Novenas

Novena a Santo Agostinho

Reze a novena a Santo Agostinho e peça a intercessão deste grande Doutor da Igreja para crescer na fé, no amor e na busca pela sabedoria.

Novena a Santo Agostinho
Novenas

Novena a Santo Agostinho

Reze a novena a Santo Agostinho e peça a intercessão deste grande Doutor da Igreja para crescer na fé, no amor e na busca pela sabedoria.

Data da Publicação: 01/08/2025
Tempo de leitura:
Autor: Redação MBC
Data da Publicação: 01/08/2025
Tempo de leitura:
Autor: Redação MBC

Reze conosco a Novena a Santo Agostinho e peça a intercessão deste grande Doutor da Igreja para que cresçamos no amor a Deus e na busca pela verdadeira sabedoria.

Período tradicional: 19 a 27 de agosto.
Solenidade: 28 de agosto.

Quem é Santo Agostinho?

Agostinho nasceu em Tagaste, na África do Norte, em 354. Tendo a princípio escutado docilmente sua mãe, Santa Mônica, em breve se deixou arrastar para as mais graves desordens: “Os meus pecados eram como uma bola de neve que engrossa à medida que a fazemos rolar”. Desolada, Mônica orava e chorava, seguindo o filho de perto. Professor de talento e espírito sempre ansioso de saber, Agostinho partiu para Roma, sendo depois nomeado mestre de retórica em Milão. Santo Ambrósio acolheu com bondade o jovem professor e ensinou-lhe a doutrina cristã; tendo já conhecido e seguido várias filosofias, Agostinho descobria a verdade a pouco e pouco. Um dia, por inspiração do alto, abriu as epístolas de São Paulo e leu: “Não vos atoleis na crápula e na impureza, mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo” 1. Imediatamente as suas indecisões acabaram. Recebeu o batismo no Sábado Santo de 387, com a idade de 32 anos. Sete meses depois, morria Santa Mônica, pedindo ao filho que “se lembrasse dela no altar do Senhor”. De regresso à África, ordenado presbítero e elevado depois a bispo de Hipona aos 41 anos, organizou o seu clero, praticou ele próprio a vida comum com os clérigos que o rodeavam e deu-lhes uma organização. Três regras lhe foram atribuídas; uma delas foi tirada duma carta escrita a religiosas, sendo mais tarde adaptada a homens.

Santo Agostinho morreu em 28 de agosto de 430, depois dum episcopado de 36 anos. A sua influência foi enorme. Alma ardente e profunda, inteligência penetrante, deixou tratados e sermões que ainda hoje são verdadeiros tesouros do pensamento da Igreja. Com Santo Ambrósio, São Jerônimo e São Gregório Magno, é um dos quatro grandes doutores da Igreja Latina.

† Padroeiro dos teólogos, dos impressores e dos agostinianos.

Leia nosso artigo completo para saber mais sobre a vida de Santo Agostinho.

Reze a novena a Santo Agostinho

Para cada dia: reze a oração inicial, a ladainha, leia a meditação do dia e conclua com a oração final.

Oração inicial para todos os dias

Peregrino e enfermo, volto a Vós, Deus meu, cansado de peregrinar fora de Vós, e agoniado pelo grave peso de meus males. Vi, experimentei: fora de Vós não há abrigo, nem fartura, nem descanso, nem bem algum que sacie os desejos da alma que criastes.

Pai-Nosso; Ave-Maria; Glória ao Pai.

Ladainha de Santo Agostinho

Senhor, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos. Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos. Jesus Cristo, atendei-nos.
Deus, Pai do Céu, tende piedade de nós.
Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós.
Deus, Espírito Santo, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, Único Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus, rogai por nós.
Santa Virgem das virgens, rogai por nós.
Santo Agostinho, Doutor da Igreja, rogai por nós.
Santo Agostinho, filho das lágrimas de Santa Mônica, rogai por nós.
Santo Agostinho, luz dos que ensinam, rogai por nós.
Santo Agostinho, debelador das heresias, rogai por nós.
Santo Agostinho, ilustre guerreiro contra os erros, rogai por nós.
Santo Agostinho, fonte inesgotável de eloquência cristã, rogai por nós.
Santo Agostinho, brilhante espelho da santidade, rogai por nós.
Santo Agostinho, modelo de todas as virtudes, rogai por nós.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.
Ó Cristo, ouvi-nos! Ó Cristo, atendei-nos!

Oração final para todos os dias

Ó Deus, que iluminastes o vosso Bispo Santo Agostinho com a luz da vossa graça, para que ele buscasse ardorosamente a Vossa sabedoria e a encontrasse; iluminai também os nossos corações com a Vossa luz, para que sempre Vos procuremos e Vos amemos sobre todas as coisas. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

1º dia da novena a Santo Agostinho

“Fizeste-nos para Vós, Senhor, e o nosso coração está inquieto, enquanto não repousar em Vós.” 2

(Fazer a oração inicial para todos os dias)

Meditação:
Essa célebre frase, talvez a mais conhecida de Santo Agostinho, é a que abre seu principal livro, as Confissões. Toda a vida do santo Bispo de Hipona poderia ser resumida por ela. Depois de trinta anos vivendo uma vida de contínuas inquietações, experimentou a vida sensual em suas variadas formas, adentrou em seitas e filosofias, mas só encontrou a paz para a sua alma e o sossego para o seu coração ao conhecer o catolicismo e entregar a sua vida a Deus.
O homem é um peregrino nesta Terra, e a única coisa que realmente pode saciar a sua sede é o encontro com Deus. Como o cervo que anseia pelas águas correntes, também a alma anseia por Deus 3.

(Fazer a oração final para todos os dias)

Saiba como se deu a conversão de Santo Agostinho.

2º dia da novena a Santo Agostinho

“Ama, e faze o que queres! Se emudeces, emudece por amor; se gritas, grita por amor; se repreendes, repreende por amor; se perdoas, perdoa por amor.” 4

(Fazer a oração inicial para todos os dias)

Meditação:
Apesar de ter sido um grande Doutor da Igreja, um intelectual de vasto conhecimento, São Agostinho nos ensina com simplicidade a amar a Deus e ao próximo com a vida, sem grandes filosofias. O amor é o princípio, o meio e o fim de nossa existência. É por amor que devemos fazer tudo. O amor tudo sustenta e tudo perdoa. O amor nos capacita a suportar os sofrimentos, as injustiças, e até as perseguições, transformando tudo em mérito para a vida eterna. Não existe amor sem sacrifício, nem sacrifício sem amor.

(Fazer a oração final para todos os dias)

Conheça quem são os Doutores da Igreja.

3º dia da novena a Santo Agostinho

“Deus não pode estar em ti, porque já estás repleto de ti.” 5

(Fazer a oração inicial para todos os dias)

Meditação:
O orgulho e a vaidade são o principal obstáculo ao conhecimento de Deus. O homem que se considera autossuficiente e dotado de toda a sabedoria não encontra lugar para Deus em seu coração. Deus, em sua infinita sabedoria, se revela aos pequenos e humildes, enquanto esconde seus mistérios dos arrogantes. Quantas pessoas, por se considerarem sábias, ignoram a verdade revelada por Deus? A humildade é a porta de entrada para a sabedoria divina. Não se pode alcançar a glória celestial sem o reconhecimento da própria limitação e a dependência da graça divina. Que esta novena nos ajude a esvaziar-nos de nós mesmos para que Deus possa nos preencher.

(Fazer a oração final para todos os dias)

4º dia da novena a Santo Agostinho

“Quem te criou sem ti, não te salvará sem ti.” 6

(Fazer a oração inicial para todos os dias)

Meditação:
A graça de Deus é fundamental para a nossa salvação, mas a nossa colaboração é igualmente necessária. Deus nos deu o livre-arbítrio e espera que usemos nossa liberdade para escolher o bem e corresponder à sua graça. Não somos meros espectadores na nossa própria salvação, mas colaboradores de Deus. A fé sem obras é morta, assim como a oração sem esforço de nossa parte não trará frutos. A salvação é um dom gratuito de Deus, mas exige nossa resposta ativa e perseverante.

(Fazer a oração final para todos os dias)

Que tal ler algumas frases de Santo Agostinho?

5º dia da novena a Santo Agostinho

“Deus não nos ouve, ou por pedirmos mal, ou por pedirmos coisas ruins. Em latim: aut male, aut mala.” 7

(Fazer a oração inicial para todos os dias)

Meditação:
Em sua sabedoria, Santo Agostinho nos lembra que a oração é um diálogo com Deus, e que nossa comunicação deve ser feita com pureza de intenção e discernimento. Muitas vezes, nossas preces não são atendidas porque pedimos coisas que não contribuem para a nossa salvação ou porque as pedimos de forma inadequada. Deus, em sua infinita bondade, sabe o que é melhor para nós e nos concede as graças que realmente precisamos, mesmo que não sejam as que esperamos. Devemos rezar com humildade, fé e perseverança, confiando na Providência divina. Não devemos nos desesperar se as coisas não acontecem como queremos, pois Deus tem um plano maior para nós.

(Fazer a oração final para todos os dias)

6º dia da novena a Santo Agostinho

“Dai-me a força de vos buscar, Vós que permitistes serdes encontrado e me cumulastes de esperança de vos encontrar sempre mais. Minha força e minha fraqueza estão diante de Vós, conservai a primeira, curai a segunda.” 8

(Fazer a oração inicial para todos os dias)

Meditação:
Santo Agostinho nos mostra a profunda dependência do homem em relação a Deus. Reconhecer nossa fragilidade e fraqueza é o primeiro passo para nos abrirmos à graça divina. Somente com a força que vem de Deus podemos perseverar na fé, vencer as tentações e trilhar o caminho da santidade. A oração é o meio pelo qual buscamos essa força, e a certeza de que Deus nos ouvirá deve nos encher de esperança. Não é nossa própria força que nos levará ao Céu, mas a graça de Deus, que nos sustenta e nos cura.

(Fazer a oração final para todos os dias)

7º dia da novena a Santo Agostinho

“Estes são vossos servos, meus irmãos, que quisestes que fossem filhos vossos e meus senhores, a quem me ordenastes servir, se convosco quiser viver.” 9

(Fazer a oração inicial para todos os dias)

Meditação:
“Na oração afastemo-nos, portanto, do muito falar, mas não deixemos de muito suplicar, enquanto perseverar o fervor da intenção. Pois o muito falar é fazer uma coisa necessária com palavras supérfluas. Mas o muito suplicar é incitar-nos, por longos e piedosos desejos do coração, Àquele a quem rezamos. Geralmente, isso se faz mais com gemidos do que com discursos, mais com lágrimas do que com palavras.” 10.

(Fazer a oração final para todos os dias)

8º dia da novena a Santo Agostinho

“Enquanto viveres é impossível que se perca o filho dessas lágrimas.” 11

(Fazer a oração inicial para todos os dias)

Meditação:
Santo Agostinho finalmente recebeu o batismo na Páscoa de 387, e as lágrimas da piedosa mãe se transformaram em lágrimas de alegria. Algum tempo depois, quando chegaram juntos a Óstia com a intenção de retornarem à África, Mônica e seu filho conversavam sobre as promessas da vida eterna, e ela lhe disse: “Meu filho, quanto a mim, já nenhuma coisa me atrai nesta vida. O que farei e porque estou aqui, eu ignoro; já se consumiu minha esperança neste mundo. Só havia uma coisa que me fazia desejar continuar aqui um pouco mais: ver-te cristão católico antes de morrer. Meu Deus concedeu-me amplamente essa mercê, porque te vejo desprezar as felicidades terrenas para melhor servi-lo. Que estou a fazer aqui?” 12. Cinco dias depois, doente com febre, descansou no Senhor.

Conheça a bela história de Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho.

(Fazer a oração final para todos os dias)

9º dia da novena a Santo Agostinho

“Era a Vós que eu procurava. E Vós estáveis dentro da parte mais profunda e acima da parte mais alta do meu ser.” 13

(Fazer a oração inicial para todos os dias)

Meditação:
“Tarde vos amei, beleza tão antiga e tão nova, tarde vos amei! Eis que Vós estáveis dentro, e eu fora. Lá vos procurava. Deformado, lancei-me sobre as belas coisas que criastes. Vós estáveis comigo, e eu não estava convosco. Me mantiveram longe de Vós, essas coisas que, se não existissem em Vós, não existiriam.” 14.

(Fazer a oração final para todos os dias)

Referências

  1. Rm 13,13–14[]
  2. Confissões I, 1[]
  3. Sl 41,2[]
  4. Comentário à Epístola de São João VII, 8[]
  5. Sermão de Natal[]
  6. Sermão de Páscoa[]
  7. A Cidade de Deus XX, 22[]
  8. A Trindade XV, 28[]
  9. Confissões X, 4.6[]
  10. Carta 130, 10.20[]
  11. Santo Ambrósio a Santa Mônica; Confissões III, 12.21[]
  12. Confissões IX, 10.26[]
  13. Confissões III, 6.11[]
  14. Confissões X, 27.38[]
Redação MBC

Redação MBC

O maior clube de leitores católicos do Brasil.

Reze conosco a Novena a Santo Agostinho e peça a intercessão deste grande Doutor da Igreja para que cresçamos no amor a Deus e na busca pela verdadeira sabedoria.

Período tradicional: 19 a 27 de agosto.
Solenidade: 28 de agosto.

Quem é Santo Agostinho?

Agostinho nasceu em Tagaste, na África do Norte, em 354. Tendo a princípio escutado docilmente sua mãe, Santa Mônica, em breve se deixou arrastar para as mais graves desordens: “Os meus pecados eram como uma bola de neve que engrossa à medida que a fazemos rolar”. Desolada, Mônica orava e chorava, seguindo o filho de perto. Professor de talento e espírito sempre ansioso de saber, Agostinho partiu para Roma, sendo depois nomeado mestre de retórica em Milão. Santo Ambrósio acolheu com bondade o jovem professor e ensinou-lhe a doutrina cristã; tendo já conhecido e seguido várias filosofias, Agostinho descobria a verdade a pouco e pouco. Um dia, por inspiração do alto, abriu as epístolas de São Paulo e leu: “Não vos atoleis na crápula e na impureza, mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo” 1. Imediatamente as suas indecisões acabaram. Recebeu o batismo no Sábado Santo de 387, com a idade de 32 anos. Sete meses depois, morria Santa Mônica, pedindo ao filho que “se lembrasse dela no altar do Senhor”. De regresso à África, ordenado presbítero e elevado depois a bispo de Hipona aos 41 anos, organizou o seu clero, praticou ele próprio a vida comum com os clérigos que o rodeavam e deu-lhes uma organização. Três regras lhe foram atribuídas; uma delas foi tirada duma carta escrita a religiosas, sendo mais tarde adaptada a homens.

Santo Agostinho morreu em 28 de agosto de 430, depois dum episcopado de 36 anos. A sua influência foi enorme. Alma ardente e profunda, inteligência penetrante, deixou tratados e sermões que ainda hoje são verdadeiros tesouros do pensamento da Igreja. Com Santo Ambrósio, São Jerônimo e São Gregório Magno, é um dos quatro grandes doutores da Igreja Latina.

† Padroeiro dos teólogos, dos impressores e dos agostinianos.

Leia nosso artigo completo para saber mais sobre a vida de Santo Agostinho.

Reze a novena a Santo Agostinho

Para cada dia: reze a oração inicial, a ladainha, leia a meditação do dia e conclua com a oração final.

Oração inicial para todos os dias

Peregrino e enfermo, volto a Vós, Deus meu, cansado de peregrinar fora de Vós, e agoniado pelo grave peso de meus males. Vi, experimentei: fora de Vós não há abrigo, nem fartura, nem descanso, nem bem algum que sacie os desejos da alma que criastes.

Pai-Nosso; Ave-Maria; Glória ao Pai.

Ladainha de Santo Agostinho

Senhor, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos. Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos. Jesus Cristo, atendei-nos.
Deus, Pai do Céu, tende piedade de nós.
Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós.
Deus, Espírito Santo, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, Único Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus, rogai por nós.
Santa Virgem das virgens, rogai por nós.
Santo Agostinho, Doutor da Igreja, rogai por nós.
Santo Agostinho, filho das lágrimas de Santa Mônica, rogai por nós.
Santo Agostinho, luz dos que ensinam, rogai por nós.
Santo Agostinho, debelador das heresias, rogai por nós.
Santo Agostinho, ilustre guerreiro contra os erros, rogai por nós.
Santo Agostinho, fonte inesgotável de eloquência cristã, rogai por nós.
Santo Agostinho, brilhante espelho da santidade, rogai por nós.
Santo Agostinho, modelo de todas as virtudes, rogai por nós.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.
Ó Cristo, ouvi-nos! Ó Cristo, atendei-nos!

Oração final para todos os dias

Ó Deus, que iluminastes o vosso Bispo Santo Agostinho com a luz da vossa graça, para que ele buscasse ardorosamente a Vossa sabedoria e a encontrasse; iluminai também os nossos corações com a Vossa luz, para que sempre Vos procuremos e Vos amemos sobre todas as coisas. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

1º dia da novena a Santo Agostinho

“Fizeste-nos para Vós, Senhor, e o nosso coração está inquieto, enquanto não repousar em Vós.” 2

(Fazer a oração inicial para todos os dias)

Meditação:
Essa célebre frase, talvez a mais conhecida de Santo Agostinho, é a que abre seu principal livro, as Confissões. Toda a vida do santo Bispo de Hipona poderia ser resumida por ela. Depois de trinta anos vivendo uma vida de contínuas inquietações, experimentou a vida sensual em suas variadas formas, adentrou em seitas e filosofias, mas só encontrou a paz para a sua alma e o sossego para o seu coração ao conhecer o catolicismo e entregar a sua vida a Deus.
O homem é um peregrino nesta Terra, e a única coisa que realmente pode saciar a sua sede é o encontro com Deus. Como o cervo que anseia pelas águas correntes, também a alma anseia por Deus 3.

(Fazer a oração final para todos os dias)

Saiba como se deu a conversão de Santo Agostinho.

2º dia da novena a Santo Agostinho

“Ama, e faze o que queres! Se emudeces, emudece por amor; se gritas, grita por amor; se repreendes, repreende por amor; se perdoas, perdoa por amor.” 4

(Fazer a oração inicial para todos os dias)

Meditação:
Apesar de ter sido um grande Doutor da Igreja, um intelectual de vasto conhecimento, São Agostinho nos ensina com simplicidade a amar a Deus e ao próximo com a vida, sem grandes filosofias. O amor é o princípio, o meio e o fim de nossa existência. É por amor que devemos fazer tudo. O amor tudo sustenta e tudo perdoa. O amor nos capacita a suportar os sofrimentos, as injustiças, e até as perseguições, transformando tudo em mérito para a vida eterna. Não existe amor sem sacrifício, nem sacrifício sem amor.

(Fazer a oração final para todos os dias)

Conheça quem são os Doutores da Igreja.

3º dia da novena a Santo Agostinho

“Deus não pode estar em ti, porque já estás repleto de ti.” 5

(Fazer a oração inicial para todos os dias)

Meditação:
O orgulho e a vaidade são o principal obstáculo ao conhecimento de Deus. O homem que se considera autossuficiente e dotado de toda a sabedoria não encontra lugar para Deus em seu coração. Deus, em sua infinita sabedoria, se revela aos pequenos e humildes, enquanto esconde seus mistérios dos arrogantes. Quantas pessoas, por se considerarem sábias, ignoram a verdade revelada por Deus? A humildade é a porta de entrada para a sabedoria divina. Não se pode alcançar a glória celestial sem o reconhecimento da própria limitação e a dependência da graça divina. Que esta novena nos ajude a esvaziar-nos de nós mesmos para que Deus possa nos preencher.

(Fazer a oração final para todos os dias)

4º dia da novena a Santo Agostinho

“Quem te criou sem ti, não te salvará sem ti.” 6

(Fazer a oração inicial para todos os dias)

Meditação:
A graça de Deus é fundamental para a nossa salvação, mas a nossa colaboração é igualmente necessária. Deus nos deu o livre-arbítrio e espera que usemos nossa liberdade para escolher o bem e corresponder à sua graça. Não somos meros espectadores na nossa própria salvação, mas colaboradores de Deus. A fé sem obras é morta, assim como a oração sem esforço de nossa parte não trará frutos. A salvação é um dom gratuito de Deus, mas exige nossa resposta ativa e perseverante.

(Fazer a oração final para todos os dias)

Que tal ler algumas frases de Santo Agostinho?

5º dia da novena a Santo Agostinho

“Deus não nos ouve, ou por pedirmos mal, ou por pedirmos coisas ruins. Em latim: aut male, aut mala.” 7

(Fazer a oração inicial para todos os dias)

Meditação:
Em sua sabedoria, Santo Agostinho nos lembra que a oração é um diálogo com Deus, e que nossa comunicação deve ser feita com pureza de intenção e discernimento. Muitas vezes, nossas preces não são atendidas porque pedimos coisas que não contribuem para a nossa salvação ou porque as pedimos de forma inadequada. Deus, em sua infinita bondade, sabe o que é melhor para nós e nos concede as graças que realmente precisamos, mesmo que não sejam as que esperamos. Devemos rezar com humildade, fé e perseverança, confiando na Providência divina. Não devemos nos desesperar se as coisas não acontecem como queremos, pois Deus tem um plano maior para nós.

(Fazer a oração final para todos os dias)

6º dia da novena a Santo Agostinho

“Dai-me a força de vos buscar, Vós que permitistes serdes encontrado e me cumulastes de esperança de vos encontrar sempre mais. Minha força e minha fraqueza estão diante de Vós, conservai a primeira, curai a segunda.” 8

(Fazer a oração inicial para todos os dias)

Meditação:
Santo Agostinho nos mostra a profunda dependência do homem em relação a Deus. Reconhecer nossa fragilidade e fraqueza é o primeiro passo para nos abrirmos à graça divina. Somente com a força que vem de Deus podemos perseverar na fé, vencer as tentações e trilhar o caminho da santidade. A oração é o meio pelo qual buscamos essa força, e a certeza de que Deus nos ouvirá deve nos encher de esperança. Não é nossa própria força que nos levará ao Céu, mas a graça de Deus, que nos sustenta e nos cura.

(Fazer a oração final para todos os dias)

7º dia da novena a Santo Agostinho

“Estes são vossos servos, meus irmãos, que quisestes que fossem filhos vossos e meus senhores, a quem me ordenastes servir, se convosco quiser viver.” 9

(Fazer a oração inicial para todos os dias)

Meditação:
“Na oração afastemo-nos, portanto, do muito falar, mas não deixemos de muito suplicar, enquanto perseverar o fervor da intenção. Pois o muito falar é fazer uma coisa necessária com palavras supérfluas. Mas o muito suplicar é incitar-nos, por longos e piedosos desejos do coração, Àquele a quem rezamos. Geralmente, isso se faz mais com gemidos do que com discursos, mais com lágrimas do que com palavras.” 10.

(Fazer a oração final para todos os dias)

8º dia da novena a Santo Agostinho

“Enquanto viveres é impossível que se perca o filho dessas lágrimas.” 11

(Fazer a oração inicial para todos os dias)

Meditação:
Santo Agostinho finalmente recebeu o batismo na Páscoa de 387, e as lágrimas da piedosa mãe se transformaram em lágrimas de alegria. Algum tempo depois, quando chegaram juntos a Óstia com a intenção de retornarem à África, Mônica e seu filho conversavam sobre as promessas da vida eterna, e ela lhe disse: “Meu filho, quanto a mim, já nenhuma coisa me atrai nesta vida. O que farei e porque estou aqui, eu ignoro; já se consumiu minha esperança neste mundo. Só havia uma coisa que me fazia desejar continuar aqui um pouco mais: ver-te cristão católico antes de morrer. Meu Deus concedeu-me amplamente essa mercê, porque te vejo desprezar as felicidades terrenas para melhor servi-lo. Que estou a fazer aqui?” 12. Cinco dias depois, doente com febre, descansou no Senhor.

Conheça a bela história de Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho.

(Fazer a oração final para todos os dias)

9º dia da novena a Santo Agostinho

“Era a Vós que eu procurava. E Vós estáveis dentro da parte mais profunda e acima da parte mais alta do meu ser.” 13

(Fazer a oração inicial para todos os dias)

Meditação:
“Tarde vos amei, beleza tão antiga e tão nova, tarde vos amei! Eis que Vós estáveis dentro, e eu fora. Lá vos procurava. Deformado, lancei-me sobre as belas coisas que criastes. Vós estáveis comigo, e eu não estava convosco. Me mantiveram longe de Vós, essas coisas que, se não existissem em Vós, não existiriam.” 14.

(Fazer a oração final para todos os dias)

Referências

  1. Rm 13,13–14[]
  2. Confissões I, 1[]
  3. Sl 41,2[]
  4. Comentário à Epístola de São João VII, 8[]
  5. Sermão de Natal[]
  6. Sermão de Páscoa[]
  7. A Cidade de Deus XX, 22[]
  8. A Trindade XV, 28[]
  9. Confissões X, 4.6[]
  10. Carta 130, 10.20[]
  11. Santo Ambrósio a Santa Mônica; Confissões III, 12.21[]
  12. Confissões IX, 10.26[]
  13. Confissões III, 6.11[]
  14. Confissões X, 27.38[]

Cadastre-se para receber nossos conteúdos exclusivos e fique por dentro de todas as novidades!

Insira seu nome e e-mail para receber atualizações da MBC.
Selecione os conteúdos que mais te interessam e fique por dentro de todas as novidades!

Ao clicar em quero assinar você declara aceita receber conteúdos em seu email e concorda com a nossa política de privacidade.