Baixe o aplicativo gratuitamente
Maio de 2026
¹⁰Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, a minha maneira de viver, as intenções, a fé, a longanimidade, a caridade, a paciência, ¹¹as perseguições, sofrimentos, como me aconteceram em Antioquia, Icônio e em Listra, perseguições que sofri, e de todas me livrou o Senhor. ¹²Todos os que querem viver piamente em Jesus Cristo padecerão perseguição. ¹³Mas os homens perversos e sedutores irão de mal a pior, errando e induzindo outros ao erro. ¹⁴Mas tu persevera no que aprendestes e que te foi confiado, sabendo de quem aprendeste ¹⁵e que desde a infância tiveste conhecimento das sagradas letras, que te podem instruir para a salvação, pela fé que está em Jesus Cristo. ¹⁶Toda a Escritura divinamente inspirada é útil para ensinar, para repreender, para corrigir, para formar na justiça, ¹⁷a fim de que o homem de Deus seja perfeito, apto para toda boa obra.
Palavra do Senhor.
¹⁵⁷ Muitos são os que me perseguem e me atribulam; eu, porém, não me desviei dos teus mandamentos. R.
¹⁶⁰ O princípio das tuas palavras é a verdade; todos os juízos da tua justiça são eternos. R.
¹⁶¹ Os príncipes me perseguiram sem causa, porém o meu coração temeu [somente] as tuas palavras. R.
¹⁶⁵ Gozam muita paz os que amam a tua lei, e não há para eles nenhuma ocasião de queda. R.
¹⁶⁶ Eu esperava a tua salvação, ó Senhor, e amei os teus mandamentos. R.
¹⁶⁸ Guardei os teus mandamentos e os teus testemunhos, porque todos os meus caminhos estão presentes aos teus olhos. R.
³⁵Tomando a palavra Jesus, ensinava no templo: “Como dizem os escribas que o Cristo é filho de Davi? ³⁶Porque o mesmo Davi diz pelo Espírito Santo: Disse o Senhor ao meu Senhor: Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés. ³⁷O próprio Davi portanto lhe chama Senhor; como é ele, pois, seu filho?” E a grande multidão o ouvia com gosto.
Palavra da Salvação.
Texto adaptado da edição da Bíblia Sagrada da editora Biblioteca Católica, com base na tradução clássica de 1927 do Padre Matos Soares, realizada a partir da Vulgata Latina.
São Bonifácio nasceu no condado de Devon, no sudoeste da Inglaterra. Seu nome de batismo era Vinfrido, e decidiu seguir a vida monástica ainda jovem, mesmo contra a vontade do pai.
Estudou teologia em mosteiros beneditinos, destacando-se como professor e escritor: foi ele quem compôs a primeira gramática de latim produzida na Inglaterra. Foi ordenado sacerdote aos 30 anos de idade.
Em 716, partiu em missão para evangelizar os frísios, mas, devido a uma guerra entre os francos e os frísios, precisou retornar à Inglaterra. Dois anos depois, foi a Roma e colocou-se à disposição do Papa Gregório II, que lhe deu um novo nome — Bonifácio — e o enviou como missionário à Germânia, com a missão de evangelizar os povos e reorganizar a Igreja em territórios ainda bárbaros. Durante os cinco anos seguintes, percorreu as regiões de Hessen, Turíngia e Frísia, convertendo pagãos e construindo comunidades cristãs.
Em 30 de novembro de 722, foi consagrado bispo missionário de toda a Germânia. No ano seguinte, realizou um gesto que se tornaria simbólico: derrubou o carvalho sagrado dedicado ao deus Thor, na região de Fritzlar, e ali construiu uma capela cristã: marco inicial da cristianização na Alemanha.
Durante os anos seguintes, fundou dioceses, reorganizou a estrutura eclesiástica e fortaleceu a Igreja nas regiões germânicas. Em 745, estabeleceu Mogúncia como sé metropolitana e assumiu como seu primeiro arcebispo.
Já idoso, São Bonifácio nunca desistiu do desejo de evangelizar os frísios. Por isso, em 754, retornou à Frísia e batizou muitos pagãos. Ao marcar um encontro para confirmar os novos cristãos, foi surpreendido por um grupo de pagãos armados, que o assassinaram junto com seus companheiros.
Morreu no dia 5 de junho de 754. Foi canonizado como santo e mártir, e é considerado o Apóstolo da Germânia.
São Bonifácio, rogai por nós!
Autor: Redação Biblioteca Católica
Assine a Minha Biblioteca Católica
Receba um tesouro da Igreja todo mês em sua casa