Devido à tragédia climática no RS, os prazos de entrega poderão ser afetados.
Devoção

10 fatos sobre Santa Hildegarda

Santa Hildegarda tem uma vida impressionante, até mesmo a produzindo de cerveja. Confira neste artigo 10 fatos incríveis da vida dela.

Devoção

Data da Publicação: 19/09/2023
Autor: Redação MBC
Data da Publicação: 19/09/2023
Autor: Redação MBC

Santa Hildegarda foi: monja, mística, teóloga, pregadora, compositora, médica, poetisa, dramaturga, escritora, santa e doutora da Igreja.

Não parece que você está lendo o nome completo de Dom Pedro I? Pedro de Alcântara Francisco Antônio… Era só tirar as vírgulas.

São tantos os atributos de Santa Hildegarda que os dedos deste ameaçaram entrar em greve. A ameaça se intensificou quando nos prontificamos a contar alguns fatos sobre ela, visto que a lista poderia não ter fim. Fizemos um acordo: apenas 10 fatos.

1. Santa Hildegarda criou um idioma

1. Santa Hildegarda criou um idioma, a Lingua ignota — do latim, língua desconhecida. Fez isso para que pudessem conversar em código no mosteiro. Tinha até mesmo um alfabeto próprio, o Litterae ignotae — novamente, do latim, alfabeto desconhecido.

2. Escreveu livros de medicina

Physica e Causae et curae compõem um grande tratado sobre muitas doenças e o modo de curá-las com o uso de plantas, ervas, partes de animais e pedras preciosas. A Santa passava boa parte do seu tempo no herbário, onde pesquisava os efeitos das plantas no organismo humano. Até hoje suas descobertas e métodos são utilizados.

3. Tinha visões desde os 5 anos

Sua infância foi um tanto quanto comum e privilegiada, seus pais eram abastados, exceto por permanecer algum tempo enferma, acamada. Durante esses períodos de fraqueza e dor, ela começou a ver imagens incomuns — eram suas primeiras visões.

4. Aperfeiçoou a produção de cerveja

Santa Hildegarda aperfeiçou a produção de cerveja.

Santa Hildegarda foi a primeira pessoa a acrescentar o lúpulo ao processo cervejeiro. E o motivo ela relata no seu tratado médico, Liber Subtilitatum Diversarum Naturarum Creaturarum: o ingrediente tinha qualidades conservantes e capacidade calmante, que contribuia com o sono e no relaxamento do sistema nervoso. Apreciadores de cerveja, não deixem de agradecer a Santa Hildegarda.

5. Santa Hildegarda era fitness

Buscava não somente nutrir a alma, mas também o corpo, viver saudavelmente, reforçando a imunidade e a desintoxicação regular — seria ela a padroeira do detox? Ensinava que todo excesso alimentar intoxica o organismo e produz tristeza.

6. Dá nome a um asteróide e a um gênero de plantas

(898 Hildegard) e (Hildegardia)

7. Grandes autoridades procuravam seus conselhos.

Trocou muitas correspondências com o mais alto escalão da sociedade medieval: imperadores, papas, reis, bispos e arcebispos, príncipes, abades e abadessas, além de muitos sacerdotes, religiosas e membros da nobreza.

8. Santa Hildegarda compôs 70 canções

E uma peça musical de moralidade sobre as virtudes. Suas canções eram cantadas em locais tão distantes quanto Paris. Também escrevia peças de teatro para entretenimento das monjas e para encenar suas visões.

Cânticos de Êxtase é um álbum com 16 músicas compostas por Santa Hildegarda, cujas canções você pode ouvir no Youtube:

9. Sua canonização foi semelhante a de São José de Anchieta

Os canonistas chamam de “canonização equipolente”. Tanto para o santo brasileiro quanto para a monja alemã, não foi necessária a comprovação de 2 milagres — um para a beatificação e outro para a canonização —, mas levou-se em conta somente o decurso de suas vidas.

10. É uma das únicas mulheres doutoras da Igreja

Bento XVI a proclamou Doutora da Igreja em 2012, fazendo com que passasse a fazer parte de um seleto rol junto com Santa Teresa de Ávila, Santa Catarina de Sena e Santa Teresinha do Menino Jesus.

Como conhecer mais a vida de Santa Hildegarda?

livro de santa hildegarda

Escrita pela renomada historiadora Regine Pernoud, “Santa Hildegarda de Bingen: mística e doutora da Igreja” é uma biografia completa dessa grande mulher, e editada pela Minha Biblioteca Católica. O box Santa Hildegarda acompanha também um livro extra de cartas seletas escritas por ela, um livreto de Iluminuras de Visões de Hildegarda, além de um ícone de uma Pintura da Santa.

O box está disponível na loja do assinante, exclusiva para membros do nosso clube. Saiba como fazer parte da Minha Biblioteca Católica.

Redação MBC

1. Santa Hildegarda criou um idioma

2. Escreveu livros de medicina

3. Tinha visões desde os 5 anos

4. Aperfeiçoou a produção de cerveja

Santa Hildegarda aperfeiçou a produção de cerveja.

5. Santa Hildegarda era fitness

6. Dá nome a um asteróide e a um gênero de plantas

(898 Hildegard) e (Hildegardia)

7. Grandes autoridades procuravam seus conselhos.

8. Santa Hildegarda compôs 70 canções

9. Sua canonização foi semelhante a de São José de Anchieta

10. É uma das únicas mulheres doutoras da Igreja

Como conhecer mais a vida de Santa Hildegarda?

livro de santa hildegarda

Redação MBC