Baixe o aplicativo gratuitamente
Agosto de 2026
¹⁵ Eis já sobre os montes os pés do que traz a boa nova e anuncia a paz. Celebra, ó Judá, as tuas festividades e cumpre os teus votos, porque Belial não passará mais por ti; ele pereceu inteiramente. ² Porque o Senhor vai castigar a insolência [feita] contra Jacó, bem como a insolência contra Israel, pois os destruidores devastaram e destruíram os seus sarmentos. ¹Ai de ti, cidade sanguinária, toda cheia de mentiras e de extorsões, e de contínuas rapinas! ²[Ouvir-se-á em ti] o ruído de azorragues, o estrondo de impetuosas rodas, de cavalos que relincham, de carroças ardentes, de cavalaria que avança, ³de espadas que reluzem, de lanças que cintilam, de multidão de feridos que morrem, e de grande derrota! São inumeráveis os cadáveres, e uns caem mortos sobre os outros. ⁶Farei recair sobre ti as tuas abominações, cobrir-te-ei de afrontas e farei de ti um exemplo. ⁷E então todos os que te virem retrocederão para longe de ti e dirão: “Nínive está destruída!” Quem moverá a cabeça sobre ti? Aonde te irei buscar um consolador?
Palavra do Senhor.
*Segundo a divisão moderna dos versículos: Na 2,1.3.3,1-3.6-7
³⁵ᶜ Está próximo o dia da perdição,
³⁵ᵈ e os tempos se apressam a chegar.
³⁶ᵃ O Senhor julgará o seu povo,
³⁶ᵇ e se compadecerá dos seus servos. R.
³⁹ᵃ Vede que eu só, sou [o verdadeiro Deus],
³⁹ᵇ e que não há outro Deus fora de mim;
³⁹ᶜ eu faço morrer, e faço viver;
³⁹ᵈ firo e curo. R.
⁴¹ Se eu afiar como o raio a minha espada, e a minha mão tomar a justiça, eu me vingarei dos meus inimigos e darei o pago aos que me aborrecem. R.
²⁴Então disse Jesus aos seus discípulos: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. ²⁵Porque o que quiser salvar a sua alma, perdê-la-á; e o que perder a sua alma por amor de mim, achá-la-á. ²⁶Pois, que aproveita ao homem ganhar o mundo todo, se vier a perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma? ²⁷Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai com os seus anjos, e então retribuirá a cada um segundo as suas obras. ²⁸Em verdade vos digo que entre aqueles que estão aqui presentes, há alguns que não morrerão antes que vejam o Filho do homem vindo no seu reino”.
Palavra da Salvação.
Texto adaptado da edição da Bíblia Sagrada da editora Biblioteca Católica, com base na tradução clássica de 1927 do Padre Matos Soares, realizada a partir da Vulgata Latina.
São Sisto II foi um dos papas mártires que marcaram com sangue e fidelidade a história da Igreja.
Viveu em um dos períodos mais difíceis para os cristãos, entre os anos 250 e 260, quando os imperadores Décio e Valeriano desencadearam duras perseguições contra o cristianismo, levando a morte de muitos fiéis que não negaram sua fé, mas glorificaram a Deus com sua entrega total.
Eleito Papa em 257, Sisto II governou a Igreja por pouco mais de um ano, e mesmo com as perseguições, procurou promover a paz e a unidade dentro do Corpo de Cristo. Seu pontificado, embora breve, foi marcado pela coragem e pela fidelidade à missão confiada por Deus.
No ano de 258, enquanto celebrava a liturgia nas catacumbas da via Ápia, São Sisto II foi surpreendido pela polícia romana. Naquele momento, ele estava cercado de seus sete diáconos, dos quais seis foram executados com ele. Apenas o diácono Lourenço foi poupado temporariamente, pois os soldados queriam que ele entregasse os bens da Igreja. Lourenço, porém, também seria martirizado dias depois.
A perseguição foi resultado direto de um decreto do imperador Valeriano, que determinava a pena de morte imediata, sem necessidade de julgamento, para bispos, presbíteros e diáconos da Igreja. Bastava a verificação da identidade. A dureza da lei contrastava com a serenidade e firmeza dos cristãos, que preferiam a morte a negar sua fé.
A fidelidade desses homens não apenas edificou a Igreja de seu tempo, mas continua a inspirar os que seguem no serviço à Igreja hoje. Celebrar São Sisto II é recordar a coragem dos que preferiram perder a própria vida a perder Cristo, e assim ganharam a eternidade.
São Sisto II, rogai por nós!
Autor: Redação Biblioteca Católica
Assine a Minha Biblioteca Católica
Receba um tesouro da Igreja todo mês em sua casa