Devido à tragédia climática no RS, os prazos de entrega poderão ser afetados.
Devoção, Espiritualidade, Formação

Devoção a Nossa Senhora: 4 meios para aumentá-la

A devoção à Nossa Senhora é uma das mais valiosas para um católico. Mas, como podemos nos tornar mais devotos da nossa Mãe? Conheça 4 meios.

Devoção a Nossa Senhora: 4 meios para aumentá-la
Devoção, Espiritualidade, Formação

Devoção a Nossa Senhora: 4 meios para aumentá-la

A devoção à Nossa Senhora é uma das mais valiosas para um católico. Mas, como podemos nos tornar mais devotos da nossa Mãe? Conheça 4 meios.

Data da Publicação: 07/12/2022
Tempo de leitura:
Autor: MBC
Data da Publicação: 07/12/2022
Tempo de leitura:
Autor: MBC

Para um católico, a devoção à Nossa Senhora é, sem dúvida, uma das mais valiosas. Como resistir a esse amor sublime, que nos visita e cuida a cada instante?

De fato, tal como o apóstolo João, Jesus também nos olha e diz: “Filho, eis aí a tua mãe!”. E nós, em contrapartida, precisamos acolhe-La em nosso coração. Mas, como podemos fazer isso? Neste post, te apresentamos 4 meios para aprofundar sua devoção à Mãe de Deus e nossa.

Por que ser devoto da Virgem Maria?

Uma questão que pode surgir em nossa caminhada de fé é sobre a necessidade de rezar à Virgem Maria. Se Jesus é o Filho de Deus, não posso me dirigir a Ele diretamente? É necessário rezar e ter outras devoções, como à Sua Mãe?

Quando olhamos para o mistério da encarnação do Verbo, já sabemos a resposta. Quando Deus Pai quis enviar seu Filho unigênito, “para que toda aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” 1, não o fez diretamente, sem intermediações.

Poderia, sendo Deus, enviar seu Filho já encarnado – até mesmo já adulto – para cumprir seu plano de salvação. Mas para cumprir este plano, era necessário não somente um novo Adão – Nosso Senhor Jesus Cristo – mas também uma nova Eva, a Santíssima Virgem Maria.

Por seu sim, a salvação veio ao mundo, encarnou-se em um ventre de mulher – um ventre escolhido, imaculado – e nasceu para livrar o mundo de seus pecados. A beleza do mistério da encarnação demonstra o querer divino: um Deus que quis precisar de uma mulher frágil, tão jovem, para concretizar a promessa aguardada desde o início dos tempos.

Sendo assim, se o próprio Deus quis passar pelo ventre santo de Nossa Senhora, por que nós, tão pecadores, não quereríamos ser gestados e preparados neste mesmo ventre de amor?

Ser devotos de Nossa Senhora é, de fato, desejarmos uma vida nova – um novo nascimento pelas mãos da Santa e Imaculada Mãe de Deus. E sendo Mãe d’Ele, também se fez nossa mãe, nosso refúgio e proteção em tantas atribulações.

É por isso que a devoção a Maria é de particular importância a cada cristão. É por meio dela que encontramos, mais facilmente, a via de nossa santificação. Este sempre foi seu pedido, em cada aparição a seus pequeninos filhos – oração e santificação, para reparar as ofensas cometidas pelos inimigos de Deus. 

Com nossos ouvidos abertos e atentos aos apelos de Nossa Mãe, seguimos o que diz a preciosa oração de São Bernardo de Claraval: 

[…]

Se os ventos das tentações se levantarem,
Se te chocares contra os rochedos das tribulações,
Olha para a Estrela, Invoca Maria.

Se te sentires arrastado pelas ondas do Orgulho,
Da ambição, da traição, do ciúme,
Olha para a Estrela, Invoca Maria.

Se a raiva, a avareza ou os desejos impuros,
Sacudirem o pequeno barco da tua alma,
Olha para Maria.

Se frustrado pela enormidade de teus crimes,
Confuso, diante de tua consciência manchada,
Gelado de pavor, ao pensar no juízo;
Se te sentes submerso no abismo de desespero,
Pensa em Maria.

Nos perigos, nas angústias, na dúvida,
Pensa em Maria, invoca Maria.

Que Ela não se afaste de tua boca.
Que Ela não se afaste de teu coração
E, para obter o socorro de sua intercessão,
Não esqueças de meditar o exemplo de sua vida.
Se seguires, não te desviarás.

Se a suplicares, não te desesperarás.
Se a consultares, não errarás o caminho.
Se Ela te proteger, nada temerás.
Se Ela te for favorável, alcançarás a meta.

E, assim, compreenderás, pessoalmente,
Quão justas são as palavras da Sagrada Escritura
“E o nome da Virgem era Maria”.

Como aprofundar-se na devoção a Nossa Senhora?

No entanto, poderíamos nos perguntar: como ser mais próximos da Mãe e mais devotos?

A resposta é simples: é preciso relacionar-se com Nossa Senhora, estar com ela, dividir nossas alegrias e dores, confiar-lhe as angústias do coração… É preciso dar-lhe nosso tempo por meio da oração!

E, para isso, algumas práticas podem ser de grande valia na hora de aumentarmos nosso amor à Mãe de Deus.

1º meio de aumentar a devoção à Nossa Senhora: o Santo Rosário

Esta é a prática que talvez mais nos aproxime da Mãe, visto que se trata de um pedido constante dela mesma. Em várias aparições, Nossa Senhora pede que façamos a oração do Rosário. Isso se comprova quando estudamos um pouco sobre tantas aparições,  como podemos ler nos livros sobre as devoções marianas, ou no compilado de aparições chamado “Aparições de Nossa Senhora”, de Joan Carroll Cruz.

Aqui no blog, você encontra um artigo completo sobre a importância do rosário, sua história, e a forma de rezá-lo.

2º meio: o Ofício da Imaculada

O Ofício da Imaculada Conceição é uma belíssima oração, escrita pelo monge franciscano Bernardino de Bustis, na Itália, no século XV. Originalmente em latim, esta oração foi aprovada pelo Papa Inocêncio XI em 1678, e depois recebeu acréscimos do Papa Pio IX em 1876. Isso ocorreu alguns anos depois de Pio IX já ter declarado a Imaculada Conceição como dogma de fé, em 8 de dezembro de 1854.

Por sua beleza e frutos inegáveis, rapidamente a oração espalhou-se pela Europa, chegando a Portugal. Por meio dos portugueses, também chegou ao Brasil, onde é até hoje uma das orações preferidas do povo brasileiro.

Trata-se de uma série de orações e hinos, que devem ser realizados ao longo do dia em honra a Nossa Senhora. Sua estrutura lembra a Liturgia das Horas, cujo objetivo principal é justamente santificar todas as horas do dia e dedicá-las a Deus. A Liturgia das Horas, por ser mais extensa, costuma ser rezada apenas pelo clero, embora a prática tenha se popularizado entre o laicato.

Já o Ofício da Imaculada Conceição, por outro lado, é uma oração relativamente extensa, se comparada a outras mais breves, mas mesmo assim muito difundida, especialmente entre os leigos com grande devoção a Nossa Senhora. Há inúmeros relatos de graças alcançadas por meio desta oração, desde o início de sua prática. Uma antiga tradição, inclusive, diz que Nossa Senhora se ajoelha no Céu quando alguém na terra reza o Ofício.

Porém, podemos dizer que a maior graça alcançada por meio desta poderosa oração não são milagres extraordinários, mas a intimidade e o amor por Nossa Senhora, que se tornam muito mais profundos.

Para rezar, o Ofício inicia com as “Matinas”, correspondente à primeira oração do dia. Depois, a sequência segue com “Prima”, “Terça”, “Sexta”, “Nona”, “Vésperas” e “Completas”. Uma prática muito comum é de, não se podendo rezar em todos os horários, rezar apenas alguns deles, como o caso de “Matinas” e “Completas”, por exemplo.

Abaixo, deixamos as orações do Ofício, para que você possa iniciar essa oração tão bela à nossa querida Mãe.

Ofício da Imaculada Conceição

MATINAS

Deus vos salve Virgem, Filha de Deus Pai! Deus vos salve Virgem, Mãe de Deus Filho! Deus vos salve Virgem, Esposa do Divino Espírito Santo! Deus vos salve Virgem, Templo e Sacrário da Santíssima Trindade! Agora, lábios meus, dizei e anunciai os grandes louvores da Virgem Mãe de Deus.

Sede em meu favor, Virgem soberana, livrai-me do inimigo com o vosso valor. Glória seja ao Pai, ao Filho e ao Amor também, que é um só Deus em três Pessoas, agora e para sempre, e sem fim. Amém.

Hino

Deus vos salve, Virgem, Senhora do mundo, Rainha dos céus e das virgens, Virgem. Estrela da manhã, Deus vos salve, cheia de graça divina, formosa e louçã. Dai pressa Senhora, em favor do mundo, pois vos reconhece como defensora. Deus vos nomeou já desde toda a eternidade, para a Mãe do Verbo, com o qual criou, terra, mar e céus. E vos escolheu, quando Adão pecou, por esposa de Deus. Deus vos escolheu, e já muito dantes em seu tabernáculo morada lhe deu.

Ouvi, Mãe de Deus, minha oração. Toquem vosso peito os clamores meus.

Oração

Santa Maria, Rainha dos céus, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhora do mundo, que a nenhum pecador desamparais nem desprezais; ponde, Senhora, em mim os olhos de Vossa piedade e alcançai-me de Vosso amado Filho o perdão de todos os meus pecados, para que eu que agora venero com devoção a Vossa santa e Imaculada Conceição, mereça na outra vida alcançar o prêmio da bem-aventurança, pelo merecimento do Vosso benditíssimo Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor, que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina para sempre. Amém.

PRIMA

Sede em meu favor, Virgem soberana, livrai-me do inimigo com o vosso valor. Glória seja ao Pai, ao Filho e ao Amor também, que é um só Deus em três Pessoas, agora e para sempre, e sem fim. Amém.

Hino

Deus vos salve, mesa para Deus ornada, coluna sagrada, de grande firmeza; Casa dedicada a Deus sempiterno, sempre preservada Virgem do pecado. Antes que nascida, foste, Virgem, santa, no ventre ditoso de Ana concebida. Sois Mãe criadora dos mortais viventes. Sois dos Santos porta, dos Anjos Senhora. Sois forte esquadrão contra o inimigo, estrela de Jacó, refúgio do cristão. A Virgem, a criou Deus no Espírito Santo, e todas as suas obras, com elas as ornou.

Ouvi, Mãe de Deus, minha oração. Toquem Vosso peito os clamores meus.

Oração

Santa Maria, Rainha dos céus, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhora do mundo, que a nenhum pecador desamparais nem desprezais; ponde, Senhora, em mim os olhos de Vossa piedade e alcançai-me de Vosso amado Filho o perdão de todos os meus pecados, para que eu que agora venero com devoção a Vossa santa e Imaculada Conceição, mereça na outra vida alcançar o prêmio da bem-aventurança, pelo merecimento do Vosso benditíssimo Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor, que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina para sempre. Amém.

TERÇA

Sede em meu favor, Virgem soberana, livrai-me do inimigo com o vosso valor. Glória seja ao Pai, ao Filho e ao Amor também, que é um só Deus em três Pessoas, agora e para sempre, e sem fim. Amém.

Hino

Deus Vos salve, trono do grão Salomão, arca de concerto, velo de Gedeão; Íris do céu clara, sarça de visão, favo de Sansão, florescente vara; a qual escolheu para ser Mãe sua, e de Vós nasceu o Filho de Deus. Assim Vos livrou da culpa original, nenhum pecado há em Vós sinal. Vós, que habitais lá nessas alturas, e tendes Vosso Trono sobre as nuvens puras.

Ouvi, Mãe de Deus, minha oração. Toquem Vosso peito os clamores meus.

Oração

Santa Maria, Rainha dos céus, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhora do mundo, que a nenhum pecador desamparais nem desprezais; ponde, Senhora, em mim os olhos de Vossa piedade e alcançai-me de Vosso amado Filho o perdão de todos os meus pecados, para que eu que agora venero com devoção a Vossa santa e Imaculada Conceição, mereça na outra vida alcançar o prêmio da bem-aventurança, por mercê do Vosso benditíssimo Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor, que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina para sempre. Amém.

SEXTA

Sede em meu favor, Virgem soberana, livrai-me do inimigo com o vosso valor. Glória seja ao Pai, ao Filho e ao Amor também, que é um só Deus em três Pessoas, agora e para sempre, e sem fim. Amém.

Hino

Deus Vos salve, Virgem de trindade templo, alegria dos anjos, da pureza exemplo; que alegrais os tristes, com vossa clemência, horto de deleite, palma da paciência. Sois terra bendita e sacerdotal. Sois da castidade símbolo real. Cidade do Altíssimo, porta oriental; sois a mesma graça, Virgem singular. Qual lírio cheiroso, entre espinhas duras, tal sois Vós, Senhora entre as criaturas.

Ouvi, Mãe de Deus, minha oração. Toquem Vosso peito os clamores meus.

Oração

Santa Maria, Rainha dos céus, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhora do mundo, que a nenhum pecador desamparais nem desprezais; ponde, Senhora, em mim os olhos de Vossa piedade e alcançai-me de Vosso amado Filho o perdão de todos os meus pecados, para que eu que agora venero com devoção a Vossa santa e Imaculada Conceição, mereça na outra vida alcançar o prêmio da bem-aventurança, pelo merecimento do Vosso benditíssimo Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor, que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina para sempre. Amém.

NONA

Sede em meu favor, Virgem soberana, livrai-me do inimigo com o vosso valor. Glória seja ao Pai, ao Filho e ao Amor também, que é um só Deus em três Pessoas, agora e para sempre, e sem fim. Amém.

Hino

Deus vos salve, cidade de torres guarnecida, de Davi, com armas bem fortalecida. De suma caridade sempre abrasada, do dragão a força foi por Vós prostrada. A mulher tão forte! A invicta Judite! Que Vós alentastes o sumo Davi. Do Egito o curador, de Raquel nasceu: Do mundo o Salvador Maria no-Lo deu. Toda é formosa minha companheira, nela não há mácula da culpa primeira.

Ouvi, Mãe de Deus, minha oração. Toquem Vosso peito os clamores meus.

Oração

Santa Maria, Rainha dos céus, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhora do mundo, que a nenhum pecador desamparais nem desprezais; ponde, Senhora, em mim os olhos de Vossa piedade e alcançai-me de Vosso amado Filho o perdão de todos os meus pecados, para que eu que agora venero com devoção a Vossa santa e Imaculada Conceição, mereça na outra vida alcançar o prêmio da bem-aventurança, pelo merecimento do Vosso benditíssimo Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor, que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina para sempre. Amém.

VÉSPERAS

Sede em meu favor, Virgem soberana, livrai-me do inimigo com o vosso valor. Glória seja ao Pai, ao Filho e ao Amor também, que é um só Deus em três Pessoas, agora e para sempre, e sem fim. Amém.

Hino

Deus vos salve, relógio, que, andando atrasado, serviu de sinal ao Verbo Encarnado. Para que o homem suba às sumas alturas, desce Deus dos céus para as criaturas. Com os raios claros do Sol da Justiça, resplandece a Virgem, dando ao sol cobiça. Sois lírio formoso que cheiro respira entre os espinhos. Da serpente a ira Vós a quebrantais com o vosso poder. Os cegos errados Vós alumiais. Fizestes nascer Sol tão fecundo, e como com nuvens cobristes o mundo.

Ouvi, Mãe de Deus, minha oração. Toquem Vosso peito os clamores meus.

Oração

Santa Maria, Rainha dos céus, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhora do mundo, que a nenhum pecador desamparais nem desprezais; ponde, Senhora, em mim os olhos de Vossa piedade e alcançai-me de Vosso amado Filho o perdão de todos os meus pecados, para que eu que agora venero com devoção a Vossa santa e Imaculada Conceição, mereça na outra vida alcançar o prêmio da bem-aventurança, pelo merecimento do Vosso benditíssimo Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor, que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina para sempre. Amém.

COMPLETAS

Rogai a Deus, Vós, Virgem, nos converta, que a sua ira aparte de nós.

Sede em meu favor, Virgem soberana, livrai-me do inimigo com o vosso valor. Glória seja ao Pai, ao Filho e ao Amor também, que é um só Deus em três Pessoas, agora e para sempre, e sem fim. Amém.

Hino

Deus Vos salve, Virgem Imaculada, Rainha de clemência, de estrelas coroada. Vós sobre os Anjos sois purificada; de Deus à mão direita estais de ouro ornada. Por Vós, Mãe de graça, mereçamos ver a Deus nas alturas, com todo prazer. Pois sois esperança dos pobres errantes, e seguro porto dos navegantes. Estrela do mar e saúde certa, e porta que estais para o céu aberta. É óleo derramado, Virgem, Vosso nome, e os vossos servos vos hão sempre amado.

Ouvi, Mãe de Deus, minha oração. Toquem Vosso peito os clamores meus.

Oração

Santa Maria, Rainha dos céus, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhora do mundo, que a nenhum pecador desamparais nem desprezais; ponde, Senhora, em mim os olhos de Vossa piedade e alcançai-me de Vosso amado Filho o perdão de todos os meus pecados, para que eu que agora venero com devoção a Vossa santa e Imaculada Conceição, mereça na outra vida alcançar o prêmio da bem-aventurança, pelo merecimento do Vosso benditíssimo Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor, que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina para sempre. Amém.

Oferecimento – Ofício da Imaculada Conceição

Humildes oferecemos a Vós, Virgem pia, estas orações, porque, em Vossa guia, vades Vós adiante. E na agonia, Vós nos animeis, ó doce Virgem Maria. Amém.

3º meio: a Consagração a Nossa Senhora

Outra forma de nos aproximarmos da Mãe de Deus é entregarmos nossa vida inteiramente a Ela. O ato de consagrar-se a Nossa Senhora garante frutos inimagináveis – afinal, Ela passa a ser nossa guia e auxílio em cada situação, mostrando-nos o caminho seguro a Seu Filho.

Das diversas consagrações a Nossa Senhora, uma das mais conhecidas se dá por esta oração, rezada com constância, preferencialmente todos os dias:

Ó minha Senhora, ó minha Mãe, eu me ofereço todo a Vós, e em prova de minha devoção para convosco, eu vos consagro neste dia meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e inteiramente todo o meu ser. E como assim sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e, defendei-me como coisa e propriedade vossa. Amém. 

Além desta, outras consagrações também são de grande importância para nossa entrega a Nossa Senhora. Uma das mais importantes – e talvez mais definitivas – é a consagração proposta por São Luís Maria Grignion de Montfort. Em seu livro “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, o santo explica a grande importância dessa devoção mariana, que deve se dar nos 4 âmbitos de nossa vida. Devemos nos dar inteiramente à Santíssima Virgem, para que por ela pertençamos inteiramente a Jesus Cristo:

1° Nosso corpo, com todos os seus sentidos e membros;

2° Nossa alma, com todas as suas potências;

3º Nossos bens exteriores, chamados de fortuna, presentes e futuros;

4° Nossos bens interiores e espirituais, que são os nossos méritos, virtudes e boas obras passadas, presentes e futuras.

Para conhecer melhor essa bela devoção, recomendamos que você leia o livro na íntegra e faça o discernimento desse passo de fé tão belo e importante. Os frutos, sem dúvida, serão de grande valia para sua caminhada.

4º meio: conhecer as aparições de Nossa Senhora

Para amar verdadeiramente, é preciso conhecer. Esta máxima já tão difundida não deixa de ser verdadeira: para que amemos Nossa Senhora cada dia mais, precisamos buscar conhecê-La, e Ela, para nossa alegria, sempre se dá a conhecer.

Ao longo da história, foram diversos os momentos em que Nossa Senhora apareceu a seus filhos, convidando à conversão e mostrando seu amor maternal. Nestas aparições, manifestou-se a muitos povos, de origem, idioma e cultura muito diferentes entre si. Em toda essa diversidade, Nossa Senhora mostrou-se Mãe de todos os seus filhos, amorosa e pronta para estender a mão a cada um que busca Seu Filho.

Conheça 5 aparições extraordinárias de Nossa Senhora

Quando conhecemos esses momentos de aparições e suas mensagens a tantos videntes, percebemos o quanto Nossa Senhora nos ama e quer que ganhemos o Céu! E para conhecê-las, você pode buscar pelas aparições às quais tem mais devoção, ou conhecer materiais que contenham uma reunião das principais aparições no mundo, como é o caso do livro “Aparições de Nossa Senhora”, que tivemos a alegria de editar pelo clube.

Trata-se de uma reunião de relatos sobre as mais diversas aparições de Nossa Mãe, desde as mais populares até as menos conhecidas pelos brasileiros. Em todas elas, a face amorosa de Nossa Senhora nos espera, pronta para encontrar-nos e abraçar-nos. Pronta para nos dar seu colo de mãe. 

Referências

  1. Jo 3, 16[]

Assine nossa newsletter com conteúdos exclusivos

    Ao clicar em quero assinar você declara aceita receber conteúdos em seu email e concorda com a nossa política de privacidade.

    Avatar

    MBC

    O que você vai encontrar neste artigo?

    Para um católico, a devoção à Nossa Senhora é, sem dúvida, uma das mais valiosas. Como resistir a esse amor sublime, que nos visita e cuida a cada instante?

    De fato, tal como o apóstolo João, Jesus também nos olha e diz: “Filho, eis aí a tua mãe!”. E nós, em contrapartida, precisamos acolhe-La em nosso coração. Mas, como podemos fazer isso? Neste post, te apresentamos 4 meios para aprofundar sua devoção à Mãe de Deus e nossa.

    Por que ser devoto da Virgem Maria?

    Uma questão que pode surgir em nossa caminhada de fé é sobre a necessidade de rezar à Virgem Maria. Se Jesus é o Filho de Deus, não posso me dirigir a Ele diretamente? É necessário rezar e ter outras devoções, como à Sua Mãe?

    Quando olhamos para o mistério da encarnação do Verbo, já sabemos a resposta. Quando Deus Pai quis enviar seu Filho unigênito, “para que toda aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” 1, não o fez diretamente, sem intermediações.

    Poderia, sendo Deus, enviar seu Filho já encarnado – até mesmo já adulto – para cumprir seu plano de salvação. Mas para cumprir este plano, era necessário não somente um novo Adão – Nosso Senhor Jesus Cristo – mas também uma nova Eva, a Santíssima Virgem Maria.

    Por seu sim, a salvação veio ao mundo, encarnou-se em um ventre de mulher – um ventre escolhido, imaculado – e nasceu para livrar o mundo de seus pecados. A beleza do mistério da encarnação demonstra o querer divino: um Deus que quis precisar de uma mulher frágil, tão jovem, para concretizar a promessa aguardada desde o início dos tempos.

    Sendo assim, se o próprio Deus quis passar pelo ventre santo de Nossa Senhora, por que nós, tão pecadores, não quereríamos ser gestados e preparados neste mesmo ventre de amor?

    Ser devotos de Nossa Senhora é, de fato, desejarmos uma vida nova – um novo nascimento pelas mãos da Santa e Imaculada Mãe de Deus. E sendo Mãe d’Ele, também se fez nossa mãe, nosso refúgio e proteção em tantas atribulações.

    É por isso que a devoção a Maria é de particular importância a cada cristão. É por meio dela que encontramos, mais facilmente, a via de nossa santificação. Este sempre foi seu pedido, em cada aparição a seus pequeninos filhos – oração e santificação, para reparar as ofensas cometidas pelos inimigos de Deus. 

    Com nossos ouvidos abertos e atentos aos apelos de Nossa Mãe, seguimos o que diz a preciosa oração de São Bernardo de Claraval: 

    […]

    Se os ventos das tentações se levantarem,
    Se te chocares contra os rochedos das tribulações,
    Olha para a Estrela, Invoca Maria.

    Se te sentires arrastado pelas ondas do Orgulho,
    Da ambição, da traição, do ciúme,
    Olha para a Estrela, Invoca Maria.

    Se a raiva, a avareza ou os desejos impuros,
    Sacudirem o pequeno barco da tua alma,
    Olha para Maria.

    Se frustrado pela enormidade de teus crimes,
    Confuso, diante de tua consciência manchada,
    Gelado de pavor, ao pensar no juízo;
    Se te sentes submerso no abismo de desespero,
    Pensa em Maria.

    Nos perigos, nas angústias, na dúvida,
    Pensa em Maria, invoca Maria.

    Que Ela não se afaste de tua boca.
    Que Ela não se afaste de teu coração
    E, para obter o socorro de sua intercessão,
    Não esqueças de meditar o exemplo de sua vida.
    Se seguires, não te desviarás.

    Se a suplicares, não te desesperarás.
    Se a consultares, não errarás o caminho.
    Se Ela te proteger, nada temerás.
    Se Ela te for favorável, alcançarás a meta.

    E, assim, compreenderás, pessoalmente,
    Quão justas são as palavras da Sagrada Escritura
    “E o nome da Virgem era Maria”.

    Como aprofundar-se na devoção a Nossa Senhora?

    No entanto, poderíamos nos perguntar: como ser mais próximos da Mãe e mais devotos?

    A resposta é simples: é preciso relacionar-se com Nossa Senhora, estar com ela, dividir nossas alegrias e dores, confiar-lhe as angústias do coração… É preciso dar-lhe nosso tempo por meio da oração!

    E, para isso, algumas práticas podem ser de grande valia na hora de aumentarmos nosso amor à Mãe de Deus.

    1º meio de aumentar a devoção à Nossa Senhora: o Santo Rosário

    Esta é a prática que talvez mais nos aproxime da Mãe, visto que se trata de um pedido constante dela mesma. Em várias aparições, Nossa Senhora pede que façamos a oração do Rosário. Isso se comprova quando estudamos um pouco sobre tantas aparições,  como podemos ler nos livros sobre as devoções marianas, ou no compilado de aparições chamado “Aparições de Nossa Senhora”, de Joan Carroll Cruz.

    Aqui no blog, você encontra um artigo completo sobre a importância do rosário, sua história, e a forma de rezá-lo.

    2º meio: o Ofício da Imaculada

    O Ofício da Imaculada Conceição é uma belíssima oração, escrita pelo monge franciscano Bernardino de Bustis, na Itália, no século XV. Originalmente em latim, esta oração foi aprovada pelo Papa Inocêncio XI em 1678, e depois recebeu acréscimos do Papa Pio IX em 1876. Isso ocorreu alguns anos depois de Pio IX já ter declarado a Imaculada Conceição como dogma de fé, em 8 de dezembro de 1854.

    Por sua beleza e frutos inegáveis, rapidamente a oração espalhou-se pela Europa, chegando a Portugal. Por meio dos portugueses, também chegou ao Brasil, onde é até hoje uma das orações preferidas do povo brasileiro.

    Trata-se de uma série de orações e hinos, que devem ser realizados ao longo do dia em honra a Nossa Senhora. Sua estrutura lembra a Liturgia das Horas, cujo objetivo principal é justamente santificar todas as horas do dia e dedicá-las a Deus. A Liturgia das Horas, por ser mais extensa, costuma ser rezada apenas pelo clero, embora a prática tenha se popularizado entre o laicato.

    Já o Ofício da Imaculada Conceição, por outro lado, é uma oração relativamente extensa, se comparada a outras mais breves, mas mesmo assim muito difundida, especialmente entre os leigos com grande devoção a Nossa Senhora. Há inúmeros relatos de graças alcançadas por meio desta oração, desde o início de sua prática. Uma antiga tradição, inclusive, diz que Nossa Senhora se ajoelha no Céu quando alguém na terra reza o Ofício.

    Porém, podemos dizer que a maior graça alcançada por meio desta poderosa oração não são milagres extraordinários, mas a intimidade e o amor por Nossa Senhora, que se tornam muito mais profundos.

    Para rezar, o Ofício inicia com as “Matinas”, correspondente à primeira oração do dia. Depois, a sequência segue com “Prima”, “Terça”, “Sexta”, “Nona”, “Vésperas” e “Completas”. Uma prática muito comum é de, não se podendo rezar em todos os horários, rezar apenas alguns deles, como o caso de “Matinas” e “Completas”, por exemplo.

    Abaixo, deixamos as orações do Ofício, para que você possa iniciar essa oração tão bela à nossa querida Mãe.

    Ofício da Imaculada Conceição

    MATINAS

    Deus vos salve Virgem, Filha de Deus Pai! Deus vos salve Virgem, Mãe de Deus Filho! Deus vos salve Virgem, Esposa do Divino Espírito Santo! Deus vos salve Virgem, Templo e Sacrário da Santíssima Trindade! Agora, lábios meus, dizei e anunciai os grandes louvores da Virgem Mãe de Deus.

    Sede em meu favor, Virgem soberana, livrai-me do inimigo com o vosso valor. Glória seja ao Pai, ao Filho e ao Amor também, que é um só Deus em três Pessoas, agora e para sempre, e sem fim. Amém.

    Hino

    Deus vos salve, Virgem, Senhora do mundo, Rainha dos céus e das virgens, Virgem. Estrela da manhã, Deus vos salve, cheia de graça divina, formosa e louçã. Dai pressa Senhora, em favor do mundo, pois vos reconhece como defensora. Deus vos nomeou já desde toda a eternidade, para a Mãe do Verbo, com o qual criou, terra, mar e céus. E vos escolheu, quando Adão pecou, por esposa de Deus. Deus vos escolheu, e já muito dantes em seu tabernáculo morada lhe deu.

    Ouvi, Mãe de Deus, minha oração. Toquem vosso peito os clamores meus.

    Oração

    Santa Maria, Rainha dos céus, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhora do mundo, que a nenhum pecador desamparais nem desprezais; ponde, Senhora, em mim os olhos de Vossa piedade e alcançai-me de Vosso amado Filho o perdão de todos os meus pecados, para que eu que agora venero com devoção a Vossa santa e Imaculada Conceição, mereça na outra vida alcançar o prêmio da bem-aventurança, pelo merecimento do Vosso benditíssimo Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor, que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina para sempre. Amém.

    PRIMA

    Sede em meu favor, Virgem soberana, livrai-me do inimigo com o vosso valor. Glória seja ao Pai, ao Filho e ao Amor também, que é um só Deus em três Pessoas, agora e para sempre, e sem fim. Amém.

    Hino

    Deus vos salve, mesa para Deus ornada, coluna sagrada, de grande firmeza; Casa dedicada a Deus sempiterno, sempre preservada Virgem do pecado. Antes que nascida, foste, Virgem, santa, no ventre ditoso de Ana concebida. Sois Mãe criadora dos mortais viventes. Sois dos Santos porta, dos Anjos Senhora. Sois forte esquadrão contra o inimigo, estrela de Jacó, refúgio do cristão. A Virgem, a criou Deus no Espírito Santo, e todas as suas obras, com elas as ornou.

    Ouvi, Mãe de Deus, minha oração. Toquem Vosso peito os clamores meus.

    Oração

    Santa Maria, Rainha dos céus, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhora do mundo, que a nenhum pecador desamparais nem desprezais; ponde, Senhora, em mim os olhos de Vossa piedade e alcançai-me de Vosso amado Filho o perdão de todos os meus pecados, para que eu que agora venero com devoção a Vossa santa e Imaculada Conceição, mereça na outra vida alcançar o prêmio da bem-aventurança, pelo merecimento do Vosso benditíssimo Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor, que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina para sempre. Amém.

    TERÇA

    Sede em meu favor, Virgem soberana, livrai-me do inimigo com o vosso valor. Glória seja ao Pai, ao Filho e ao Amor também, que é um só Deus em três Pessoas, agora e para sempre, e sem fim. Amém.

    Hino

    Deus Vos salve, trono do grão Salomão, arca de concerto, velo de Gedeão; Íris do céu clara, sarça de visão, favo de Sansão, florescente vara; a qual escolheu para ser Mãe sua, e de Vós nasceu o Filho de Deus. Assim Vos livrou da culpa original, nenhum pecado há em Vós sinal. Vós, que habitais lá nessas alturas, e tendes Vosso Trono sobre as nuvens puras.

    Ouvi, Mãe de Deus, minha oração. Toquem Vosso peito os clamores meus.

    Oração

    Santa Maria, Rainha dos céus, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhora do mundo, que a nenhum pecador desamparais nem desprezais; ponde, Senhora, em mim os olhos de Vossa piedade e alcançai-me de Vosso amado Filho o perdão de todos os meus pecados, para que eu que agora venero com devoção a Vossa santa e Imaculada Conceição, mereça na outra vida alcançar o prêmio da bem-aventurança, por mercê do Vosso benditíssimo Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor, que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina para sempre. Amém.

    SEXTA

    Sede em meu favor, Virgem soberana, livrai-me do inimigo com o vosso valor. Glória seja ao Pai, ao Filho e ao Amor também, que é um só Deus em três Pessoas, agora e para sempre, e sem fim. Amém.

    Hino

    Deus Vos salve, Virgem de trindade templo, alegria dos anjos, da pureza exemplo; que alegrais os tristes, com vossa clemência, horto de deleite, palma da paciência. Sois terra bendita e sacerdotal. Sois da castidade símbolo real. Cidade do Altíssimo, porta oriental; sois a mesma graça, Virgem singular. Qual lírio cheiroso, entre espinhas duras, tal sois Vós, Senhora entre as criaturas.

    Ouvi, Mãe de Deus, minha oração. Toquem Vosso peito os clamores meus.

    Oração

    Santa Maria, Rainha dos céus, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhora do mundo, que a nenhum pecador desamparais nem desprezais; ponde, Senhora, em mim os olhos de Vossa piedade e alcançai-me de Vosso amado Filho o perdão de todos os meus pecados, para que eu que agora venero com devoção a Vossa santa e Imaculada Conceição, mereça na outra vida alcançar o prêmio da bem-aventurança, pelo merecimento do Vosso benditíssimo Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor, que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina para sempre. Amém.

    NONA

    Sede em meu favor, Virgem soberana, livrai-me do inimigo com o vosso valor. Glória seja ao Pai, ao Filho e ao Amor também, que é um só Deus em três Pessoas, agora e para sempre, e sem fim. Amém.

    Hino

    Deus vos salve, cidade de torres guarnecida, de Davi, com armas bem fortalecida. De suma caridade sempre abrasada, do dragão a força foi por Vós prostrada. A mulher tão forte! A invicta Judite! Que Vós alentastes o sumo Davi. Do Egito o curador, de Raquel nasceu: Do mundo o Salvador Maria no-Lo deu. Toda é formosa minha companheira, nela não há mácula da culpa primeira.

    Ouvi, Mãe de Deus, minha oração. Toquem Vosso peito os clamores meus.

    Oração

    Santa Maria, Rainha dos céus, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhora do mundo, que a nenhum pecador desamparais nem desprezais; ponde, Senhora, em mim os olhos de Vossa piedade e alcançai-me de Vosso amado Filho o perdão de todos os meus pecados, para que eu que agora venero com devoção a Vossa santa e Imaculada Conceição, mereça na outra vida alcançar o prêmio da bem-aventurança, pelo merecimento do Vosso benditíssimo Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor, que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina para sempre. Amém.

    VÉSPERAS

    Sede em meu favor, Virgem soberana, livrai-me do inimigo com o vosso valor. Glória seja ao Pai, ao Filho e ao Amor também, que é um só Deus em três Pessoas, agora e para sempre, e sem fim. Amém.

    Hino

    Deus vos salve, relógio, que, andando atrasado, serviu de sinal ao Verbo Encarnado. Para que o homem suba às sumas alturas, desce Deus dos céus para as criaturas. Com os raios claros do Sol da Justiça, resplandece a Virgem, dando ao sol cobiça. Sois lírio formoso que cheiro respira entre os espinhos. Da serpente a ira Vós a quebrantais com o vosso poder. Os cegos errados Vós alumiais. Fizestes nascer Sol tão fecundo, e como com nuvens cobristes o mundo.

    Ouvi, Mãe de Deus, minha oração. Toquem Vosso peito os clamores meus.

    Oração

    Santa Maria, Rainha dos céus, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhora do mundo, que a nenhum pecador desamparais nem desprezais; ponde, Senhora, em mim os olhos de Vossa piedade e alcançai-me de Vosso amado Filho o perdão de todos os meus pecados, para que eu que agora venero com devoção a Vossa santa e Imaculada Conceição, mereça na outra vida alcançar o prêmio da bem-aventurança, pelo merecimento do Vosso benditíssimo Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor, que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina para sempre. Amém.

    COMPLETAS

    Rogai a Deus, Vós, Virgem, nos converta, que a sua ira aparte de nós.

    Sede em meu favor, Virgem soberana, livrai-me do inimigo com o vosso valor. Glória seja ao Pai, ao Filho e ao Amor também, que é um só Deus em três Pessoas, agora e para sempre, e sem fim. Amém.

    Hino

    Deus Vos salve, Virgem Imaculada, Rainha de clemência, de estrelas coroada. Vós sobre os Anjos sois purificada; de Deus à mão direita estais de ouro ornada. Por Vós, Mãe de graça, mereçamos ver a Deus nas alturas, com todo prazer. Pois sois esperança dos pobres errantes, e seguro porto dos navegantes. Estrela do mar e saúde certa, e porta que estais para o céu aberta. É óleo derramado, Virgem, Vosso nome, e os vossos servos vos hão sempre amado.

    Ouvi, Mãe de Deus, minha oração. Toquem Vosso peito os clamores meus.

    Oração

    Santa Maria, Rainha dos céus, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhora do mundo, que a nenhum pecador desamparais nem desprezais; ponde, Senhora, em mim os olhos de Vossa piedade e alcançai-me de Vosso amado Filho o perdão de todos os meus pecados, para que eu que agora venero com devoção a Vossa santa e Imaculada Conceição, mereça na outra vida alcançar o prêmio da bem-aventurança, pelo merecimento do Vosso benditíssimo Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor, que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina para sempre. Amém.

    Oferecimento – Ofício da Imaculada Conceição

    Humildes oferecemos a Vós, Virgem pia, estas orações, porque, em Vossa guia, vades Vós adiante. E na agonia, Vós nos animeis, ó doce Virgem Maria. Amém.

    3º meio: a Consagração a Nossa Senhora

    Outra forma de nos aproximarmos da Mãe de Deus é entregarmos nossa vida inteiramente a Ela. O ato de consagrar-se a Nossa Senhora garante frutos inimagináveis – afinal, Ela passa a ser nossa guia e auxílio em cada situação, mostrando-nos o caminho seguro a Seu Filho.

    Das diversas consagrações a Nossa Senhora, uma das mais conhecidas se dá por esta oração, rezada com constância, preferencialmente todos os dias:

    Ó minha Senhora, ó minha Mãe, eu me ofereço todo a Vós, e em prova de minha devoção para convosco, eu vos consagro neste dia meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e inteiramente todo o meu ser. E como assim sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e, defendei-me como coisa e propriedade vossa. Amém. 

    Além desta, outras consagrações também são de grande importância para nossa entrega a Nossa Senhora. Uma das mais importantes – e talvez mais definitivas – é a consagração proposta por São Luís Maria Grignion de Montfort. Em seu livro “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, o santo explica a grande importância dessa devoção mariana, que deve se dar nos 4 âmbitos de nossa vida. Devemos nos dar inteiramente à Santíssima Virgem, para que por ela pertençamos inteiramente a Jesus Cristo:

    1° Nosso corpo, com todos os seus sentidos e membros;

    2° Nossa alma, com todas as suas potências;

    3º Nossos bens exteriores, chamados de fortuna, presentes e futuros;

    4° Nossos bens interiores e espirituais, que são os nossos méritos, virtudes e boas obras passadas, presentes e futuras.

    Para conhecer melhor essa bela devoção, recomendamos que você leia o livro na íntegra e faça o discernimento desse passo de fé tão belo e importante. Os frutos, sem dúvida, serão de grande valia para sua caminhada.

    4º meio: conhecer as aparições de Nossa Senhora

    Para amar verdadeiramente, é preciso conhecer. Esta máxima já tão difundida não deixa de ser verdadeira: para que amemos Nossa Senhora cada dia mais, precisamos buscar conhecê-La, e Ela, para nossa alegria, sempre se dá a conhecer.

    Ao longo da história, foram diversos os momentos em que Nossa Senhora apareceu a seus filhos, convidando à conversão e mostrando seu amor maternal. Nestas aparições, manifestou-se a muitos povos, de origem, idioma e cultura muito diferentes entre si. Em toda essa diversidade, Nossa Senhora mostrou-se Mãe de todos os seus filhos, amorosa e pronta para estender a mão a cada um que busca Seu Filho.

    Conheça 5 aparições extraordinárias de Nossa Senhora

    Quando conhecemos esses momentos de aparições e suas mensagens a tantos videntes, percebemos o quanto Nossa Senhora nos ama e quer que ganhemos o Céu! E para conhecê-las, você pode buscar pelas aparições às quais tem mais devoção, ou conhecer materiais que contenham uma reunião das principais aparições no mundo, como é o caso do livro “Aparições de Nossa Senhora”, que tivemos a alegria de editar pelo clube.

    Trata-se de uma reunião de relatos sobre as mais diversas aparições de Nossa Mãe, desde as mais populares até as menos conhecidas pelos brasileiros. Em todas elas, a face amorosa de Nossa Senhora nos espera, pronta para encontrar-nos e abraçar-nos. Pronta para nos dar seu colo de mãe. 

    Referências

    1. Jo 3, 16[]
    Avatar

    MBC

    Assine nossa newsletter com conteúdos exclusivos

      Ao clicar em quero assinar você declara aceita receber conteúdos em seu email e concorda com a nossa política de privacidade.