Devido à tragédia climática no RS, os prazos de entrega poderão ser afetados.
Devoção, Formação, Santidade

Frases de São João Paulo II para os jovens

Frases de São João Paulo II para os jovens
Devoção, Formação, Santidade

Frases de São João Paulo II para os jovens

Data da Publicação: 10/01/2023
Tempo de leitura:
Autor: MBC
Data da Publicação: 10/01/2023
Tempo de leitura:
Autor: MBC

Um dos aspectos mais fascinantes na vida de Karol Wojtyla é o grande amor que ele teve pela juventude. Por isso, fizemos uma seleção especial com as melhores frases de São João Paulo II dirigidas aos jovens.

Todas elas expressam o cuidado que o Santo Padre demonstrou durante toda a vida, desde seu início até seu falecimento, e que se expressou em inúmeros apostolados com a juventude.

Mas antes, vamos entender um pouco mais sobre a relação de São João Paulo II e com as Jornadas Mundiais da Juventude, um de seus grandes legados.

O grande amor de São João Paulo II pelos jovens


Quando recordamos a figura de São João Paulo II, sua expressão facial e corporal, seu desempenho nos discursos a multidões, uma das coisas que mais impressiona é sua vitalidade — ou poderíamos dizer “jovialidade”?

De fato, o santo sempre transbordou carisma e uma energia sem igual para a evangelização. Tanto é assim que, até mesmo já bem idoso e debilitado pela doença, a fragilidade de seu corpo não conseguiu apagar as marcas de uma alma sempre jovem, cheia de vontade de levar a Palavra de Deus até os confins do mundo.

Essa vitalidade do Papa se explica não apenas por sua rotina de esportes, mas também porque o santo sempre esteve em meio à juventude, seja com milhões de pessoas de vários países do mundo, ou com pequenos grupos de jovens em mais uma das suas excursões para escalar as montanhas, andar de caiaque e ensinar aqueles adolescentes o caminho da santidade.

Um dos dados mais curiosos é que essas excursões, comprovadamente frequentes em sua vida, conseguiam unir muitas características do Santo Padre: a habilidade esportiva, o esporte favorito, a entrega a Deus sem reservas e uma vivência de santidade genuína e sem afetações.

Assim, durante todo o tempo que pôde e que sua saúde permitiu, São João Paulo II saía em excursões para falar aos jovens, mas principalmente, escutá-los e contagiar-se de seus corações esperançosos com a vida.

Por essas e tantas outras razões é que podemos dizer que os jovens foram um dos cinco maiores amores de São João Paulo II, um apostolado que sempre foi uma de suas missões de vida.

O santo fundador da Jornada Mundial da Juventude


O amor de São João Paulo II pelos jovens foi o que o motivou a criar um dos maiores eventos mundiais que já existiu: a Jornada Mundial da Juventude.

No ano de 1984, estava terminando o “Ano Santo da Redenção”, que o Papa havia convocado para meditar e aprofundar esse grande mistério da nossa salvação. Ao final desse ano, São João Paulo II confiou aos jovens a Cruz que o acompanhou por aqueles dias, deixando uma importante missão:

“Queridos jovens, ao final do Ano Santo, confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Levem-na ao mundo, como sinal do amor do Senhor Jesus pela humanidade e anunciem a todos, que somente em Cristo morto e ressuscitado há salvação e redenção.”

Em 1985, mais de 300 mil jovens se reuniram na Praça São Pedro, com a “Cruz do Ano Santo”, para participar do Ano Internacional da Juventude. Esse primeiro grande evento com a juventude mundial foi o que deu início às Jornadas Mundiais da Juventude, que passaram a ser realizadas em distintos países do mundo. Inicialmente ocorriam todos os anos, até ganharem um intervalo maior de 2 a 3 anos entre cada uma.

A partir de então, o Papa passou a se reunir com seus jovens para rezar, cantar, louvar e adorar a Deus, sempre acompanhados da Cruz Peregrina (aquela mesma Cruz do ano santo) e do ícone de Nossa Senhora.

Conheça as edições da JMJ


Até agora já ocorreram 15 edições da Jornada Mundial da Juventude, que desde sua primeira edição já reunia centenas de milhares de jovens, mas que não tardou a alcançar os milhões.

Sob o Pontificado de São João Paulo II, foram 9 Jornadas ao todo:

  1. Roma, Itália – 1986: reuniu mais de 300 mil jovens.
  2. Buenos Aires, Argentina – 1987: mais de 1 milhão de jovens.
  3. Santiago de Compostela, Espanha – 1989: mais de 600 mil jovens.
  4. Częstochowa, Polônia – 1991: cerca de 1,5 milhão de jovens.
  5. Denver, EUA – 1993: cerca de meio milhão de jovens.
  6. Manila, Filipinas – 1995: mais de 4 milhões de jovens.
  7. Paris, França – 1997: mais de 1 milhão de jovens.
  8. Roma, Itália – 2000: mais de 2,5 milhões de jovens.
  9. Toronto, Canadá – 2002: mais de 800 mil jovens.

Depois do falecimento de São João Paulo II, o Papa Bento XVI seguiu com a mesma tradição, e participou de três edições:

10. Colônia, Alemanha – 2005: cerca de 1 milhão de jovens.
11. Sydney, Austrália – 2008: cerca de meio milhão de jovens.
12. Madri, Espanha – 2011: mais de 1,5 milhão.

Após a renúncia do Papa Bento XVI, foi a vez do Papa Francisco de seguir a bela tradição que já contava com impressionantes 12 edições ao redor do mundo, e que seguirá, se assim Deus o permitir, por muitos anos.

13. Rio de Janeiro, Brasil – 2013: mais de 3,7 milhões de jovens.
14. Cracóvia, Polônia – 2016: cerca de 2,5 milhões de jovens.
15. Panamá, em 2019: mais de 600 mil jovens.

A próxima edição já está marcada para acontecer na cidade de Lisboa, Portugal, em agosto de 2023.

10 mensagens de São João Paulo II para os jovens 


Depois de entender melhor a história de São João Paulo II com a juventude, chegou a hora de ouvir seus conselhos. Abaixo, você encontra 10 frases de São João Paulo II para os jovens, selecionadas de alguns de seus discursos e homilias. Boa leitura!

1. “Queridos jovens, ide com confiança ao encontro de Jesus, e, como os novos santos, não tenhais medo de falar d’Ele! Porque Cristo é a resposta verdadeira para todas as perguntas sobre o homem e sobre o seu destino.” (Vigília de oração com os jovens em Madri, Espanha – 03/05/2003) 

2. “Caros jovens, só Jesus conhece o vosso coração e os vossos anseios mais profundos. Só Ele, que vos amou até à morte (cf. Jo 13,1) é capaz de saciar as vossas aspirações. As suas palavras são de vida eterna, palavras que dão sentido à vida. Ninguém, senão Jesus, poderá dar-vos a verdadeira felicidade.” (Mensagem em preparação para a Jornada Diocesana da Juventude – 08/03/2003)

3. “O futuro depende de vossa maturidade. A Igreja olha para o futuro com confiança, quando ouve de vossos lábios a mesma resposta que Jesus deu a Maria e José, quando o encontraram no templo, ‘Não sabeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?” (Lc 2, 49). (Encerramento da JMJ em Manila – 15/01/1995)

4. “Convido- vos a ir beber na fonte da vida que é Cristo, a fim de inventardes todos os dias os meios para servir os vossos irmãos no seio da sociedade em que vos compete assumir as vossas responsabilidades de homens e de fiéis. A humanidade tem necessidade de vós nos campos sociais, científicos e técnicos.” (Discurso aos jovens na JMJ em Paris – 21/08/1997)

5. “Fazei resplandecer a luz de Cristo nas vossas vidas! Não espereis por ser mais idosos, para vos empenhardes no caminho da santidade! A santidade é sempre jovem, como eterna é a juventude de Deus.” (Vigília na JMJ em Toronto, 27/07/2002)

6. “Sois vós, jovens, os primeiros apóstolos e evangelizadores do mundo juvenil, atormentado hoje por tantos desafios e ameaças 1. Principalmente vós podeis sê-lo, e ninguém vos pode substituir no ambiente de estudo, de trabalho e de recreação. […] Deveis ter a coragem de falar de Cristo, de testemunhar a vossa fé mediante o vosso estilo de vida inspirado no Evangelho.” (Mensagem por ocasião do IV Dia Mundial da Juventude – 27/11/1988) 

7. “Jovens do mundo inteiro, é dentro dos caminhos da existência quotidiana que podeis encontrar o Senhor!” (Mensagem em preparação para a XII Jornada Mundial da Juventude em 1997 – 15/08/1996)

8. “Caríssimos jovens, como os primeiros discípulos, segui Jesus! Não tenhais medo de aproximar-vos d’Ele, de passar a entrada da sua casa, de falar com Ele face a face, como se convive com um amigo 2. Não tenhais medo da «vida nova» que Ele vos oferece: Ele mesmo dá-vos a possibilidade de acolhê-la e de a pôr em prática, com a ajuda da sua graça e o dom do seu Espírito.” (Mensagem em preparação para a XII Jornada Mundial da Juventude em 1997 – 15/08/1996)

9. “Hoje, mais do que nunca, é urgente que vós sejais as “sentinelas da manhã”, as vedetas que anunciam as luzes do alvorecer e a nova primavera do Evangelho, de que já se vislumbram os sinais. A humanidade tem uma urgente necessidade do testemunho de jovens livres e corajosos, que ousem caminhar contra a corrente e proclamar com vigor e entusiasmo a sua própria fé em Deus, Senhor e Salvador.” (Mensagem em preparação para a XVIII Jornada Mundial da Juventude, em 2003 – 08/03/2003)

10. “Estimados jovens, vós sabeis:  o cristianismo não é uma opinião e não consiste em palavras vãs. O cristianismo é Cristo! É uma Pessoa, é Aquele que vive! Encontrar Jesus, amá-lo e fazer com que Ele seja amado:  eis em que consiste a vocação cristã. Maria é-vos dada para vos ajudar a entrar numa relação mais verdadeira e pessoal com Jesus.” (Mensagem em preparação para a XVIII Jornada Mundial da Juventude, em 2003 – 08/03/2003)

Gostou deste conteúdo? Envie para um amigo que também precisa ler as frases de São João Paulo II aos jovens.

Referências

  1. cf. Decr. Apostolicam actuositatem, 12[]
  2. cfr. Ex 33,11[]

Assine nossa newsletter com conteúdos exclusivos

    Ao clicar em quero assinar você declara aceita receber conteúdos em seu email e concorda com a nossa política de privacidade.

    Avatar

    MBC

    O que você vai encontrar neste artigo?

    Um dos aspectos mais fascinantes na vida de Karol Wojtyla é o grande amor que ele teve pela juventude. Por isso, fizemos uma seleção especial com as melhores frases de São João Paulo II dirigidas aos jovens.

    Todas elas expressam o cuidado que o Santo Padre demonstrou durante toda a vida, desde seu início até seu falecimento, e que se expressou em inúmeros apostolados com a juventude.

    Mas antes, vamos entender um pouco mais sobre a relação de São João Paulo II e com as Jornadas Mundiais da Juventude, um de seus grandes legados.

    O grande amor de São João Paulo II pelos jovens


    Quando recordamos a figura de São João Paulo II, sua expressão facial e corporal, seu desempenho nos discursos a multidões, uma das coisas que mais impressiona é sua vitalidade — ou poderíamos dizer “jovialidade”?

    De fato, o santo sempre transbordou carisma e uma energia sem igual para a evangelização. Tanto é assim que, até mesmo já bem idoso e debilitado pela doença, a fragilidade de seu corpo não conseguiu apagar as marcas de uma alma sempre jovem, cheia de vontade de levar a Palavra de Deus até os confins do mundo.

    Essa vitalidade do Papa se explica não apenas por sua rotina de esportes, mas também porque o santo sempre esteve em meio à juventude, seja com milhões de pessoas de vários países do mundo, ou com pequenos grupos de jovens em mais uma das suas excursões para escalar as montanhas, andar de caiaque e ensinar aqueles adolescentes o caminho da santidade.

    Um dos dados mais curiosos é que essas excursões, comprovadamente frequentes em sua vida, conseguiam unir muitas características do Santo Padre: a habilidade esportiva, o esporte favorito, a entrega a Deus sem reservas e uma vivência de santidade genuína e sem afetações.

    Assim, durante todo o tempo que pôde e que sua saúde permitiu, São João Paulo II saía em excursões para falar aos jovens, mas principalmente, escutá-los e contagiar-se de seus corações esperançosos com a vida.

    Por essas e tantas outras razões é que podemos dizer que os jovens foram um dos cinco maiores amores de São João Paulo II, um apostolado que sempre foi uma de suas missões de vida.

    O santo fundador da Jornada Mundial da Juventude


    O amor de São João Paulo II pelos jovens foi o que o motivou a criar um dos maiores eventos mundiais que já existiu: a Jornada Mundial da Juventude.

    No ano de 1984, estava terminando o “Ano Santo da Redenção”, que o Papa havia convocado para meditar e aprofundar esse grande mistério da nossa salvação. Ao final desse ano, São João Paulo II confiou aos jovens a Cruz que o acompanhou por aqueles dias, deixando uma importante missão:

    “Queridos jovens, ao final do Ano Santo, confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Levem-na ao mundo, como sinal do amor do Senhor Jesus pela humanidade e anunciem a todos, que somente em Cristo morto e ressuscitado há salvação e redenção.”

    Em 1985, mais de 300 mil jovens se reuniram na Praça São Pedro, com a “Cruz do Ano Santo”, para participar do Ano Internacional da Juventude. Esse primeiro grande evento com a juventude mundial foi o que deu início às Jornadas Mundiais da Juventude, que passaram a ser realizadas em distintos países do mundo. Inicialmente ocorriam todos os anos, até ganharem um intervalo maior de 2 a 3 anos entre cada uma.

    A partir de então, o Papa passou a se reunir com seus jovens para rezar, cantar, louvar e adorar a Deus, sempre acompanhados da Cruz Peregrina (aquela mesma Cruz do ano santo) e do ícone de Nossa Senhora.

    Conheça as edições da JMJ


    Até agora já ocorreram 15 edições da Jornada Mundial da Juventude, que desde sua primeira edição já reunia centenas de milhares de jovens, mas que não tardou a alcançar os milhões.

    Sob o Pontificado de São João Paulo II, foram 9 Jornadas ao todo:

    1. Roma, Itália – 1986: reuniu mais de 300 mil jovens.
    2. Buenos Aires, Argentina – 1987: mais de 1 milhão de jovens.
    3. Santiago de Compostela, Espanha – 1989: mais de 600 mil jovens.
    4. Częstochowa, Polônia – 1991: cerca de 1,5 milhão de jovens.
    5. Denver, EUA – 1993: cerca de meio milhão de jovens.
    6. Manila, Filipinas – 1995: mais de 4 milhões de jovens.
    7. Paris, França – 1997: mais de 1 milhão de jovens.
    8. Roma, Itália – 2000: mais de 2,5 milhões de jovens.
    9. Toronto, Canadá – 2002: mais de 800 mil jovens.

    Depois do falecimento de São João Paulo II, o Papa Bento XVI seguiu com a mesma tradição, e participou de três edições:

    10. Colônia, Alemanha – 2005: cerca de 1 milhão de jovens.
    11. Sydney, Austrália – 2008: cerca de meio milhão de jovens.
    12. Madri, Espanha – 2011: mais de 1,5 milhão.

    Após a renúncia do Papa Bento XVI, foi a vez do Papa Francisco de seguir a bela tradição que já contava com impressionantes 12 edições ao redor do mundo, e que seguirá, se assim Deus o permitir, por muitos anos.

    13. Rio de Janeiro, Brasil – 2013: mais de 3,7 milhões de jovens.
    14. Cracóvia, Polônia – 2016: cerca de 2,5 milhões de jovens.
    15. Panamá, em 2019: mais de 600 mil jovens.

    A próxima edição já está marcada para acontecer na cidade de Lisboa, Portugal, em agosto de 2023.

    10 mensagens de São João Paulo II para os jovens 


    Depois de entender melhor a história de São João Paulo II com a juventude, chegou a hora de ouvir seus conselhos. Abaixo, você encontra 10 frases de São João Paulo II para os jovens, selecionadas de alguns de seus discursos e homilias. Boa leitura!

    1. “Queridos jovens, ide com confiança ao encontro de Jesus, e, como os novos santos, não tenhais medo de falar d’Ele! Porque Cristo é a resposta verdadeira para todas as perguntas sobre o homem e sobre o seu destino.” (Vigília de oração com os jovens em Madri, Espanha – 03/05/2003) 

    2. “Caros jovens, só Jesus conhece o vosso coração e os vossos anseios mais profundos. Só Ele, que vos amou até à morte (cf. Jo 13,1) é capaz de saciar as vossas aspirações. As suas palavras são de vida eterna, palavras que dão sentido à vida. Ninguém, senão Jesus, poderá dar-vos a verdadeira felicidade.” (Mensagem em preparação para a Jornada Diocesana da Juventude – 08/03/2003)

    3. “O futuro depende de vossa maturidade. A Igreja olha para o futuro com confiança, quando ouve de vossos lábios a mesma resposta que Jesus deu a Maria e José, quando o encontraram no templo, ‘Não sabeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?” (Lc 2, 49). (Encerramento da JMJ em Manila – 15/01/1995)

    4. “Convido- vos a ir beber na fonte da vida que é Cristo, a fim de inventardes todos os dias os meios para servir os vossos irmãos no seio da sociedade em que vos compete assumir as vossas responsabilidades de homens e de fiéis. A humanidade tem necessidade de vós nos campos sociais, científicos e técnicos.” (Discurso aos jovens na JMJ em Paris – 21/08/1997)

    5. “Fazei resplandecer a luz de Cristo nas vossas vidas! Não espereis por ser mais idosos, para vos empenhardes no caminho da santidade! A santidade é sempre jovem, como eterna é a juventude de Deus.” (Vigília na JMJ em Toronto, 27/07/2002)

    6. “Sois vós, jovens, os primeiros apóstolos e evangelizadores do mundo juvenil, atormentado hoje por tantos desafios e ameaças 1. Principalmente vós podeis sê-lo, e ninguém vos pode substituir no ambiente de estudo, de trabalho e de recreação. […] Deveis ter a coragem de falar de Cristo, de testemunhar a vossa fé mediante o vosso estilo de vida inspirado no Evangelho.” (Mensagem por ocasião do IV Dia Mundial da Juventude – 27/11/1988) 

    7. “Jovens do mundo inteiro, é dentro dos caminhos da existência quotidiana que podeis encontrar o Senhor!” (Mensagem em preparação para a XII Jornada Mundial da Juventude em 1997 – 15/08/1996)

    8. “Caríssimos jovens, como os primeiros discípulos, segui Jesus! Não tenhais medo de aproximar-vos d’Ele, de passar a entrada da sua casa, de falar com Ele face a face, como se convive com um amigo 2. Não tenhais medo da «vida nova» que Ele vos oferece: Ele mesmo dá-vos a possibilidade de acolhê-la e de a pôr em prática, com a ajuda da sua graça e o dom do seu Espírito.” (Mensagem em preparação para a XII Jornada Mundial da Juventude em 1997 – 15/08/1996)

    9. “Hoje, mais do que nunca, é urgente que vós sejais as “sentinelas da manhã”, as vedetas que anunciam as luzes do alvorecer e a nova primavera do Evangelho, de que já se vislumbram os sinais. A humanidade tem uma urgente necessidade do testemunho de jovens livres e corajosos, que ousem caminhar contra a corrente e proclamar com vigor e entusiasmo a sua própria fé em Deus, Senhor e Salvador.” (Mensagem em preparação para a XVIII Jornada Mundial da Juventude, em 2003 – 08/03/2003)

    10. “Estimados jovens, vós sabeis:  o cristianismo não é uma opinião e não consiste em palavras vãs. O cristianismo é Cristo! É uma Pessoa, é Aquele que vive! Encontrar Jesus, amá-lo e fazer com que Ele seja amado:  eis em que consiste a vocação cristã. Maria é-vos dada para vos ajudar a entrar numa relação mais verdadeira e pessoal com Jesus.” (Mensagem em preparação para a XVIII Jornada Mundial da Juventude, em 2003 – 08/03/2003)

    Gostou deste conteúdo? Envie para um amigo que também precisa ler as frases de São João Paulo II aos jovens.

    Referências

    1. cf. Decr. Apostolicam actuositatem, 12[]
    2. cfr. Ex 33,11[]
    Avatar

    MBC

    Assine nossa newsletter com conteúdos exclusivos

      Ao clicar em quero assinar você declara aceita receber conteúdos em seu email e concorda com a nossa política de privacidade.