Formação, Santidade

Como as indulgências ajudam as almas do Purgatório?

Formação, Santidade

Como as indulgências ajudam as almas do Purgatório?

Data da Publicação: 02/11/2021
Autor: Redação MBC
Data da Publicação: 02/11/2021
Autor: Redação MBC

As almas do Purgatório nada podem fazer por si mesmas, mas você pode ajudá-las!

Talvez você já tenha ouvido falar que todos fazemos parte de um mesmo Corpo Místico, a Santa Igreja de Cristo.

E, dentro dela, estamos distribuídos em 3 grupos:

• a Igreja triunfante, que compreende todos os que já alcançaram a Glória e contemplam a face de Deus no Céu;
  • a Igreja militante, que somos nós, ainda neste mundo buscando a santidade; e
  • a Igreja padecente, que são as almas que já partiram e estão salvas, mas precisam passar por um período de purificação antes de chegarem ao Céu.  Essa purificação ocorre no Purgatório.

Isso porque, através da confissão, o pecado é perdoado (ou seja, a amizade com Deus é restabelecida) e a pessoa absolvida fica livre do inferno.

Mas a marca gerada pelas consequências do pecado cometido não é anulada.

Por exemplo, ao confessar uma mentira de matéria grave, a pessoa será perdoada, mas também precisará reparar o erro junto aos envolvidos. Caso contrário, contrairá uma dívida.

Essa dívida é chamada de pena temporal e, caso a pessoa não consiga quitá-la ainda em vida, terá que passar pelo purgatório para isso.

E as almas que estão lá são chamadas padecentes porque, depois da morte, já não podem fazer mais nada para diminuir a duração da própria pena.

Elas dependem totalmente das pessoas que ainda vivem neste mundo e podem, através dos Sacramentos, transferir a remissão recebida em confissão para os já falecidos.

A essa prática damos o nome de indulgência, um grande tesouro que a Igreja entrega aos fiéis. E são algumas as ocasiões do ano litúrgico que nos permitem recebê-las.

Uma delas é a solenidade de todos os fiéis defuntos, que celebramos hoje.

Por isso, separamos aqui neste post tudo o que você precisa saber e fazer para bem viver este momento oportuno.

Primeiro, é necessário saber que existem dois tipos de indulgências: a parcial e a plenária.

A primeira, como o nome já sugere, apaga apenas uma parte da pena temporal de quem a recebe. E a indulgência plenária redime totalmente a pena que o fiel teria que cumprir.

E, para que possamos ganhá-las, precisamos cumprir alguns requisitos:

1. Procurar o Sacramento da confissão;
  2. Participar da Santa Missa e comungar; e
  3. Rezar nas intenções do Santo Padre.

A visita ao cemitério não é obrigatória, mas é considerada uma prática piedosa por conta da data litúrgica. Nesse caso, não precisa ser onde está sepultada a pessoa para quem se deseja ofertar a indulgência.

Sobre os requisitos, ainda, é importante observar algumas questões:

Esses passos não precisam ser todos cumpridos no dia da solenidade.

A Igreja permite que se busque as indulgências entre 1º e 8 de novembro (por ocasião do dia de finados) e se obtenha uma indulgência plenária por dia durante esse período.

Além disso, não é necessário buscar a confissão todos os dias —  desde que se mantenha o estado de Graça — mas as demais condições são obrigatórias.

Nós, membros da Igreja militante, somos os únicos que podem auxiliar as almas do Purgatório que clamam por ajuda.

E, se temos acesso a todos os meios necessários para quitar as suas dívidas através das indulgências, por que não nos esforçarmos para pagá-las?

Redação MBC

As almas do Purgatório nada podem fazer por si mesmas, mas você pode ajudá-las!

E, dentro dela, estamos distribuídos em 3 grupos:

• a Igreja militante, que somos nós, ainda neste mundo buscando a santidade; e

Mas a marca gerada pelas consequências do pecado cometido não é anulada.

Uma delas é a solenidade de todos os fiéis defuntos, que celebramos hoje.

E, para que possamos ganhá-las, precisamos cumprir alguns requisitos:

1. Procurar o Sacramento da confissão;
    2. Participar da Santa Missa e comungar; e
    3. Rezar nas intenções do Santo Padre.

Sobre os requisitos, ainda, é importante observar algumas questões:

Esses passos não precisam ser todos cumpridos no dia da solenidade.