Baixe o aplicativo gratuitamente
Abril de 2026
⁵ᵇE, todos, revesti-vos de humildade entre si, porque Deus resiste aos soberbos, e dá a graça aos humildes. ⁶Humilhai-vos, pois, sob a mão poderosa de Deus, para que ele vos exalte no tempo da sua visita; ⁷descarregando sobre ele toda a vossa solicitude, porque ele tem cuidado de vós. ⁸Sede sóbrios e vigiai, porque o demônio, vosso adversário, anda ao redor, como um leão que ruge, buscando a quem devorar. ⁹Resisti-lhe fortes na fé, sabendo que os vossos irmãos, que estão espalhados pelo mundo, sofrem as mesmas coisas. ¹⁰Mas o Deus de toda a graça, o que nos chamou em Jesus Cristo à sua eterna glória, depois que tiverdes sofrido um pouco, vos aperfeiçoará, fortificará e consolidará. ¹¹A ele a glória e o império pelos séculos dos séculos. Amém. ¹²Por meio de Silvano, irmão fiel, a meu ver, vos escrevi resumidamente, exortando-vos e testemunhando que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes. ¹³A igreja que está na Babilônia, escolhida [por Deus] como vós, saúda-vos, e Marcos, meu filho. ¹⁴Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Graças a vós todos que estais em Jesus Cristo. Amém.
Palavra do Senhor.
² As misericórdias do Senhor eu cantarei eternamente; De geração em geração, pela minha boca, anunciarei a tua verdade.
³ Porquanto disseste: “A misericórdia será estabelecida como um edifício eterno nos céus”; estará preparada neles a tua verdade. R.
⁶ Os céus publicarão, Senhor, tuas maravilhas, e a tua verdade na assembleia dos santos.
⁷ Pois quem, nos céus, será igual ao Senhor? E quem, entre os filhos de Deus, será semelhante a Deus? R.
¹⁶ Bem-aventurado o povo que sabe alegrar-se. Senhor, eles caminharão à luz do teu rosto
¹⁷ e em teu nome se regozijarão todo o dia, e pela tua justiça serão exaltados. R.
¹⁵E disse-lhes: “Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura. ¹⁶O que crer e for batizado, será salvo; o que, porém, não crer, será condenado. ¹⁷E eis os milagres que acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome; falarão novas línguas; ¹⁸manusearão as serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal, e imporão as mãos sobre os enfermos, e eles serão curados”. ¹⁹E o Senhor Jesus, depois que lhes falou, elevou-se ao céu, e está sentado à direita de Deus. ²⁰E eles, tendo partido, pregaram por toda a parte, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a sua pregação com os milagres que a acompanhavam.
Palavra da Salvação.
Texto adaptado da edição da Bíblia Sagrada da editora Biblioteca Católica, com base na tradução clássica de 1927 do Padre Matos Soares, realizada a partir da Vulgata Latina.
São Marcos nasceu em uma família judaica, sendo também chamado João Marcos no livro dos Atos dos Apóstolos (At 12,12). Filho de Maria, uma viúva de posses que, segundo a tradição, abrigava os primeiros cristãos em sua casa, a qual pode até ter sido o local onde Jesus e os Apóstolos celebraram a Última Ceia.
Embora não tenha sido um dos Doze Apóstolos, Marcos provavelmente conheceu Jesus pessoalmente. A tradição sugere que ele pode ter sido o jovem que, ao fugir nu no Getsêmani, largou seu lençol para escapar dos soldados (Mc 14,51-52). Primo de Barnabé, Marcos acompanhou Paulo em suas viagens missionárias e foi muito querido por São Pedro, que o chamou de “meu filho” (1Pd 5,13).
São Marcos é conhecido por ter registrado, sob a inspiração do Espírito Santo, os ensinamentos de São Pedro sobre Jesus. Seu Evangelho é o primeiro a ser escrito e serviu de base para os Evangelhos de Mateus e Lucas. É o menor entre os quatro, mas traz um convite urgente para conhecer quem é Jesus de forma profunda.
Após as mortes de Pedro e Paulo, Marcos foi para Alexandria, no Egito, onde se tornou o primeiro bispo e evangelizador daquela região. Acredita-se que tenha sido martirizado entre os anos 68 e 72.
“Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” - Mc 16, 15.
São Marcos, rogai por nós.
Autor: Redação Biblioteca Católica
Assine a Minha Biblioteca Católica
Receba um tesouro da Igreja todo mês em sua casa