo nome, vossa onipotência, vossa clemência, vossa misericórdia. É este instrumento da vossa onipotência, a gloriosa virgem e mártir Santa Filomena, a quem pretendemos honrar nesta novena. Dignai-vos, ó Deus de misericórdia, dar-nos a vossa graça para que, contemplando os exemplos de virtude dessa santa, os pecadores se convertam, os incrédulos se sujeitem ao jugo da fé, os tíbios se afervorizem, e todos, ao fim deste santo exercício, fiquemos inteiramente mudados, e nos tornemos novos homens. Amém.
Pai-Nosso; Ave-Maria; Glória ao Pai.
Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos.
Deus, Pai do Céu, tende piedade de nós.
Deus Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós.
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus, rogai por nós.
Santa Virgem das virgens, rogai por nós.
Mãe de Cristo, rogai por nós.
Mãe da divina graça, rogai por nós.
Mãe puríssima, rogai por nós.
Mãe castíssima, rogai por nós.
Mãe inviolada, rogai por nós.
Mãe imaculada, rogai por nós.
Mãe amável, rogai por nós.
Mãe admirável, rogai por nós.
Mãe do bom conselho, rogai por nós.
Mãe do Criador, rogai por nós.
Mãe do Salvador, rogai por nós.
Virgem prudentíssima, rogai por nós.
Virgem venerável, rogai por nós.
Virgem louvável, rogai por nós.
Virgem poderosa, rogai por nós.
Virgem clemente, rogai por nós.
Virgem fiel, rogai por nós.
Espelho de justiça, rogai por nós.
Sede da sabedoria, rogai por nós.
Causa de nossa alegria, rogai por nós.
Vaso espiritual, rogai por nós.
Vaso honorífico, rogai por nós.
Vaso insigne de devoção, rogai por nós.
Rosa mística, rogai por nós.
Torre de Davi, rogai por nós.
Torre de marfim, rogai por nós.
Casa de ouro, rogai por nós.
Arca da aliança, rogai por nós.
Porta do Céu, rogai por nós.
Estrela da manhã, rogai por nós.
Saúde dos enfermos, rogai por nós.
Refúgio dos pecadores, rogai por nós.
Consoladora dos aflitos, rogai por nós.
Auxílio dos cristãos, rogai por nós.
Rainha dos anjos, rogai por nós.
Rainha dos patriarcas, rogai por nós.
Rainha dos profetas, rogai por nós.
Rainha dos apóstolos, rogai por nós.
Rainha dos mártires, rogai por nós.
Rainha dos confessores, rogai por nós.
Rainha das virgens, rogai por nós.
Rainha de todos os santos, rogai por nós.
Rainha concebida sem pecado original, rogai por nós.
Rainha elevada ao Céu em corpo e alma, rogai por nós.
Rainha do sacratíssimo Rosário, rogai por nós.
Rainha da paz, rogai por nós.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.
Ó Deus, que, entre outros milagres de vosso poder, destes também ao sexo frágil a vitória do martírio, concedei-nos propício que, celebrando o natalício de Santa Filomena, vossa virgem e mártir, caminhemos para Vós, imitando os seus exemplos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
(Fazer a oração inicial para todos os dias)
Consideremos como Nosso Senhor permitiu que o corpo de Santa Filomena fosse descoberto nos nossos tempos, nos subterrâneos de Roma, com todos os sinais de ser ela mártir do tempo das perseguições, o que depois se tem verificado por milagres sem número, que desde então se tem feito pela sua intercessão. Oh, como ainda em tempos de tanta incredulidade e de relaxação, não desampara Cristo Nosso Senhor a sua Igreja, o divino Pastor ainda tem tanto cuidado do seu rebanho e de suas desgarradas ovelhas, que as chama de tantos modos! Quem diria que uma mártir desconhecida, que há mais de mil anos deu a vida por Cristo, viria a servir de mais um argumento da verdade do cristianismo, um martelo dos hereges e dos incrédulos! Oh, poder de Deus! Eu vos adoro, Senhor, e vos peço que, pela intercessão dessa vossa serva, me abrais os olhos da alma, para que eu viva como verdadeiro cristão.
(Fazer a oração final para todos os dias)
Conheça também a história de Santa Maria Goretti, a jovem mártir da castidade.
(Fazer a oração inicial para todos os dias)
Consideremos como os pais da nossa santa, ainda pagãos, não tinham filhos a quem deixassem suas riquezas. Por serem como príncipes de sangue real, isto muito os contristava. Sucedeu que um santo médico que estava aos serviços desses príncipes, levado de um zelo cristão, lhes pregou as verdades da fé e lhes prometeu que, se se convertessem à verdadeira religião, Deus lhes havia de dar a prole que desejavam. Assim sucedeu. Convertidos à fé, Nosso Senhor lhes deu esta filha, a quem no batismo puseram o nome de Filomena, que quer dizer “filha da luz”, pois que, na realidade, foi ela o fruto da luz celeste que iluminou seus pais. Que quer dizer a conversão desses dois príncipes e o nome santo que deram à santa menina? Não parece tudo isto um bom prognóstico das conversões futuras que se haviam de obrar por meio dessa santa virgem e mártir? Louvores sejam dados a Deus, por tudo isso. Oh, que estimação não devemos nós fazer da nossa vocação à santa religião do Crucificado! Ai de quem não vive conforme a fé que professa!
(Fazer a oração final para todos os dias)
(Fazer a oração inicial para todos os dias)
Consideremos como, encantados os pais da nossa santa com a sua formosura e ótimas qualidades, nunca a perdiam de vista. E, tendo de fazer uma viagem a Roma para não perderem seus estados e sofrerem uma guerra, que o Imperador Diocleciano lhes queria declarar, puseram-se a caminho da cidade, trazendo em sua companhia sua santa filha. Falaram ao imperador e lhe expuseram suas pretensões, obtendo dele quanto queriam, contanto que lhe houvessem de dar por esposa sua filha. Cedeu o pai imediatamente, julgando ter conseguido, além do que pretendia, uma felicidade e honra que nunca esperava. Que laço vos arma o Inferno, ó santíssima donzela? Que será de vós, unida em consórcio com o maior inimigo do nome cristão que até agora se tem sustentado do sangue de tantos mártires! Oh, como é verdade que a vida de um cristão está sujeita a contínuas tentações. Ai de Filomena, se cede!
(Fazer a oração final para todos os dias)
(Fazer a oração inicial para todos os dias)
Consideremos o ânimo resoluto da nossa Santa Filomena, quando, propondo-lhe seus pais o consórcio com o Imperador Diocleciano, ela lhes respondeu que por amor de homem mortal não podia faltar ao que primeiro tinha prometido a Jesus Cristo, Deus imortal, isto é, de ser sua esposa, guardando intacta sua virgindade. “Minha virgindade lhe pertence”, dizia a santa, “não posso jamais dispor dela.” Todas as rogativas de seus pais foram inúteis e permaneceu como imóvel rochedo açoitado de furiosas ondas. Então, seus pais o contaram ao imperador, que deu ordem que a santa lhe fosse apresentada. Admiremos a virtude e força cristã, e o poder da divina graça em uma menina de treze anos, a quem não abala o poder de um imperador romano, como Diocleciano. E roguemos à nossa santa que nos alcance do seu divino Esposo Jesus Cristo o dom da fortaleza, e a estimação da virtude angélica da castidade.
(Fazer a oração final para todos os dias)
(Fazer a oração inicial para todos os dias)
Consideremos como, conduzida Filomena por seus próprios pais à presença do imperador e usando este de todos os meios de persuasão, brandura, promessas e, enfim, de terríveis ameaças, a tudo se tornou imóvel Filomena, com a graça do Senhor. Tornou-se furioso o tirano, e mandou que a santa fosse reclusa em uma das prisões do palácio, e aí carregada de cadeias e só se lhe desse o sustento de pão e água para não morrer. Todos os dias ia o imperador vê-la e dar-lhe novos ataques, alguns tão fortes que, se não fosse a graça particular do Divino Espírito, correria muito perigo a sua continência. Que pode o homem, ainda que seja o senhor do mundo, como Diocleciano, contra o poder da graça do Onipotente! Temamos e amemos a Deus, diante de quem todo o poder do mundo nada mais é que pó, que o vento espalha e dissipa.
(Fazer a oração final para todos os dias)
(Fazer a oração inicial para todos os dias)
Consideremos como a prisão de Santa Filomena durou 37 dias, continuando os ataques do imperador, que a santa venceu sempre com o favor de Deus. Findo esse tempo, a Mãe de misericórdia e Rainha das Virgens apareceu à santa com o Menino nos braços, animando-a, consolando-a e prognosticando-lhe que aquela prisão se lhe ia acabar quando fizesse 40 dias; mas que se preparasse para maiores provas e mais excêntricos tormentos. Ó Senhor Deus, como tratais Vós os vossos escolhidos e as vossas castas esposas neste mundo! Mas não é de admirar, se nos lembrarmos que primeiro foi Ele assim tratado, e sua santíssima Mãe, seu precursor, seus Apóstolos, centenas e milhares de mártires e, finalmente, todos os seus amigos neste mundo. Todos eles são discípulos de um Mestre crucificado. Ora, o discípulo não é mais que o Mestre. Soframos neste mundo, para sermos premiados no Céu por uma eternidade. Valei-nos, ó bem-aventurada santa virgem e mártir Filomena.
(Fazer a oração final para todos os dias)
(Fazer a oração inicial para todos os dias)
Consideremos como, passados 40 dias de cárcere, e desenganado o imperador, que nada conseguia da nossa santa, a mandou publicamente açoitar, e com tanta crueldade, que seu corpo todo em sangue parecia uma chaga: e, parecendo que ia morrer já, a mandou outra vez para a prisão. Ali lhe apareceram dois anjos que, derramando um precioso bálsamo sobre suas chagas, as curaram perfeitamente. Diocleciano atribuiu tudo a seus falsos deuses e de novo a queria persuadir a seus intentos, e, vendo a sua constância, a mandou lançar no rio com uma âncora ao pescoço. Mas quem como Deus! Nada pode o homem contra o Onipotente. Os anjos salvam a Filomena, e ela sai ilesa na praia, e tudo fica frustrado, seguindo-se a conversão de muita gente, que assistia a esse espetáculo.
(Fazer a oração final para todos os dias)
(Fazer a oração inicial para todos os dias)
Consideremos como, por duas vezes, foi a nossa santa flechada, depois de ter sido arrastada pelas ruas de Roma; na segunda vez, eram flechas incendiadas. Vendo, pois, o tirano que nem a água, nem o fogo, nem os açoites eram capazes de lhe tirar a vida e ir contra o poder de Deus, mandou que fosse degolada. E voou ao Céu aquele puríssimo espírito em uma sexta-feira pelas três horas da tarde. Louvores eternos vos sejam dados, ó Senhor onipotente, pois concedestes à vossa Igreja mais uma advogada a nosso favor. Ela se compadeça de todos os seus devotos, e lhes alcance de Deus o dom da fortaleza e a vitória sobre os nossos inimigos da alma, para que tenhamos a felicidade de a ver e tratar na glória eterna. Amém.
(Fazer a oração final para todos os dias)
(Fazer a oração inicial para todos os dias)
Consideremos a misericórdia de Nosso Senhor, por ter concedido à sua Igreja no nosso tempo a descoberta do corpo de Santa Filomena, uma menina de treze anos que, depois de tantos tormentos, e depois de ter recusado dar a mão de esposa a um imperador romano, morreu por não querer perder a joia da castidade, que tinha consagrado a Deus. Ponderemos no que é feito hoje daquele monstro e tirano Diocleciano, que tantos mártires sacrificou à sua vingança, e no que é feito de Filomena, onde está a alma daquele, e onde a alma desta. Estimemos a angélica virtude da pureza, detestemos o vício oposto mais que a peste que desola as cidades. Agradeçamos a Providência Divina, que continua a prover a religião de milagres sem número que se estão fazendo no túmulo de Santa Filomena, e nos entreguemos de todo o coração à proteção desta santa. Ó virgem mártir Filomena, olhai para nós lá dessa glória de que gozais, pedi pelos vossos devotos para que todos vos vejamos na glória. Amém.
(Fazer a oração final para todos os dias)
O maior clube de leitores católicos do Brasil.
Reze conosco a Novena a Santa Filomena e peça a intercessão desta virgem e mártir para alcançar graças e crescer na virtude e no amor a Deus.
Período: 1º a 9 de agosto
Solenidade: 10 de agosto
Pouco se sabe sobre a breve vida de Santa Filomena de Roma. A veneração por essa santa iniciou-se em meados do século XIX, após a aprovação em 1833 de revelações privadas feitas à Serva de Deus Maria Luísa de Jesus (1799–1875). Segundo essas revelações, aos treze anos, Santa Filomena sofrera uma série impressionante de crueldades nas mãos do Imperador Diocleciano, o qual a queria punir por recusar-se a desposá-lo, opondo-lhe a jovem santa, primeiro, às suas seduções, depois, às suas ameaças, a firme decisão que tomara de entregar-se inteiramente a Nosso Senhor Jesus Cristo. Todas as tentativas de suplício — jejum forçado, flagelação, afogamento, alvejamento com flechas — embora produzissem efeitos muito reais em seu corpo, malograram todos, a santa acordando sã e ilesa no dia seguinte. Morreu, finalmente, decapitada.
Para cada dia: reze a oração inicial, a ladainha, leia a meditação do dia e conclua com a oração final.
Altíssimo e Soberano Senhor, que, pela vossa infinita misericórdia e amor que tendes ao povo que remistes com vosso precioso Sangue, quisestes que nestes últimos tempos se achasse o venerando corpo de uma virgem que por Vós deu a vida: e que por sua intercessão se tenham feito tantos milagres, tão públicos, tão estrondosos, que se tem visto no nosso tempo uma nova prova da religião cristã para converter hereges, reformar costumes e animar o fervor dos cristãos. Bendito sejais, Senhor, bendito seja o vosso santo nome, vossa onipotência, vossa clemência, vossa misericórdia. É este instrumento da vossa onipotência, a gloriosa virgem e mártir Santa Filomena, a quem pretendemos honrar nesta novena. Dignai-vos, ó Deus de misericórdia, dar-nos a vossa graça para que, contemplando os exemplos de virtude dessa santa, os pecadores se convertam, os incrédulos se sujeitem ao jugo da fé, os tíbios se afervorizem, e todos, ao fim deste santo exercício, fiquemos inteiramente mudados, e nos tornemos novos homens. Amém.
Pai-Nosso; Ave-Maria; Glória ao Pai.
Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos.
Deus, Pai do Céu, tende piedade de nós.
Deus Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós.
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus, rogai por nós.
Santa Virgem das virgens, rogai por nós.
Mãe de Cristo, rogai por nós.
Mãe da divina graça, rogai por nós.
Mãe puríssima, rogai por nós.
Mãe castíssima, rogai por nós.
Mãe inviolada, rogai por nós.
Mãe imaculada, rogai por nós.
Mãe amável, rogai por nós.
Mãe admirável, rogai por nós.
Mãe do bom conselho, rogai por nós.
Mãe do Criador, rogai por nós.
Mãe do Salvador, rogai por nós.
Virgem prudentíssima, rogai por nós.
Virgem venerável, rogai por nós.
Virgem louvável, rogai por nós.
Virgem poderosa, rogai por nós.
Virgem clemente, rogai por nós.
Virgem fiel, rogai por nós.
Espelho de justiça, rogai por nós.
Sede da sabedoria, rogai por nós.
Causa de nossa alegria, rogai por nós.
Vaso espiritual, rogai por nós.
Vaso honorífico, rogai por nós.
Vaso insigne de devoção, rogai por nós.
Rosa mística, rogai por nós.
Torre de Davi, rogai por nós.
Torre de marfim, rogai por nós.
Casa de ouro, rogai por nós.
Arca da aliança, rogai por nós.
Porta do Céu, rogai por nós.
Estrela da manhã, rogai por nós.
Saúde dos enfermos, rogai por nós.
Refúgio dos pecadores, rogai por nós.
Consoladora dos aflitos, rogai por nós.
Auxílio dos cristãos, rogai por nós.
Rainha dos anjos, rogai por nós.
Rainha dos patriarcas, rogai por nós.
Rainha dos profetas, rogai por nós.
Rainha dos apóstolos, rogai por nós.
Rainha dos mártires, rogai por nós.
Rainha dos confessores, rogai por nós.
Rainha das virgens, rogai por nós.
Rainha de todos os santos, rogai por nós.
Rainha concebida sem pecado original, rogai por nós.
Rainha elevada ao Céu em corpo e alma, rogai por nós.
Rainha do sacratíssimo Rosário, rogai por nós.
Rainha da paz, rogai por nós.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.
Ó Deus, que, entre outros milagres de vosso poder, destes também ao sexo frágil a vitória do martírio, concedei-nos propício que, celebrando o natalício de Santa Filomena, vossa virgem e mártir, caminhemos para Vós, imitando os seus exemplos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
(Fazer a oração inicial para todos os dias)
Consideremos como Nosso Senhor permitiu que o corpo de Santa Filomena fosse descoberto nos nossos tempos, nos subterrâneos de Roma, com todos os sinais de ser ela mártir do tempo das perseguições, o que depois se tem verificado por milagres sem número, que desde então se tem feito pela sua intercessão. Oh, como ainda em tempos de tanta incredulidade e de relaxação, não desampara Cristo Nosso Senhor a sua Igreja, o divino Pastor ainda tem tanto cuidado do seu rebanho e de suas desgarradas ovelhas, que as chama de tantos modos! Quem diria que uma mártir desconhecida, que há mais de mil anos deu a vida por Cristo, viria a servir de mais um argumento da verdade do cristianismo, um martelo dos hereges e dos incrédulos! Oh, poder de Deus! Eu vos adoro, Senhor, e vos peço que, pela intercessão dessa vossa serva, me abrais os olhos da alma, para que eu viva como verdadeiro cristão.
(Fazer a oração final para todos os dias)
Conheça também a história de Santa Maria Goretti, a jovem mártir da castidade.
(Fazer a oração inicial para todos os dias)
Consideremos como os pais da nossa santa, ainda pagãos, não tinham filhos a quem deixassem suas riquezas. Por serem como príncipes de sangue real, isto muito os contristava. Sucedeu que um santo médico que estava aos serviços desses príncipes, levado de um zelo cristão, lhes pregou as verdades da fé e lhes prometeu que, se se convertessem à verdadeira religião, Deus lhes havia de dar a prole que desejavam. Assim sucedeu. Convertidos à fé, Nosso Senhor lhes deu esta filha, a quem no batismo puseram o nome de Filomena, que quer dizer “filha da luz”, pois que, na realidade, foi ela o fruto da luz celeste que iluminou seus pais. Que quer dizer a conversão desses dois príncipes e o nome santo que deram à santa menina? Não parece tudo isto um bom prognóstico das conversões futuras que se haviam de obrar por meio dessa santa virgem e mártir? Louvores sejam dados a Deus, por tudo isso. Oh, que estimação não devemos nós fazer da nossa vocação à santa religião do Crucificado! Ai de quem não vive conforme a fé que professa!
(Fazer a oração final para todos os dias)
(Fazer a oração inicial para todos os dias)
Consideremos como, encantados os pais da nossa santa com a sua formosura e ótimas qualidades, nunca a perdiam de vista. E, tendo de fazer uma viagem a Roma para não perderem seus estados e sofrerem uma guerra, que o Imperador Diocleciano lhes queria declarar, puseram-se a caminho da cidade, trazendo em sua companhia sua santa filha. Falaram ao imperador e lhe expuseram suas pretensões, obtendo dele quanto queriam, contanto que lhe houvessem de dar por esposa sua filha. Cedeu o pai imediatamente, julgando ter conseguido, além do que pretendia, uma felicidade e honra que nunca esperava. Que laço vos arma o Inferno, ó santíssima donzela? Que será de vós, unida em consórcio com o maior inimigo do nome cristão que até agora se tem sustentado do sangue de tantos mártires! Oh, como é verdade que a vida de um cristão está sujeita a contínuas tentações. Ai de Filomena, se cede!
(Fazer a oração final para todos os dias)
(Fazer a oração inicial para todos os dias)
Consideremos o ânimo resoluto da nossa Santa Filomena, quando, propondo-lhe seus pais o consórcio com o Imperador Diocleciano, ela lhes respondeu que por amor de homem mortal não podia faltar ao que primeiro tinha prometido a Jesus Cristo, Deus imortal, isto é, de ser sua esposa, guardando intacta sua virgindade. “Minha virgindade lhe pertence”, dizia a santa, “não posso jamais dispor dela.” Todas as rogativas de seus pais foram inúteis e permaneceu como imóvel rochedo açoitado de furiosas ondas. Então, seus pais o contaram ao imperador, que deu ordem que a santa lhe fosse apresentada. Admiremos a virtude e força cristã, e o poder da divina graça em uma menina de treze anos, a quem não abala o poder de um imperador romano, como Diocleciano. E roguemos à nossa santa que nos alcance do seu divino Esposo Jesus Cristo o dom da fortaleza, e a estimação da virtude angélica da castidade.
(Fazer a oração final para todos os dias)
(Fazer a oração inicial para todos os dias)
Consideremos como, conduzida Filomena por seus próprios pais à presença do imperador e usando este de todos os meios de persuasão, brandura, promessas e, enfim, de terríveis ameaças, a tudo se tornou imóvel Filomena, com a graça do Senhor. Tornou-se furioso o tirano, e mandou que a santa fosse reclusa em uma das prisões do palácio, e aí carregada de cadeias e só se lhe desse o sustento de pão e água para não morrer. Todos os dias ia o imperador vê-la e dar-lhe novos ataques, alguns tão fortes que, se não fosse a graça particular do Divino Espírito, correria muito perigo a sua continência. Que pode o homem, ainda que seja o senhor do mundo, como Diocleciano, contra o poder da graça do Onipotente! Temamos e amemos a Deus, diante de quem todo o poder do mundo nada mais é que pó, que o vento espalha e dissipa.
(Fazer a oração final para todos os dias)
(Fazer a oração inicial para todos os dias)
Consideremos como a prisão de Santa Filomena durou 37 dias, continuando os ataques do imperador, que a santa venceu sempre com o favor de Deus. Findo esse tempo, a Mãe de misericórdia e Rainha das Virgens apareceu à santa com o Menino nos braços, animando-a, consolando-a e prognosticando-lhe que aquela prisão se lhe ia acabar quando fizesse 40 dias; mas que se preparasse para maiores provas e mais excêntricos tormentos. Ó Senhor Deus, como tratais Vós os vossos escolhidos e as vossas castas esposas neste mundo! Mas não é de admirar, se nos lembrarmos que primeiro foi Ele assim tratado, e sua santíssima Mãe, seu precursor, seus Apóstolos, centenas e milhares de mártires e, finalmente, todos os seus amigos neste mundo. Todos eles são discípulos de um Mestre crucificado. Ora, o discípulo não é mais que o Mestre. Soframos neste mundo, para sermos premiados no Céu por uma eternidade. Valei-nos, ó bem-aventurada santa virgem e mártir Filomena.
(Fazer a oração final para todos os dias)
(Fazer a oração inicial para todos os dias)
Consideremos como, passados 40 dias de cárcere, e desenganado o imperador, que nada conseguia da nossa santa, a mandou publicamente açoitar, e com tanta crueldade, que seu corpo todo em sangue parecia uma chaga: e, parecendo que ia morrer já, a mandou outra vez para a prisão. Ali lhe apareceram dois anjos que, derramando um precioso bálsamo sobre suas chagas, as curaram perfeitamente. Diocleciano atribuiu tudo a seus falsos deuses e de novo a queria persuadir a seus intentos, e, vendo a sua constância, a mandou lançar no rio com uma âncora ao pescoço. Mas quem como Deus! Nada pode o homem contra o Onipotente. Os anjos salvam a Filomena, e ela sai ilesa na praia, e tudo fica frustrado, seguindo-se a conversão de muita gente, que assistia a esse espetáculo.
(Fazer a oração final para todos os dias)
(Fazer a oração inicial para todos os dias)
Consideremos como, por duas vezes, foi a nossa santa flechada, depois de ter sido arrastada pelas ruas de Roma; na segunda vez, eram flechas incendiadas. Vendo, pois, o tirano que nem a água, nem o fogo, nem os açoites eram capazes de lhe tirar a vida e ir contra o poder de Deus, mandou que fosse degolada. E voou ao Céu aquele puríssimo espírito em uma sexta-feira pelas três horas da tarde. Louvores eternos vos sejam dados, ó Senhor onipotente, pois concedestes à vossa Igreja mais uma advogada a nosso favor. Ela se compadeça de todos os seus devotos, e lhes alcance de Deus o dom da fortaleza e a vitória sobre os nossos inimigos da alma, para que tenhamos a felicidade de a ver e tratar na glória eterna. Amém.
(Fazer a oração final para todos os dias)
(Fazer a oração inicial para todos os dias)
Consideremos a misericórdia de Nosso Senhor, por ter concedido à sua Igreja no nosso tempo a descoberta do corpo de Santa Filomena, uma menina de treze anos que, depois de tantos tormentos, e depois de ter recusado dar a mão de esposa a um imperador romano, morreu por não querer perder a joia da castidade, que tinha consagrado a Deus. Ponderemos no que é feito hoje daquele monstro e tirano Diocleciano, que tantos mártires sacrificou à sua vingança, e no que é feito de Filomena, onde está a alma daquele, e onde a alma desta. Estimemos a angélica virtude da pureza, detestemos o vício oposto mais que a peste que desola as cidades. Agradeçamos a Providência Divina, que continua a prover a religião de milagres sem número que se estão fazendo no túmulo de Santa Filomena, e nos entreguemos de todo o coração à proteção desta santa. Ó virgem mártir Filomena, olhai para nós lá dessa glória de que gozais, pedi pelos vossos devotos para que todos vos vejamos na glória. Amém.
(Fazer a oração final para todos os dias)