Reze a Novena a São Francisco de Sales, padroeiro da imprensa católica, dos escritores e jornalistas, dos confessores e dos educadores.
Reze a Novena a São Francisco de Sales, padroeiro da imprensa católica, dos escritores e jornalistas, dos confessores e dos educadores.
Reze conosco a Novena a São Francisco de Sales, padroeiro da imprensa católica, dos escritores e jornalistas, dos confessores, dos educadores e dos surdos.
Período: 15 a 23 de janeiro.
Solenidade: 24 de janeiro.
Nascido em 21 de agosto de 1567 no Castelo de Sales, na juventude foi educado nas artes liberais pelos jesuítas. Atravessou, por conta do seu envolvimento imprudente em uma controvérsia sobre a predestinação, uma profunda crise existencial, que durou quase dois anos, ao crer-se condenado ao Inferno. Ainda aflito, em 1587 se dirigiu sofregamente à antiga paróquia de Saint-Étienne-des-Grès, em Paris, e lá se consagrou à Virgem Maria e decidiu dedicar-se a Deus com um voto espontâneo de castidade. Pouco depois, ingressou na Ordem Terceira dos Ermitões do Frei São Vicente de Paula, ou Ordem dos Mínimos. Estudou filosofia e teologia em Paris e direito civil e canônico em Pádua, doutorando-se em 1592; no ano seguinte foi ordenado sacerdote. Morreu em Lion, em 28 de dezembro de 1622.
Um grande amor de Deus e das almas, acrescido de grande bondade, de muita ciência e de excepcional lucidez de doutrina, fizeram de São Francisco de Sales o maior apóstolo do seu tempo e um dos mestres de vida espiritual mais lidos. Como bispo de Genebra, reconduziu à Igreja muitos que a heresia protestante havia pervertido. Em 1610, junto com Santa Joanna de Chantal, sua dirigida, fundou a Ordem da Visitação de Santa Maria e escreveu para as religiosas o célebre Tratado do Amor de Deus. A Introdução à vida devota, que escrevera para gente do mundo, é das obras cuja influência larga e duradoura marcou profundamente a espiritualidade de nosso tempo.
Saiba mais sobre a vida de São Francisco de Sales neste artigo.
Abri, Senhor, os meus lábios para bendizer o vosso santo nome. Purificai o meu coração de todos os pensamentos vãos, desordenados e estranhos. Iluminai o meu entendimento e inflamai minha vontade para que eu possa rezar digna, atenta e devotadamente este Ofício, e mereça ser atendido na presença de vossa divina Majestade. Por Cristo, Nosso Senhor.
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.
℣. Enviai vosso Espírito e tudo será criado.
℟. E renovareis a face da terra.
Oremos. Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Nosso Senhor. ℟.Amém.
Altíssimo e soberano Senhor, que tendes destinado em cada uma das virtudes excelentíssimos modelos em vossos santos, fazendo a cada um deles brilhar em alguma das virtudes que formam o caráter do cristianismo: um na pobreza de espírito, outro na caridade para com os pobres, outro na assistência aos moribundos, outro no humilde desapego do mundo, outros em uma amenidade do trato com o próximo, e inúmeros outros em semelhantes virtudes. São Francisco de Sales brilhou em todas; mas talvez ainda com mais lustre na mansidão de um cordeiro, misturada com um ardente amor de Deus e uma extrema paciência, que ganhava o coração de seus semelhantes invencivelmente obstinados. Quando nós, agora, pretendemos considerar as virtudes desse vosso servo, dignai-vos ajudar-nos com a vossa graça a fim de que, de seu exemplo, aprendamos a lição que nos destes naquelas suavíssimas palavras: “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração” (Mt 11,29). Sabeis, Senhor, quanta é a nossa propensão para a ira, com a qual rompemos em palavras e ações indignas de um cristão. Valha-nos a vossa eterna mansidão, a fim de que, pela intercessão do santo de Sales, imitemos quanto pudermos a doçura do vosso trato que este santo soube tão perfeitamente imitar. Não sirvam de obstáculos nossos pecados; pois de todos vos pedimos humildemente perdão por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.
Pai-Nosso; Ave-Maria; Glória ao Pai
℣. Glorioso São Francisco de Sales.
℟. Livrai-nos da culpa, o pior dos males.
Consideremos como sendo dois os caminhos do Céu, um da inocência, outro da penitência; quis Deus Nosso Senhor que São Francisco de Sales ganhasse a bem-aventurança conduzindo-o pelo primeiro, querendo que seus pais, que eram nobres e pios, lhe dessem uma solícita educação, e que desde tenros anos tivesse especial graça de Deus para vencer os laços que o demônio se não descuidou de armar-lhe. Grande favor nos faz Deus quando permite que tenhamos uma cuidadosa educação, e grande merecimento terão diante de Deus os que
sabem retirar seus filhos das más companhias. Glória seja aos pais do santo de Sales, que assim o souberam educar, e glória ao santo, que soube aproveitar tão bela oportunidade de conservar a formosa joia da inocência. A maldição pelo descuido da educação de seus filhos está sobre os pais.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai celeste que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho, Redentor do mundo, que sois Deus,
Espírito Santo, que sois Deus,
Santíssima Trindade, que sois um só Deus,
Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus,
Santa Virgem das Virgens,
Mãe de Jesus Cristo,
Mãe da divina graça,
Mãe puríssima,
Mãe castíssima,
Mãe imaculada,
Mãe intacta,
Mãe amável,
Mãe admirável,
Mãe do bom conselho,
Mãe do Criador,
Mãe do Salvador,
Virgem prudentíssima,
Virgem venerável,
Virgem louvável,
Virgem poderosa,
Virgem clemente,
Virgem fiel,
Espelho de justiça,
Sede de sabedoria,
Causa da nossa alegria,
Vaso espiritual,
Vaso honorífico,
Vaso insígne de devoção,
Rosa mística,
Torre de Davi,
Torre de marfim,
Casa de ouro,
Arca da aliança,
Porta do Céu,
Estrela da manhã,
Saúde dos enfermos,
Refúgio dos pecadores,
Consoladora dos aflitos,
Auxílio dos cristãos,
Rainha dos anjos,
Rainha dos patriarcas,
Rainha dos profetas,
Rainha dos apóstolos,
Rainha dos mártires,
Rainha dos confessores,
Rainha das virgens,
Rainha de todos os santos,
Rainha concebida sem pecado original,
Rainha elevada ao Céu,
Rainha do sacratíssimo Rosário,
Rainha da paz,
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados
do mundo, perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados
do mundo, ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados
do mundo, tende piedade de nós.
℣. Rogai por nós, santa Mãe de Deus,
℟. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos: Senhor Deus, nós Vos suplicamos que concedais aos Vossos servos perpétua saúde de alma e de corpo; e que, pela gloriosa intercessão da bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres da presente tristeza e gozemos da eterna alegria.
Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
℣. Rogai por nós, São Francisco.
℟. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos. Ó Deus, que para a salvação das almas quisestes que o bem-aventurado Francisco, bispo e confessor vosso, se fizesse tudo para todos, concedei-nos a graça de… (fazer o pedido) e que, repletos da unção do vosso amor, e auxiliados pelos seus conselhos e merecimentos, alcancemos a alegria da vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
Que tal conhecer também os principais livros escritos por São Francisco de Sales?
(Fazer a oração inicial para todos os dias)
Consideremos como São Francisco de Sales, já ilustrado nas artes liberais, foi estudar filosofia e teologia em Paris, e ambos os direitos em Pádua, conseguindo, assim, os graus de doutor nestas nobres universidades. A virtude nunca foi oposta às ciências e luzes do entendimento. Fazem injúria e faltam à verdade os incrédulos do nosso tempo quando dizem o contrário. Sejam testemunhas os maiores sábios do mundo, como em tempos antigos um Agostinho, um Jerônimo, na Idade Média um Santo Tomás, um São Boaventura, e nos nossos tempos grande número de exemplos. São Francisco de Sales aplicou-se a todos os estudos do seu tempo, mas soube acompanhá-los sempre com piedade, vencendo dificuldades e as traições do Demônio e dos falsos amigos, que armavam laços à sua inocência.
(Fazer a oração final para todos os dias)
(Fazer a oração inicial para todos os dias)
Consideremos como São Francisco de Sales, aperfeiçoado nos conhecimentos necessários, daí não lhe nasceram ares de soberba, como desgraçadamente se observa em muitos que completam os estudos. Antes, a sua piedade lhe ditou fazer voto de perpétua virgindade. Quando esteve em Paris, aumentou-se a sua piedade na visita que fez à Santa Casa de Loreto, na Itália, onde se conserva a mesma casinha em que morou Maria Santíssima e seu esposo São José, com o Divino Verbo encarnado. Aqui, em êxtases de devoção na consideração do benefício estupendo da nossa Redenção, das prerrogativas e santidade da Virgem, Rainha dos anjos, e da continência do preclaro esposo da Virgem, São José, renovou o voto feito em Paris, e para cuja defesa teve de defender-se contra os ataques do Demônio, do mundo e da carne.
(Fazer a oração final para todos os dias)
(Fazer a oração inicial para todos os dias)
Consideremos como tendo se oferecido a São Francisco de Sales uma amplíssima dignidade secular, Deus, que o destinava para servir a Santa Igreja com seus excedentes escritos e pregações, fez com que ele a não aceitasse, mas antes fosse promovido ao sacerdócio. Ordenado que foi, conhecendo o seu bispo as virtudes e talento do nosso santo, o constituiu pregoeiro da divina palavra. Perdeu a magistratura secular um grande conselheiro e juiz, mas conseguiu a Igreja um grande santo e um zeloso apóstolo. Muito cuidado deve ter cada um para não perder a vocação de Deus e para não tomar o estado para o qual Deus não o chama. Teríamos hoje, talvez, um santo a menos em nossos altares e um bem-aventurado a menos no Céu, se São Francisco de Sales se não ordenasse sacerdote: e o Inferno teria mais moradores, se muitos que são sacerdotes não o fossem.
(Fazer a oração final para todos os dias)
(Fazer a oração inicial para todos os dias)
Consideremos como Nosso Senhor deu tal dom de palavra ao nosso santo, tal constância e tal ânimo em seus trabalhos apostólicos, tanta força de evidência em seus raciocínios, que, sendo destinado por seu prelado para pregar aos povos vizinhos da cidade de Genebra, contaminados com a heresia, converteu 72 mil hereges. Mas não se podem contar os trabalhos que sofreu, os perigos que enfrentou, as traições dos obstinados de que escapou. E nem se pense que seus sermões se dirigiam só ao povo grosseiro e rude, antes muitos dos convertidos eram homens reputados por sábios, e muitos nobres e poderosos. Ao Senhor das virtudes sejam dados mil louvores, por tanta graça que deu a um só pregador.
(Fazer a oração final para todos os dias)
(Fazer a oração inicial para todos os dias)
Consideremos como conhecendo o seu prelado as grandes virtudes e merecimentos do santo de Sales, o propôs para seu coadjutor no ministério episcopal, e apenas levou Deus para si o dito bispo, lhe sucedeu o nosso santo. Desde então, começou o santo a espalhar em torno de si os raios resplandecentes de sua santidade. Que prelado teve mais zelo sobre a reforma da disciplina eclesiástica? Quem promoveu com melhores maneiras a pacificação de suas ovelhas e a reforma dos costumes? Um homem desses, que de vez em quando Nosso Senhor manda à sua Igreja, é um dos melhores presentes que lhe pode fazer, e de que todos lhe devemos agradecer como nova prova do seu amor e de que não desampara a sua Igreja.
(Fazer a oração final para todos os dias)
(Fazer a oração inicial para todos os dias)
Consideremos outra obra de grande serviço de Deus que fez São Francisco de Sales à Religião: foi a instituição das religiosas chamadas da Visitação. Nesta corporação religiosa, tão edificante na Santa Igreja, se tem salvado grande número de almas, que se governam pelas instituições deste santo. Os santos amam a Deus e, portanto, também ao próximo, porque Deus lho manda: e assim excogitam quantos meios podem para salvar os outros, não só pela conversão dos pecadores, dos incrédulos e dos hereges, mas também pela direção das almas pias e devotas, o contrário dos que parecem que estão neste mundo só para arruinar o próximo com seus maus exemplos e escândalos.
(Fazer a oração final para todos os dias)
(Fazer a oração inicial para todos os dias)
Consideremos outro grande serviço a Deus feito pelo nosso São Francisco de Sales, o qual vem a ser os seus excelentes escritos, nos quais respira a cada página o grande amor de Deus em que pretende inflamar o coração de seus leitores, e uma doçura e unção admirável, no que este santo é singular entre outros escritores. Vive ele até hoje em seus escritos, que a Igreja diz que contêm uma sabedoria celestial. E são eles, com efeito, uns dos mais edificantes que andam pelas mãos dos fiéis. Muito serviço faz a Deus e ao próximo o nosso santo com livros tão pios. Praza a Deus que todos os leiam e se aproveitem desse pasto celestial.
(Fazer a oração final para todos os dias)
(Fazer a oração inicial para todos os dias)
Consideremos como uma vida tão santa e edificante como a de São Francisco de Sales, a um homem que com suas pregações tinha convertido tantos milhares de hereges com tanto risco da própria vida, a um pastor que tão bem soube dirigir para pastos saudáveis o seu rebanho, a um diretor de almas que com tanta suavidade e doçura as soube levar para o Céu, a um escritor ascético de tão edificantes livros: que morte se havia de seguir para coroar vida tão santa? Está bem sabido que a morte dos santos é preciosa. Subiu esta santa alma a gozar no Céu do prêmio de tão santa vida. O santo roga agora a Deus por seus devotos para que, aproveitando-nos de sua doutrina e tomando seus saudáveis conselhos, gozemos de sua amável companhia no Céu. Amém.
(Fazer a oração final para todos os dias)
O maior clube de leitores católicos do Brasil.
Reze conosco a Novena a São Francisco de Sales, padroeiro da imprensa católica, dos escritores e jornalistas, dos confessores, dos educadores e dos surdos.
Período: 15 a 23 de janeiro.
Solenidade: 24 de janeiro.
Nascido em 21 de agosto de 1567 no Castelo de Sales, na juventude foi educado nas artes liberais pelos jesuítas. Atravessou, por conta do seu envolvimento imprudente em uma controvérsia sobre a predestinação, uma profunda crise existencial, que durou quase dois anos, ao crer-se condenado ao Inferno. Ainda aflito, em 1587 se dirigiu sofregamente à antiga paróquia de Saint-Étienne-des-Grès, em Paris, e lá se consagrou à Virgem Maria e decidiu dedicar-se a Deus com um voto espontâneo de castidade. Pouco depois, ingressou na Ordem Terceira dos Ermitões do Frei São Vicente de Paula, ou Ordem dos Mínimos. Estudou filosofia e teologia em Paris e direito civil e canônico em Pádua, doutorando-se em 1592; no ano seguinte foi ordenado sacerdote. Morreu em Lion, em 28 de dezembro de 1622.
Um grande amor de Deus e das almas, acrescido de grande bondade, de muita ciência e de excepcional lucidez de doutrina, fizeram de São Francisco de Sales o maior apóstolo do seu tempo e um dos mestres de vida espiritual mais lidos. Como bispo de Genebra, reconduziu à Igreja muitos que a heresia protestante havia pervertido. Em 1610, junto com Santa Joanna de Chantal, sua dirigida, fundou a Ordem da Visitação de Santa Maria e escreveu para as religiosas o célebre Tratado do Amor de Deus. A Introdução à vida devota, que escrevera para gente do mundo, é das obras cuja influência larga e duradoura marcou profundamente a espiritualidade de nosso tempo.
Saiba mais sobre a vida de São Francisco de Sales neste artigo.
Abri, Senhor, os meus lábios para bendizer o vosso santo nome. Purificai o meu coração de todos os pensamentos vãos, desordenados e estranhos. Iluminai o meu entendimento e inflamai minha vontade para que eu possa rezar digna, atenta e devotadamente este Ofício, e mereça ser atendido na presença de vossa divina Majestade. Por Cristo, Nosso Senhor.
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.
℣. Enviai vosso Espírito e tudo será criado.
℟. E renovareis a face da terra.
Oremos. Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Nosso Senhor. ℟.Amém.
Altíssimo e soberano Senhor, que tendes destinado em cada uma das virtudes excelentíssimos modelos em vossos santos, fazendo a cada um deles brilhar em alguma das virtudes que formam o caráter do cristianismo: um na pobreza de espírito, outro na caridade para com os pobres, outro na assistência aos moribundos, outro no humilde desapego do mundo, outros em uma amenidade do trato com o próximo, e inúmeros outros em semelhantes virtudes. São Francisco de Sales brilhou em todas; mas talvez ainda com mais lustre na mansidão de um cordeiro, misturada com um ardente amor de Deus e uma extrema paciência, que ganhava o coração de seus semelhantes invencivelmente obstinados. Quando nós, agora, pretendemos considerar as virtudes desse vosso servo, dignai-vos ajudar-nos com a vossa graça a fim de que, de seu exemplo, aprendamos a lição que nos destes naquelas suavíssimas palavras: “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração” (Mt 11,29). Sabeis, Senhor, quanta é a nossa propensão para a ira, com a qual rompemos em palavras e ações indignas de um cristão. Valha-nos a vossa eterna mansidão, a fim de que, pela intercessão do santo de Sales, imitemos quanto pudermos a doçura do vosso trato que este santo soube tão perfeitamente imitar. Não sirvam de obstáculos nossos pecados; pois de todos vos pedimos humildemente perdão por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.
Pai-Nosso; Ave-Maria; Glória ao Pai
℣. Glorioso São Francisco de Sales.
℟. Livrai-nos da culpa, o pior dos males.
Consideremos como sendo dois os caminhos do Céu, um da inocência, outro da penitência; quis Deus Nosso Senhor que São Francisco de Sales ganhasse a bem-aventurança conduzindo-o pelo primeiro, querendo que seus pais, que eram nobres e pios, lhe dessem uma solícita educação, e que desde tenros anos tivesse especial graça de Deus para vencer os laços que o demônio se não descuidou de armar-lhe. Grande favor nos faz Deus quando permite que tenhamos uma cuidadosa educação, e grande merecimento terão diante de Deus os que
sabem retirar seus filhos das más companhias. Glória seja aos pais do santo de Sales, que assim o souberam educar, e glória ao santo, que soube aproveitar tão bela oportunidade de conservar a formosa joia da inocência. A maldição pelo descuido da educação de seus filhos está sobre os pais.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai celeste que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho, Redentor do mundo, que sois Deus,
Espírito Santo, que sois Deus,
Santíssima Trindade, que sois um só Deus,
Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus,
Santa Virgem das Virgens,
Mãe de Jesus Cristo,
Mãe da divina graça,
Mãe puríssima,
Mãe castíssima,
Mãe imaculada,
Mãe intacta,
Mãe amável,
Mãe admirável,
Mãe do bom conselho,
Mãe do Criador,
Mãe do Salvador,
Virgem prudentíssima,
Virgem venerável,
Virgem louvável,
Virgem poderosa,
Virgem clemente,
Virgem fiel,
Espelho de justiça,
Sede de sabedoria,
Causa da nossa alegria,
Vaso espiritual,
Vaso honorífico,
Vaso insígne de devoção,
Rosa mística,
Torre de Davi,
Torre de marfim,
Casa de ouro,
Arca da aliança,
Porta do Céu,
Estrela da manhã,
Saúde dos enfermos,
Refúgio dos pecadores,
Consoladora dos aflitos,
Auxílio dos cristãos,
Rainha dos anjos,
Rainha dos patriarcas,
Rainha dos profetas,
Rainha dos apóstolos,
Rainha dos mártires,
Rainha dos confessores,
Rainha das virgens,
Rainha de todos os santos,
Rainha concebida sem pecado original,
Rainha elevada ao Céu,
Rainha do sacratíssimo Rosário,
Rainha da paz,
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados
do mundo, perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados
do mundo, ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados
do mundo, tende piedade de nós.
℣. Rogai por nós, santa Mãe de Deus,
℟. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos: Senhor Deus, nós Vos suplicamos que concedais aos Vossos servos perpétua saúde de alma e de corpo; e que, pela gloriosa intercessão da bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres da presente tristeza e gozemos da eterna alegria.
Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
℣. Rogai por nós, São Francisco.
℟. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos. Ó Deus, que para a salvação das almas quisestes que o bem-aventurado Francisco, bispo e confessor vosso, se fizesse tudo para todos, concedei-nos a graça de… (fazer o pedido) e que, repletos da unção do vosso amor, e auxiliados pelos seus conselhos e merecimentos, alcancemos a alegria da vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
Que tal conhecer também os principais livros escritos por São Francisco de Sales?
(Fazer a oração inicial para todos os dias)
Consideremos como São Francisco de Sales, já ilustrado nas artes liberais, foi estudar filosofia e teologia em Paris, e ambos os direitos em Pádua, conseguindo, assim, os graus de doutor nestas nobres universidades. A virtude nunca foi oposta às ciências e luzes do entendimento. Fazem injúria e faltam à verdade os incrédulos do nosso tempo quando dizem o contrário. Sejam testemunhas os maiores sábios do mundo, como em tempos antigos um Agostinho, um Jerônimo, na Idade Média um Santo Tomás, um São Boaventura, e nos nossos tempos grande número de exemplos. São Francisco de Sales aplicou-se a todos os estudos do seu tempo, mas soube acompanhá-los sempre com piedade, vencendo dificuldades e as traições do Demônio e dos falsos amigos, que armavam laços à sua inocência.
(Fazer a oração final para todos os dias)
(Fazer a oração inicial para todos os dias)
Consideremos como São Francisco de Sales, aperfeiçoado nos conhecimentos necessários, daí não lhe nasceram ares de soberba, como desgraçadamente se observa em muitos que completam os estudos. Antes, a sua piedade lhe ditou fazer voto de perpétua virgindade. Quando esteve em Paris, aumentou-se a sua piedade na visita que fez à Santa Casa de Loreto, na Itália, onde se conserva a mesma casinha em que morou Maria Santíssima e seu esposo São José, com o Divino Verbo encarnado. Aqui, em êxtases de devoção na consideração do benefício estupendo da nossa Redenção, das prerrogativas e santidade da Virgem, Rainha dos anjos, e da continência do preclaro esposo da Virgem, São José, renovou o voto feito em Paris, e para cuja defesa teve de defender-se contra os ataques do Demônio, do mundo e da carne.
(Fazer a oração final para todos os dias)
(Fazer a oração inicial para todos os dias)
Consideremos como tendo se oferecido a São Francisco de Sales uma amplíssima dignidade secular, Deus, que o destinava para servir a Santa Igreja com seus excedentes escritos e pregações, fez com que ele a não aceitasse, mas antes fosse promovido ao sacerdócio. Ordenado que foi, conhecendo o seu bispo as virtudes e talento do nosso santo, o constituiu pregoeiro da divina palavra. Perdeu a magistratura secular um grande conselheiro e juiz, mas conseguiu a Igreja um grande santo e um zeloso apóstolo. Muito cuidado deve ter cada um para não perder a vocação de Deus e para não tomar o estado para o qual Deus não o chama. Teríamos hoje, talvez, um santo a menos em nossos altares e um bem-aventurado a menos no Céu, se São Francisco de Sales se não ordenasse sacerdote: e o Inferno teria mais moradores, se muitos que são sacerdotes não o fossem.
(Fazer a oração final para todos os dias)
(Fazer a oração inicial para todos os dias)
Consideremos como Nosso Senhor deu tal dom de palavra ao nosso santo, tal constância e tal ânimo em seus trabalhos apostólicos, tanta força de evidência em seus raciocínios, que, sendo destinado por seu prelado para pregar aos povos vizinhos da cidade de Genebra, contaminados com a heresia, converteu 72 mil hereges. Mas não se podem contar os trabalhos que sofreu, os perigos que enfrentou, as traições dos obstinados de que escapou. E nem se pense que seus sermões se dirigiam só ao povo grosseiro e rude, antes muitos dos convertidos eram homens reputados por sábios, e muitos nobres e poderosos. Ao Senhor das virtudes sejam dados mil louvores, por tanta graça que deu a um só pregador.
(Fazer a oração final para todos os dias)
(Fazer a oração inicial para todos os dias)
Consideremos como conhecendo o seu prelado as grandes virtudes e merecimentos do santo de Sales, o propôs para seu coadjutor no ministério episcopal, e apenas levou Deus para si o dito bispo, lhe sucedeu o nosso santo. Desde então, começou o santo a espalhar em torno de si os raios resplandecentes de sua santidade. Que prelado teve mais zelo sobre a reforma da disciplina eclesiástica? Quem promoveu com melhores maneiras a pacificação de suas ovelhas e a reforma dos costumes? Um homem desses, que de vez em quando Nosso Senhor manda à sua Igreja, é um dos melhores presentes que lhe pode fazer, e de que todos lhe devemos agradecer como nova prova do seu amor e de que não desampara a sua Igreja.
(Fazer a oração final para todos os dias)
(Fazer a oração inicial para todos os dias)
Consideremos outra obra de grande serviço de Deus que fez São Francisco de Sales à Religião: foi a instituição das religiosas chamadas da Visitação. Nesta corporação religiosa, tão edificante na Santa Igreja, se tem salvado grande número de almas, que se governam pelas instituições deste santo. Os santos amam a Deus e, portanto, também ao próximo, porque Deus lho manda: e assim excogitam quantos meios podem para salvar os outros, não só pela conversão dos pecadores, dos incrédulos e dos hereges, mas também pela direção das almas pias e devotas, o contrário dos que parecem que estão neste mundo só para arruinar o próximo com seus maus exemplos e escândalos.
(Fazer a oração final para todos os dias)
(Fazer a oração inicial para todos os dias)
Consideremos outro grande serviço a Deus feito pelo nosso São Francisco de Sales, o qual vem a ser os seus excelentes escritos, nos quais respira a cada página o grande amor de Deus em que pretende inflamar o coração de seus leitores, e uma doçura e unção admirável, no que este santo é singular entre outros escritores. Vive ele até hoje em seus escritos, que a Igreja diz que contêm uma sabedoria celestial. E são eles, com efeito, uns dos mais edificantes que andam pelas mãos dos fiéis. Muito serviço faz a Deus e ao próximo o nosso santo com livros tão pios. Praza a Deus que todos os leiam e se aproveitem desse pasto celestial.
(Fazer a oração final para todos os dias)
(Fazer a oração inicial para todos os dias)
Consideremos como uma vida tão santa e edificante como a de São Francisco de Sales, a um homem que com suas pregações tinha convertido tantos milhares de hereges com tanto risco da própria vida, a um pastor que tão bem soube dirigir para pastos saudáveis o seu rebanho, a um diretor de almas que com tanta suavidade e doçura as soube levar para o Céu, a um escritor ascético de tão edificantes livros: que morte se havia de seguir para coroar vida tão santa? Está bem sabido que a morte dos santos é preciosa. Subiu esta santa alma a gozar no Céu do prêmio de tão santa vida. O santo roga agora a Deus por seus devotos para que, aproveitando-nos de sua doutrina e tomando seus saudáveis conselhos, gozemos de sua amável companhia no Céu. Amém.
(Fazer a oração final para todos os dias)