Devido à tragédia climática no RS, os prazos de entrega poderão ser afetados.
Devoção, Espiritualidade, Formação

Quaresma de São Miguel: origem e orações

Descubra o que é a Quaresma de São Miguel, sua origem, as práticas recomendadas, as orações próprias, como e quando rezá-la.

Quaresma de São Miguel: origem e orações
Devoção, Espiritualidade, Formação

Quaresma de São Miguel: origem e orações

Descubra o que é a Quaresma de São Miguel, sua origem, as práticas recomendadas, as orações próprias, como e quando rezá-la.

Data da Publicação: 10/08/2023
Tempo de leitura:
Autor: MBC
Data da Publicação: 10/08/2023
Tempo de leitura:
Autor: MBC

Descubra o que é a Quaresma de São Miguel, sua origem, as práticas recomendadas, as orações próprias, como e quando rezá-la.

Desde o início de nossa vida humana até o dia de nossa morte, podemos contar com a assistência e a intercessão dos anjos. 1 Eles são seres puramente espirituais, criados por Deus para servi-lo, por isso podem agir em nosso favor quando os invocamos e pedimos a sua ajuda. 2

A liturgia da Igreja celebra de modo particular a memória de alguns anjos, entre eles São Miguel Arcanjo. Além disso, uma devoção popular entre os fiéis católicos é a Quaresma de São Miguel, por meio da qual se reza ao Arcanjo e pedindo a sua intercessão. Neste artigo, vamos falar sobre a origem desta quaresma, quais são as práticas, as orações recomendadas, além de como e quando fazê-la.

O que é a Quaresma de São Miguel?

Na quaresma de São Miguel, lutamos contra os espíritos maus e suas tentações.


A oração representa a essência vital do coração renovado. 3 Por isso, os padres espirituais enfatizam a importância da oração como um “recordar de Deus” 3 — “orai sem cessar.” 4 Contudo, essa prática constante de oração não pode ser alcançada se não nos comprometermos a rezar em momentos específicos de forma voluntária. 3

Um exemplo disso é a Quaresma de São Miguel, um período de orações dentro da tradição da Igreja Católica, dedicado a São Miguel Arcanjo. Durante este tempo, os fiéis são convidados a realizarem práticas devocionais intensificadas, buscando a proteção e intercessão do Arcanjo Miguel por meio de preces e invocações especiais. 

Ela tem a duração de 40 dias, de 15 de agosto a 29 de setembro, dia da Festa de São Miguel — reza-se todos os dias, exceto aos domingos. Durante esse período, os católicos se unem em busca de fortalecimento espiritual e proteção divina por intermédio de São Miguel.

Uma devoção privada


A oração de São Miguel é uma devoção particular, por isso sua prática não é obrigatória na Igreja Católica — devido à sua natureza de devoção privada. As devoções populares e pessoais têm um papel importante na vida espiritual dos fiéis, mas não constituem obrigações litúrgicas. Essas devoções são uma maneira de expressar de forma mais pessoal a fé e a devoção, embora não sejam parte integrante da liturgia oficial da Igreja. 

“As diferentes espiritualidades cristãs participam na tradição viva da oração e são guias preciosos da vida espiritual.” 5 Portanto, a oração de São Miguel, assim como outras devoções particulares, não constitui um dever obrigatório, mas os fiéis são livres para praticá-la como uma expressão de sua devoção pessoal. 

O mundo espiritual


O mundo espiritual é uma dimensão invisível da existência que coexiste com o mundo material. Dessa forma, é povoado por seres espirituais, como anjos e demônios, que interferem na relação entre o divino e o humano. Cristo é o centro do mundo angélico. 6 Os anjos, que habitam no mundo espiritual, são servos e mensageiros de Deus 7, ajudam a Igreja “na sua peregrinação terrestre e protegem todo o género humano.” 8 Eles representam uma realidade invisível que opera em paralelo ao mundo material. 

Os demônios, seres espirituais que se rebelaram contra Deus e perpetuam o mal, também são parte do mundo espiritual. 9 Esses seres demoníacos, liderados por Satanás, desempenham um papel na luta contra o bem e na tentação humana. 10 A tentação de Jesus no deserto 11 destaca a interação entre o mundo espiritual e a experiência humana. 

Em suma, existe uma interação entre o mundo espiritual e o mundo visível — a humanidade —, as forças espirituais atuam, de fato, nas nossas vidas. Essa dimensão invisível é fundamental para a compreensão da fé e da vida cristã. E, nesse contexto, a oração tem um papel fundamental, afinal “o combate espiritual da vida nova do cristão é inseparável do combate da oração.” 12

Qual é a origem da Quaresma de São Miguel?


A origem da Quaresma de São Miguel Arcanjo está relacionada à vida penitente de São Francisco de Assis, bem como à sua percepção sobre uma lacuna espiritual entre os períodos da Quaresma e do Advento. São Francisco, reconhecido por sua profunda espiritualidade e conexão com a natureza, notou uma espécie de intervalo espiritual que surgia entre essas duas importantes estações penitenciais do calendário litúrgico. 

Durante a Quaresma, os fiéis se dedicam à reflexão e à penitência em preparação para a Páscoa, enquanto o Advento é um tempo de antecipação e preparação para o Natal. No entanto, a porção de tempo entre esses dois momentos significativos do calendário litúrgico não tinha uma devoção específica associada a ele.

São Francisco, após sua conversão, entrou para a Ordem dos Penitentes — que faziam penitências públicas. E este era o período em que São Francisco mais se mortificava, os quarenta dias que antecedem a festa de São Miguel Arcanjo. Inclusive, os biógrafos acreditam que foi durante este período que São Francisco de Assis recebeu os santos estigmas. 13

Práticas recomendadas durante a quaresma de São Miguel


Durante a experiência da Quaresma de São Miguel Arcanjo, podemos adotar certas práticas para enriquecer a nossa devoção. Uma delas é montar um altar dedicado a São Miguel, com uma imagem ou estampa do Arcanjo. Esse espaço se transforma em um local de oração — uma referência visual que auxilia o fiel durante sua prática devocional.

Nesse contexto, outro ato simbólico é acender uma vela benta, que simboliza a luz de Cristo. Além disso, oferecer uma penitência pessoal é uma prática comum em devoções particulares — um pequeno sacrifício que seja, mas por amor a Jesus.

Em seguida, fazer o sinal da cruz, rezar a oração inicial e a ladainha de São Miguel Arcanjo também são práticas muito valiosas

A oração inicial costuma ser esta a seguir, escrita pelo Papa Leão XIII:

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate.
Sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio.
Que Deus manifeste o seu poder sobre ele. Eis a nossa humilde súplica.
E vós, Príncipe da Milícia Celeste, com o poder que Deus vos conferiu,
precipitai no inferno Satanás e os outros espíritos malignos,
que andam pelo mundo tentando as almas. Amém.
14

Orações próprias da Quaresma


Na verdade, por ser uma devoção pessoal, aqueles que a fazem têm a liberdade de adotar as orações de sua preferência. No entanto, as preces a seguir são um roteiro que pode ajudar o fiel a escolher quais orações deseja realizar — podendo também rezar todas elas diariamente. Além disso, é comum que a quaresma seja feita todos os dias entre 15 e 29 de agosto, mas nada impede também que ela seja realizada em qualquer outra época do ano.

Sinal da cruz


Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Pequeno exorcismo de Leão XIII


São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra a maldade e as ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos; e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai no inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.

Ladainha de São Miguel Arcanjo


Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Cristo, ouvi-nos.
Cristo, atendei-nos.

Pai celeste, que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.

Santa Maria, Rainha dos Anjos, rogai por nós.
São Miguel, rogai por nós.
São Miguel, cheio da graça de Deus, rogai…
São Miguel, perfeito adorador do Verbo Divino,
São Miguel, coroado de honra e de glória,
São Miguel, poderosíssimo príncipe dos exércitos do Senhor,
São Miguel, porta-estandarte da Santíssima Trindade,
São Miguel, guardião do Paraíso,
São Miguel, guia e consolador do povo israelita,
São Miguel, esplendor e fortaleza da Igreja militante,
São Miguel, honra e alegria da Igreja triunfante,
São Miguel, luz dos anjos,
São Miguel, baluarte dos cristãos,
São Miguel, força daqueles que combatem pelo estandarte da cruz,
São Miguel, luz e confiança das almas no último momento da vida,
São Miguel, socorro muito certo,
São Miguel, nosso auxílio em todas as adversidades,
São Miguel, arauto da sentença eterna,
São Miguel, consolador das almas que estão no Purgatório,
São Miguel, a quem o Senhor incumbiu de receber as almas depois da morte,
São Miguel, nosso príncipe,
São Miguel, nosso advogado, rogai por nós.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

Rogai por nós, ó glorioso São Miguel, príncipe da Igreja de Cristo,
para que sejamos dignos de suas promessas.

Oremos: Senhor Jesus, santificai-nos por uma bênção sempre nova e concedei-nos, pela intercessão de São Miguel, essa sabedoria que nos ensina a ajuntar riquezas do céu e a trocar os bens do tempo presente pelos da eternidade. Vós que viveis e reinais em todos os séculos dos séculos. Amém.

Consagração a São Miguel Arcanjo


Ó Príncipe nobilíssimo dos Anjos, valoroso guerreiro do Altíssimo, zeloso defensor da glória do Senhor, terror dos espíritos rebeldes, amor e delícia de todos os Anjos justos, meu diletíssimo Arcanjo São Miguel, desejando eu fazer parte do número dos vossos devotos e servos, a vós hoje me consagro, me dou e me ofereço e ponho-me a mim próprio, a minha família e tudo o que me pertence, debaixo da vossa poderosíssima proteção. 

É pequena a oferta do meu serviço, sendo como sou um miserável pecador, mas vós engrandecereis o afeto do meu coração; recordai-vos que de hoje em diante estou debaixo do vosso sustento e deveis assistir-me em toda a minha vida e obter-me o perdão dos meus muitos e graves pecados, a graça de amar a Deus de todo coração, ao meu querido Salvador Jesus Cristo e a minha Mãe Maria Santíssima.

Obtende-me aqueles auxílios que me são necessários para obter a coroa da eterna glória. Defendei-me dos inimigos da alma, especialmente na hora da morte. Vinde, ó príncipe gloriosíssimo, assistir-me na última luta e com a vossa arma poderosa lançai para longe, precipitando nos abismos do inferno, aquele anjo quebrador de promessas e soberbo que um dia prostrastes no combate no Céu. 

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate para que não pereçamos no supremo juízo.

Oração final


Levanta-se Deus, pela intercessão da bem-aventurada Virgem Maria, São Miguel Arcanjo e todas as milícias celestes; sejam dispersos os seus inimigos e fujam de sua face todos os que o odeiam. Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Oração “Augusta Rainha”


Augusta Rainha dos céus, soberana mestra dos Anjos, Vós que, desde o princípio, recebestes de Deus o poder e a missão de esmagar a cabeça de Satanás, nós vo-lo pedimos humildemente, enviai vossas legiões celestes para que, sob vossas ordens, e por vosso poder, elas persigam os demônios, combatendo-os por toda a parte, reprimindo-lhes a insolência, e lançando-os no abismo. Quem é como Deus? Ó Mãe de bondade e ternura, Vós sereis sempre o nosso amor e a nossa esperança. Ó Mãe divina, enviai os Santos Anjos para nos defenderem, e repeli para longe de nós o cruel inimigo. Santos Anjos e Arcanjos, defendei-nos e guardai-nos. Amém.

Veja também: Oração ao anjo da guarda do Brasil

Referências

  1. CIC, 336[]
  2. CIC 329[]
  3. CIC, 2697[][][]
  4. ITs 5, 17[]
  5. CIC, 2693[]
  6. CIC, 331[]
  7. CIC, 239[]
  8. CIC, 352[]
  9. CIC, 391[]
  10. CIC, 395[]
  11. Mt 4, 1-11[]
  12. CIC, 2725[]
  13. VATICAN NEWS, A festa da impressão dos Estigmas de São Francisco[]
  14. VATICAN NEWS, São Miguel Arcanjo[]

Assine nossa newsletter com conteúdos exclusivos

    Ao clicar em quero assinar você declara aceita receber conteúdos em seu email e concorda com a nossa política de privacidade.

    Avatar

    MBC

    O que você vai encontrar neste artigo?

    Descubra o que é a Quaresma de São Miguel, sua origem, as práticas recomendadas, as orações próprias, como e quando rezá-la.

    Desde o início de nossa vida humana até o dia de nossa morte, podemos contar com a assistência e a intercessão dos anjos. 1 Eles são seres puramente espirituais, criados por Deus para servi-lo, por isso podem agir em nosso favor quando os invocamos e pedimos a sua ajuda. 2

    A liturgia da Igreja celebra de modo particular a memória de alguns anjos, entre eles São Miguel Arcanjo. Além disso, uma devoção popular entre os fiéis católicos é a Quaresma de São Miguel, por meio da qual se reza ao Arcanjo e pedindo a sua intercessão. Neste artigo, vamos falar sobre a origem desta quaresma, quais são as práticas, as orações recomendadas, além de como e quando fazê-la.

    O que é a Quaresma de São Miguel?

    Na quaresma de São Miguel, lutamos contra os espíritos maus e suas tentações.


    A oração representa a essência vital do coração renovado. 3 Por isso, os padres espirituais enfatizam a importância da oração como um “recordar de Deus” 3 — “orai sem cessar.” 4 Contudo, essa prática constante de oração não pode ser alcançada se não nos comprometermos a rezar em momentos específicos de forma voluntária. 3

    Um exemplo disso é a Quaresma de São Miguel, um período de orações dentro da tradição da Igreja Católica, dedicado a São Miguel Arcanjo. Durante este tempo, os fiéis são convidados a realizarem práticas devocionais intensificadas, buscando a proteção e intercessão do Arcanjo Miguel por meio de preces e invocações especiais. 

    Ela tem a duração de 40 dias, de 15 de agosto a 29 de setembro, dia da Festa de São Miguel — reza-se todos os dias, exceto aos domingos. Durante esse período, os católicos se unem em busca de fortalecimento espiritual e proteção divina por intermédio de São Miguel.

    Uma devoção privada


    A oração de São Miguel é uma devoção particular, por isso sua prática não é obrigatória na Igreja Católica — devido à sua natureza de devoção privada. As devoções populares e pessoais têm um papel importante na vida espiritual dos fiéis, mas não constituem obrigações litúrgicas. Essas devoções são uma maneira de expressar de forma mais pessoal a fé e a devoção, embora não sejam parte integrante da liturgia oficial da Igreja. 

    “As diferentes espiritualidades cristãs participam na tradição viva da oração e são guias preciosos da vida espiritual.” 5 Portanto, a oração de São Miguel, assim como outras devoções particulares, não constitui um dever obrigatório, mas os fiéis são livres para praticá-la como uma expressão de sua devoção pessoal. 

    O mundo espiritual


    O mundo espiritual é uma dimensão invisível da existência que coexiste com o mundo material. Dessa forma, é povoado por seres espirituais, como anjos e demônios, que interferem na relação entre o divino e o humano. Cristo é o centro do mundo angélico. 6 Os anjos, que habitam no mundo espiritual, são servos e mensageiros de Deus 7, ajudam a Igreja “na sua peregrinação terrestre e protegem todo o género humano.” 8 Eles representam uma realidade invisível que opera em paralelo ao mundo material. 

    Os demônios, seres espirituais que se rebelaram contra Deus e perpetuam o mal, também são parte do mundo espiritual. 9 Esses seres demoníacos, liderados por Satanás, desempenham um papel na luta contra o bem e na tentação humana. 10 A tentação de Jesus no deserto 11 destaca a interação entre o mundo espiritual e a experiência humana. 

    Em suma, existe uma interação entre o mundo espiritual e o mundo visível — a humanidade —, as forças espirituais atuam, de fato, nas nossas vidas. Essa dimensão invisível é fundamental para a compreensão da fé e da vida cristã. E, nesse contexto, a oração tem um papel fundamental, afinal “o combate espiritual da vida nova do cristão é inseparável do combate da oração.” 12

    Qual é a origem da Quaresma de São Miguel?


    A origem da Quaresma de São Miguel Arcanjo está relacionada à vida penitente de São Francisco de Assis, bem como à sua percepção sobre uma lacuna espiritual entre os períodos da Quaresma e do Advento. São Francisco, reconhecido por sua profunda espiritualidade e conexão com a natureza, notou uma espécie de intervalo espiritual que surgia entre essas duas importantes estações penitenciais do calendário litúrgico. 

    Durante a Quaresma, os fiéis se dedicam à reflexão e à penitência em preparação para a Páscoa, enquanto o Advento é um tempo de antecipação e preparação para o Natal. No entanto, a porção de tempo entre esses dois momentos significativos do calendário litúrgico não tinha uma devoção específica associada a ele.

    São Francisco, após sua conversão, entrou para a Ordem dos Penitentes — que faziam penitências públicas. E este era o período em que São Francisco mais se mortificava, os quarenta dias que antecedem a festa de São Miguel Arcanjo. Inclusive, os biógrafos acreditam que foi durante este período que São Francisco de Assis recebeu os santos estigmas. 13

    Práticas recomendadas durante a quaresma de São Miguel


    Durante a experiência da Quaresma de São Miguel Arcanjo, podemos adotar certas práticas para enriquecer a nossa devoção. Uma delas é montar um altar dedicado a São Miguel, com uma imagem ou estampa do Arcanjo. Esse espaço se transforma em um local de oração — uma referência visual que auxilia o fiel durante sua prática devocional.

    Nesse contexto, outro ato simbólico é acender uma vela benta, que simboliza a luz de Cristo. Além disso, oferecer uma penitência pessoal é uma prática comum em devoções particulares — um pequeno sacrifício que seja, mas por amor a Jesus.

    Em seguida, fazer o sinal da cruz, rezar a oração inicial e a ladainha de São Miguel Arcanjo também são práticas muito valiosas

    A oração inicial costuma ser esta a seguir, escrita pelo Papa Leão XIII:

    São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate.
    Sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio.
    Que Deus manifeste o seu poder sobre ele. Eis a nossa humilde súplica.
    E vós, Príncipe da Milícia Celeste, com o poder que Deus vos conferiu,
    precipitai no inferno Satanás e os outros espíritos malignos,
    que andam pelo mundo tentando as almas. Amém.
    14

    Orações próprias da Quaresma


    Na verdade, por ser uma devoção pessoal, aqueles que a fazem têm a liberdade de adotar as orações de sua preferência. No entanto, as preces a seguir são um roteiro que pode ajudar o fiel a escolher quais orações deseja realizar — podendo também rezar todas elas diariamente. Além disso, é comum que a quaresma seja feita todos os dias entre 15 e 29 de agosto, mas nada impede também que ela seja realizada em qualquer outra época do ano.

    Sinal da cruz


    Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

    Pequeno exorcismo de Leão XIII


    São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra a maldade e as ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos; e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai no inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.

    Ladainha de São Miguel Arcanjo


    Senhor, tende piedade de nós.
    Jesus Cristo, tende piedade de nós.
    Senhor, tende piedade de nós.

    Cristo, ouvi-nos.
    Cristo, atendei-nos.

    Pai celeste, que sois Deus, tende piedade de nós.
    Filho redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.
    Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
    Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.

    Santa Maria, Rainha dos Anjos, rogai por nós.
    São Miguel, rogai por nós.
    São Miguel, cheio da graça de Deus, rogai…
    São Miguel, perfeito adorador do Verbo Divino,
    São Miguel, coroado de honra e de glória,
    São Miguel, poderosíssimo príncipe dos exércitos do Senhor,
    São Miguel, porta-estandarte da Santíssima Trindade,
    São Miguel, guardião do Paraíso,
    São Miguel, guia e consolador do povo israelita,
    São Miguel, esplendor e fortaleza da Igreja militante,
    São Miguel, honra e alegria da Igreja triunfante,
    São Miguel, luz dos anjos,
    São Miguel, baluarte dos cristãos,
    São Miguel, força daqueles que combatem pelo estandarte da cruz,
    São Miguel, luz e confiança das almas no último momento da vida,
    São Miguel, socorro muito certo,
    São Miguel, nosso auxílio em todas as adversidades,
    São Miguel, arauto da sentença eterna,
    São Miguel, consolador das almas que estão no Purgatório,
    São Miguel, a quem o Senhor incumbiu de receber as almas depois da morte,
    São Miguel, nosso príncipe,
    São Miguel, nosso advogado, rogai por nós.

    Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor.
    Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor.
    Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

    Rogai por nós, ó glorioso São Miguel, príncipe da Igreja de Cristo,
    para que sejamos dignos de suas promessas.

    Oremos: Senhor Jesus, santificai-nos por uma bênção sempre nova e concedei-nos, pela intercessão de São Miguel, essa sabedoria que nos ensina a ajuntar riquezas do céu e a trocar os bens do tempo presente pelos da eternidade. Vós que viveis e reinais em todos os séculos dos séculos. Amém.

    Consagração a São Miguel Arcanjo


    Ó Príncipe nobilíssimo dos Anjos, valoroso guerreiro do Altíssimo, zeloso defensor da glória do Senhor, terror dos espíritos rebeldes, amor e delícia de todos os Anjos justos, meu diletíssimo Arcanjo São Miguel, desejando eu fazer parte do número dos vossos devotos e servos, a vós hoje me consagro, me dou e me ofereço e ponho-me a mim próprio, a minha família e tudo o que me pertence, debaixo da vossa poderosíssima proteção. 

    É pequena a oferta do meu serviço, sendo como sou um miserável pecador, mas vós engrandecereis o afeto do meu coração; recordai-vos que de hoje em diante estou debaixo do vosso sustento e deveis assistir-me em toda a minha vida e obter-me o perdão dos meus muitos e graves pecados, a graça de amar a Deus de todo coração, ao meu querido Salvador Jesus Cristo e a minha Mãe Maria Santíssima.

    Obtende-me aqueles auxílios que me são necessários para obter a coroa da eterna glória. Defendei-me dos inimigos da alma, especialmente na hora da morte. Vinde, ó príncipe gloriosíssimo, assistir-me na última luta e com a vossa arma poderosa lançai para longe, precipitando nos abismos do inferno, aquele anjo quebrador de promessas e soberbo que um dia prostrastes no combate no Céu. 

    São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate para que não pereçamos no supremo juízo.

    Oração final


    Levanta-se Deus, pela intercessão da bem-aventurada Virgem Maria, São Miguel Arcanjo e todas as milícias celestes; sejam dispersos os seus inimigos e fujam de sua face todos os que o odeiam. Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

    Oração “Augusta Rainha”


    Augusta Rainha dos céus, soberana mestra dos Anjos, Vós que, desde o princípio, recebestes de Deus o poder e a missão de esmagar a cabeça de Satanás, nós vo-lo pedimos humildemente, enviai vossas legiões celestes para que, sob vossas ordens, e por vosso poder, elas persigam os demônios, combatendo-os por toda a parte, reprimindo-lhes a insolência, e lançando-os no abismo. Quem é como Deus? Ó Mãe de bondade e ternura, Vós sereis sempre o nosso amor e a nossa esperança. Ó Mãe divina, enviai os Santos Anjos para nos defenderem, e repeli para longe de nós o cruel inimigo. Santos Anjos e Arcanjos, defendei-nos e guardai-nos. Amém.

    Veja também: Oração ao anjo da guarda do Brasil

    Referências

    1. CIC, 336[]
    2. CIC 329[]
    3. CIC, 2697[][][]
    4. ITs 5, 17[]
    5. CIC, 2693[]
    6. CIC, 331[]
    7. CIC, 239[]
    8. CIC, 352[]
    9. CIC, 391[]
    10. CIC, 395[]
    11. Mt 4, 1-11[]
    12. CIC, 2725[]
    13. VATICAN NEWS, A festa da impressão dos Estigmas de São Francisco[]
    14. VATICAN NEWS, São Miguel Arcanjo[]
    Avatar

    MBC

    Assine nossa newsletter com conteúdos exclusivos

      Ao clicar em quero assinar você declara aceita receber conteúdos em seu email e concorda com a nossa política de privacidade.