Formação

A história de Nossa Senhora de Fátima

Conheça a história de Nossa Senhora de Fátima, como aconteceram as suas aparições e o que ela veio revelar e pedir aos seus filhos.

A história de Nossa Senhora de Fátima
Formação

A história de Nossa Senhora de Fátima

Conheça a história de Nossa Senhora de Fátima, como aconteceram as suas aparições e o que ela veio revelar e pedir aos seus filhos.

Data da Publicação: 08/04/2024
Tempo de leitura:
Autor: Redação Minha Biblioteca Católica
Data da Publicação: 08/04/2024
Tempo de leitura:
Autor: Redação Minha Biblioteca Católica

Conheça a história de Nossa Senhora de Fátima, como aconteceram as suas aparições e o que ela veio revelar e pedir aos seus filhos.

A história de Nossa Senhora de Fátima é, de fato, bastante conhecida na Igreja. No entanto, muitas vezes, esquecemo-nos de corresponder aos apelos feitos pela Mãe de Deus em Sua mensagem.

Por isso, neste artigo, você vai conhecer a história de Nossa Senhora de Fátima, passando por cada uma de suas aparições. Além disso, entenderemos qual é a posição da Igreja em relação às aparições e a ligação entre a vida de São João Paulo II e Nossa Senhora de Fátima.

Conheça a história de Nossa Senhora de Fátima

As aparições de Nossa Senhora de Fátima aos Pastorinhos a 13 de maio de 1917 foram precedidas por três aparições do Anjo de Portugal. Ele preparou as crianças para receberem a mensagem da Virgem, ensinando-as a rezar e pedindo que fizessem penitência.

Quando a Virgem apareceu-lhes a primeira vez, na Cova da Iria, pediu que eles voltassem a esse mesmo lugar durante seis meses seguidos, no dia 13 e naquela mesma hora. Ela insistiu que eles rezassem muitos terços e os convidou a suportar os sofrimentos que Deus os enviasse como um ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido.

As três crianças responderam de forma positiva aos apelos da Senhora do Céu. E, a cada aparição, a Virgem insistia na importância de rezar o terço todos os dias para a conversão dos pecadores, bem como para alcançarem a paz no mundo e o fim da guerra.

Logo o fato começou a se espalhar e muitas pessoas — devotos e curiosos — começaram a acompanhar os pastorinhos todo dia 13 de cada mês. No entanto, muitas foram as dificuldades de Lúcia, Jacinta e Francisco, pois suas famílias e, sobretudo, o prefeito e o pároco do local duvidavam na veracidade de suas narrações e tentavam de todas as formas fazê-los esquecer do acontecido e não mais comparecer à Cova da Iria.

No entanto, mesmo sofrendo perseguições e ameaças, os três permaneciam firmes na fé. Então, a Virgem lhes mostrou a visão do inferno e revelou-lhes um segredo. Além disso, ensinou-os uma oração e prometeu que na última aparição realizaria um prodígio, a fim de que todos acreditassem. E assim aconteceu: com o Milagre do Sol, muitos se converteram e foram curados de suas enfermidades. 

Os três pastorinhos

Jacinta Marto e Francisco Marto

Jacinta Marto nasceu a 11 de março de 1910, em Aljustrel, a 2 km da freguesia de Fátima. Ela, desde criança, trabalhava junto com seu irmão, também vidente de Fátima, Francisco Marto, nascido em 11 de junho de 1908. Ambos pastoreavam o rebanho do pai. Jacinta tinha 7 anos quando as aparições começaram, e Francisco 9. Apesar da pouca idade, a menina ficou profundamente tocada com a visão que Nossa Senhora revelou a respeito das pobres almas que iam para o inferno sem ter quem rezasse por elas.

“De modo particular, a beata Jacinta mostrava-se incansável na partilha com os pobres e no sacrifício pela conversão dos pecadores.” 1 Jacinta via Nossa Senhora e também a ouvia, enquanto Francisco somente via, mas não a podia ouvir. “O Francisco assume uma vida de contemplação, comprometido com a consolação de Deus que lhe parece estar «tão triste». A Senhora recomendara que ele rezasse muitos terços. E muito rezará o Francisco, procurando a solidão do monte ou a companhia do Jesus escondido no sacrário da Igreja paroquial para «pensar em Deus».” 2

Logo na segunda aparição, a Virgem revela que levaria os dois irmãos em breve. Mas no tempo de vida terrena que tiveram, souberam atender aos apelos de Nossa Senhora, rezando muitos terços e oferecendo sacrifícios pelos pecadores. Francisco morreu em 4 de abril de 1919, atingido pela febre espanhola. Jacinta, também doente, depois de muito padecer, oferecendo seus sofrimentos pelos pecadores, pela paz no mundo e pelo Papa, morre em um hospital de Lisboa, em 20 de fevereiro de 1920.

Jacinta e Francisco foram as primeiras crianças não-mártires a serem proclamadas santas. O Papa Francisco canonizou estes dois pastorinhos de Fátima a 13 de maio de 2017 — há 100 anos do início das aparições.

Lúcia de Jesus (Irmã Lúcia)

Lúcia de Jesus nasceu em Aljustrel, a 28 de março de 1907. Era prima dos outros dois pastorinhos, Jacinta e Francisco. Ela tinha 10 anos quando Nossa Senhora apareceu aos três na Cova da Iria. Era Lúcia quem conversava com a Virgem, além de vê-la e ouvi-la. Inclusive, foi Lúcia destinada a ficar mais tempo na sua vida terrena, enquanto seus primos iriam para o Céu em breve.

“Mas tu ficas cá mais algum tempo. Jesus quer servir-Se de ti para me fazer conhecer e amar. Ele quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração” 3 foi o que a Virgem disse a Lúcia. E acrescentou que não desanimasse nos sofrimentos, pois o Seu Imaculado Coração lhe seria refúgio e lhe mostraria o caminho para Deus.

Sendo assim, Lúcia, que aprendeu a ler e a escrever a pedido da Virgem, deixou muitos escritos, especialmente relatando as memórias das aparições. Em 1921, ela entrou para a Comunidade das Irmãs de Santa Doroteia; passados cerca de dez anos de seus votos perpétuos, ingressou no Mosteiro Carmelita de Coimbra. 4 Em 1949 adota o nome de Irmã Maria Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado, após a profissão solene.

Lúcia presencia a beatificação de seus primos, Jacinta e Francisco Marto, pelo Papa João Paulo II a 13 de maio de 2000, em Fátima. E depois de uma vida entregue a Deus e a serviço da Igreja, a divulgar a Mensagem de Fátima e propagar a devoção ao Imaculado Coração de Maria, a última pastorinha morre em 13 de fevereiro de 2005, no Carmelo de Coimbra. Neste lugar ficou sepultada um ano, como desejava, e depois foi trasladada para a Basílica de Fátima, junto ao túmulo de Jacinta. 

Você sabia que a Irmã Lúcia foi declarada Venerável pela Igreja Católica? Neste outro artigo, confiara mais detalhes sobre sua história.

Aparições do Anjo

imagem do anjo aparecendo aos pastorinhos, fundamental na história de nossa senhora de fátima.
A Loca do Cabeço ou Loca do Anjo de Portugal no local da sua aparição aos três pastorinhos, nos Valinhos, em Fátima.

Assim como o Arcanjo São Gabriel foi enviado para anunciar o nascimento de Jesus, também foi enviado um anjo para os pastorinhos antes da primeira aparição da Virgem. Após as aparições do Anjo, os pastorinhos intensificaram as suas orações e penitências pelos pecadores, como lhes foi pedido.

A primeira aparição do anjo aconteceu na Loca do Cabeço, em Valinhos, lugar onde os pastorinhos costumavam brincar, rezar e proteger-se do sol e da chuva. Foi na primavera de 1916 e, de acordo com as Memórias da Irmã Lúcia, ele disse às crianças que não temessem e as ensinou a rezar a seguinte oração: “Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-vos. Peço-vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam, e não vos amam. Depois de repetir isto três vezes, ergueu-se e disse: — Orai assim. Os corações de Jesus e Maria estão atentos à voz das vossas súplicas.” 3

A segunda aparição do Anjo foi no verão de 1916 e se deu no Quintal da casa de Lúcia, junto ao Poço do Arneiro. Lúcia pergunta como eles poderiam oferecer sacrifícios e o anjo responde “De tudo que puderdes, oferecei um sacrifício em acto de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido […] aceitai e suportai com submissão o sofrimento que o Senhor vos enviar.” 3

A terceira e última aparição do Anjo, antes da Virgem, torna a ser na Loca do Cabeço. Conforme as memórias de Lúcia, ela aconteceu no outono de 1916. Nessa ocasião, o anjo ensinou-os a rezar e deu a eles a Eucaristia. “Tomai e bebei o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo horrivelmente ultrajado pelos homens ingratos. Reparai os seus crimes e consolai o vosso Deus. De novo se prostrou em terra e repetiu conosco mais três vezes a mesma oração.” 3

Aparições de Nossa Senhora

Primeira aparição, Cova da Iria, 13 de maio de 1917

Desde o primeiro dia da aparição, a Virgem pede que eles voltem à Cova da Iria durante seis meses seguidos, todo dia 13, naquela mesma hora. Ela insiste também que rezem o Terço todos os dias, a fim de alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra. 

“– Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser enviar-vos, em acto de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido e de súplica pela conversão dos pecadores?

– Sim, queremos!

– Ides, pois, ter muito que sofrer, mas a graça de Deus será o vosso conforto.”  3

Segunda aparição, Cova da Iria, 13 de junho de 1917

Na segunda aparição, Nossa Senhora pede que eles aprendam a ler. Ela também revela que em breve levará Jacinta e Francisco, mas Lúcia ficará por mais tempo para sofrer pelos pecadores e propagar a devoção ao Imaculado Coração de Maria.

“À frente da palma da mão direita de Nossa Senhora, estava um coração cercado de espinhos que parecia estarem-lhe cravados. Compreendemos que era o Imaculado Coração de Maria, ultrajado pelos pecados da humanidade, que queria reparação.” 3

Terceira aparição, Cova da Iria, 13 de julho de 1917

Nesta vez, a Virgem mostra aos pastorinhos a visão do inferno, e eles são ainda mais impelidos a sofrer e rezar pelas almas. Nossa Senhora também pede que seja feita a consagração da Rússia ao Seu Imaculado Coração e a comunhão reparadora nos primeiros sábados. Além disso, anuncia que no mês de outubro faria um milagre, a fim de levar muitos a crer nas aparições.

“Assustados e como que a pedir socorro, levantámos a vista para Nossa Senhora, que nos disse com bondade e tristeza:

– Vistes o inferno, para onde vão as almas dos pobres pecadores; para as salvar, Deus quer estabelecer no mundo a devoção a Meu Imaculado Coração. Se fizerem o que Eu vos disser, salvar-se-ão muitas almas e terão paz.”  3

Quarta aparição, Valinhos, 19 de agosto de 1917

A quarta aparição custou aos pastorinhos uma grande provação. Intimados pelas autoridades e desacreditados pelo pároco local, foram submetidos a interrogatórios, sequestro, prisão e até ameaças de morte. Assim, não podendo comparecer à Cova da Iria no dia estabelecido — pois estavam presos —, a Virgem os visita quatro dias depois para confortá-los e fazer novamente um apelo à oração.

“Quero que continueis a ir à Cova da Iria no dia 13, que continueis a rezar o Terço todos os dias. […] Rezai, rezai muito e fazei sacrifícios por os pecadores, que vão muitas almas para o inferno por não haver quem se sacrifique e peça por elas” 3

Quinta aparição, Cova da Iria, 13 de setembro de 1917

Na quinta aparição da história de Nossa Senhora de Fátima, já aumentava o número dos que acreditavam, e Maria diz que Deus estava contente com os sacrifícios dos pastorinhos. Além disso, confirma que faria um milagre em outubro, para que o povo pudesse crer.

“Em Outubro virá também Nosso Senhor, Nossa Senhora das Dores e do Carmo, S. José com o Menino Jesus para abençoarem o Mundo. Deus está contente com os vossos sacrifícios […]” 3

Sexta aparição, Cova da Iria, 13 de outubro de 1917: o Milagre do Sol

Em 13 de outubro de 1917, acontece o milagre prometido por Nossa Senhora. Cerca de 70 mil pessoas se encontravam no local, entre elas jornalistas, fotógrafos e a imprensa internacional. Depois de uma chuva torrencial, acontece a “dança do sol”, nome popular dado ao milagre.

“O astro assumiu várias cores, pôde ser visto a olho nu e começou a girar em torno de si mesmo, parecendo aproximar-se da Terra. Quando este acontecimento extraordinário cessou, as roupas das pessoas, que antes estavam ensopadas, se secaram.” 4

Dessa forma, muitas pessoas que ali estavam creram e foram curadas de enfermidades graves. Nessa ocasião, Nossa Senhora também insiste na oração do Terço todos os dias e pede que Nosso Senhor não seja mais ofendido. Além disso, a Virgem faz outro pedido a Lúcia: “Quero dizer-te que façam aqui uma capela em Minha honra, que sou a Senhora do Rosário, que continuem sempre a rezar o Terço todos os dias” 3

Por fim, Lúcia relata que “Desaparecida Nossa Senhora na imensa distância do firmamento, vimos, ao lado do sol, S. José com o Menino e Nossa Senhora vestida de branco, com um manto azul. São José com o Menino pareciam abençoar o Mundo, com os gestos que faziam com a mão em forma de cruz.” 3

A posição da Igreja perante à história de Nossa Senhora de Fátima

“Fátima é, sem dúvida, a mais profética das aparições modernas.” 5 O reconhecimento oficial da Igreja a respeito da história de Nossa Senhora de Fátima veio 13 anos após os fatos acontecidos— “[…] no dia 13 de outubro de 1930, as autoridades eclesiásticas declararam que as aparições eram “dignas de fé” e autorizaram o culto a Nossa Senhora de Fátima.” 4

Até o momento, quatro Papas visitaram o Santuário de Fátima, que fica no lugar da Cova da Iria. O Papa Paulo VI foi o primeiro a ir em peregrinação a Fátima, em 1967. Depois, em 1982, em 1991 e em 2000 foram as três as visitas do Papa João Paulo II ao Santuário. Sendo esta última para a cerimônia de beatificação dos veneráveis Francisco e Jacinta Marto, pastorinhos de Fátima. Passados dez anos da beatificação dos pastorinhos, foi a vez de Bento XVI visitar o Santuário Português. Por fim, em 13 de maio de 2017, o Papa Francisco também peregrina à Fátima. Além disso, o pontífice tem a intenção de regressar ao Santuário de Fátima na Jornada Mundial da Juventude que acontecerá na cidade de Lisboa, em 2023.

As rosas de ouro

O Santuário de Fátima conta com três Rosas de Ouro oferecidas pelos Papas, todas elas aludem à história de Nossa Senhora de Fátima. A Rosa de Ouro é um símbolo que os Papas enviam a soberanos, príncipes, rainhas ou outras personalidades “como sinal de particular benevolência ou em reconhecimento de assinalados serviços prestados à Igreja ou a bem da sociedade;  também a santuários insignes, igrejas e mesmo cidades que desejam distinguir” 6

A primeira foi entregue ao Santuário em 1965, pelo Papa Paulo VI. O papa recorda que esta rosa é testemunho do paternal afeto que se tem para com a Nação Portuguesa, bem como “penhor da Nossa devoção que temos ao insigne Santuário, onde foi levantado à Mãe de Deus um Seu altar” 7

Quem ofereceu a segunda Rosa de Ouro ao Santuário foi o papa Bento XVI, sobretudo em gratidão pelas maravilhas que a Mãe de Deus realiza para com os peregrinos. Por último, a terceira rosa foi concedida pelo Papa Francisco em 2017, na ocasião da canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta.

João Paulo II e Nossa Senhora de Fátima

Desde a sua infância, Karol Wojtyla — São João Paulo II — cultiva uma grande devoção a Nossa Senhora. Inclusive, o Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, de São Luís Maria Grignion de Montfort tornou-se o seu livro de cabeceira. E o lema de seu pontificado foi “Totus Tuus Mariae” — que quer dizer “Todo de Maria”.

A relação entre João Paulo II e a história de Nossa Senhora de Fátima tornou-se ainda mais evidente após o atentado que sofreu a 13 de maio de 1981 — no mesmo dia em que começaram as aparições de Nossa Senhora em 1917. Ele foi gravemente ferido com tiros na Praça de São Pedro, a ponto de quase perder a vida.

Um ano depois do acontecido, Karol Wojtyla se dirige ao Santuário de Fátima. “Desde há muito que eu tencionava vir a Fátima […] mas, desde que se deu o conhecido atentado na Praça de São Pedro, […] o meu pensamento voltou-se imediatamente para este Santuário, para depor no coração da Mãe celeste o meu agradecimento […] Vi em tudo o que se foi sucedendo uma especial protecção materna de Nossa senhora.” 8

Sem dúvida, o Papa acredita ter sido salvo pelas mãos de Maria — “uma mão materna que guiou a trajetória da bala.” 9 E, em 1984, oferece a bala que foi nele disparada ao Santuário de Fátima, a qual é colocada na coroa da imagem de Nossa Senhora.

Até o fim de sua vida, São João Paulo II permaneceu sendo todo da Virgem Maria e atendendo aos seus apelos, a fim de chegar a Cristo. Também confiou a Ela todas as suas preocupações com o mundo e o avanço de ideologias contrárias à fé. Pois ele mesmo afirmou que “sua maternidade universal é a âncora segura de salvação da humanidade inteira.” 9

Que os apelos de Nossa Senhora de Fátima cheguem ao mais íntimo de nossos corações, pois é também para nós a missão de rezar o terço todos os dias pelos pecadores e fazer penitência, a fim de reparar os Corações de Jesus e Maria. Que os pastorinhos intercedam a Deus por nós, eles que tanto sofreram, com amor e fé, e agora gozam da alegria eterna. 

Reze a Novena a Nossa Senhora de Fátima.

Referências

  1. Bento XVI, Homilia, 13 de maio de 2010[]
  2. Santuário de Fátima, CANONIZAÇÃO DOS SANTOS FRANCISCO E JACINTA MARTO FOI ANUNCIADA PELO PAPA HÁ UM ANO[]
  3. Santuário de Fátima, NARRATIVA DAS APARIÇÕES DE FÁTIMA[][][][][][][][][][][]
  4. Vatican News, NOSSA SENHORA DE FÁTIMA[][][]
  5. Documentos sobre “A Mensagem de Fátima”, 26 de junho de 2000[]
  6. Santuário de Fátima, ROSA DE OURO[]
  7. Santuário de Fátima, ROSAS DE OURO OFERECIDAS PELOS PAPAS AO SANTUÁRIO VÃO ESTAR EXPOSTAS NO MUSEU DE LEIRIA[]
  8. João Paulo II, Discurso ao Bispo de Leiria na capela das aparições em Fátima, Quarta-feira, 12 de Maio de 1982[]
  9. Vatican News, Os Papas em Fátima: um manto de luz sobre o mundo[][]

Redação Minha Biblioteca Católica

O maior clube de leitores católicos do Brasil.

Conheça a história de Nossa Senhora de Fátima, como aconteceram as suas aparições e o que ela veio revelar e pedir aos seus filhos.

A história de Nossa Senhora de Fátima é, de fato, bastante conhecida na Igreja. No entanto, muitas vezes, esquecemo-nos de corresponder aos apelos feitos pela Mãe de Deus em Sua mensagem.

Por isso, neste artigo, você vai conhecer a história de Nossa Senhora de Fátima, passando por cada uma de suas aparições. Além disso, entenderemos qual é a posição da Igreja em relação às aparições e a ligação entre a vida de São João Paulo II e Nossa Senhora de Fátima.

Conheça a história de Nossa Senhora de Fátima

As aparições de Nossa Senhora de Fátima aos Pastorinhos a 13 de maio de 1917 foram precedidas por três aparições do Anjo de Portugal. Ele preparou as crianças para receberem a mensagem da Virgem, ensinando-as a rezar e pedindo que fizessem penitência.

Quando a Virgem apareceu-lhes a primeira vez, na Cova da Iria, pediu que eles voltassem a esse mesmo lugar durante seis meses seguidos, no dia 13 e naquela mesma hora. Ela insistiu que eles rezassem muitos terços e os convidou a suportar os sofrimentos que Deus os enviasse como um ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido.

As três crianças responderam de forma positiva aos apelos da Senhora do Céu. E, a cada aparição, a Virgem insistia na importância de rezar o terço todos os dias para a conversão dos pecadores, bem como para alcançarem a paz no mundo e o fim da guerra.

Logo o fato começou a se espalhar e muitas pessoas — devotos e curiosos — começaram a acompanhar os pastorinhos todo dia 13 de cada mês. No entanto, muitas foram as dificuldades de Lúcia, Jacinta e Francisco, pois suas famílias e, sobretudo, o prefeito e o pároco do local duvidavam na veracidade de suas narrações e tentavam de todas as formas fazê-los esquecer do acontecido e não mais comparecer à Cova da Iria.

No entanto, mesmo sofrendo perseguições e ameaças, os três permaneciam firmes na fé. Então, a Virgem lhes mostrou a visão do inferno e revelou-lhes um segredo. Além disso, ensinou-os uma oração e prometeu que na última aparição realizaria um prodígio, a fim de que todos acreditassem. E assim aconteceu: com o Milagre do Sol, muitos se converteram e foram curados de suas enfermidades. 

Os três pastorinhos

Jacinta Marto e Francisco Marto

Jacinta Marto nasceu a 11 de março de 1910, em Aljustrel, a 2 km da freguesia de Fátima. Ela, desde criança, trabalhava junto com seu irmão, também vidente de Fátima, Francisco Marto, nascido em 11 de junho de 1908. Ambos pastoreavam o rebanho do pai. Jacinta tinha 7 anos quando as aparições começaram, e Francisco 9. Apesar da pouca idade, a menina ficou profundamente tocada com a visão que Nossa Senhora revelou a respeito das pobres almas que iam para o inferno sem ter quem rezasse por elas.

“De modo particular, a beata Jacinta mostrava-se incansável na partilha com os pobres e no sacrifício pela conversão dos pecadores.” 1 Jacinta via Nossa Senhora e também a ouvia, enquanto Francisco somente via, mas não a podia ouvir. “O Francisco assume uma vida de contemplação, comprometido com a consolação de Deus que lhe parece estar «tão triste». A Senhora recomendara que ele rezasse muitos terços. E muito rezará o Francisco, procurando a solidão do monte ou a companhia do Jesus escondido no sacrário da Igreja paroquial para «pensar em Deus».” 2

Logo na segunda aparição, a Virgem revela que levaria os dois irmãos em breve. Mas no tempo de vida terrena que tiveram, souberam atender aos apelos de Nossa Senhora, rezando muitos terços e oferecendo sacrifícios pelos pecadores. Francisco morreu em 4 de abril de 1919, atingido pela febre espanhola. Jacinta, também doente, depois de muito padecer, oferecendo seus sofrimentos pelos pecadores, pela paz no mundo e pelo Papa, morre em um hospital de Lisboa, em 20 de fevereiro de 1920.

Jacinta e Francisco foram as primeiras crianças não-mártires a serem proclamadas santas. O Papa Francisco canonizou estes dois pastorinhos de Fátima a 13 de maio de 2017 — há 100 anos do início das aparições.

Lúcia de Jesus (Irmã Lúcia)

Lúcia de Jesus nasceu em Aljustrel, a 28 de março de 1907. Era prima dos outros dois pastorinhos, Jacinta e Francisco. Ela tinha 10 anos quando Nossa Senhora apareceu aos três na Cova da Iria. Era Lúcia quem conversava com a Virgem, além de vê-la e ouvi-la. Inclusive, foi Lúcia destinada a ficar mais tempo na sua vida terrena, enquanto seus primos iriam para o Céu em breve.

“Mas tu ficas cá mais algum tempo. Jesus quer servir-Se de ti para me fazer conhecer e amar. Ele quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração” 3 foi o que a Virgem disse a Lúcia. E acrescentou que não desanimasse nos sofrimentos, pois o Seu Imaculado Coração lhe seria refúgio e lhe mostraria o caminho para Deus.

Sendo assim, Lúcia, que aprendeu a ler e a escrever a pedido da Virgem, deixou muitos escritos, especialmente relatando as memórias das aparições. Em 1921, ela entrou para a Comunidade das Irmãs de Santa Doroteia; passados cerca de dez anos de seus votos perpétuos, ingressou no Mosteiro Carmelita de Coimbra. 4 Em 1949 adota o nome de Irmã Maria Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado, após a profissão solene.

Lúcia presencia a beatificação de seus primos, Jacinta e Francisco Marto, pelo Papa João Paulo II a 13 de maio de 2000, em Fátima. E depois de uma vida entregue a Deus e a serviço da Igreja, a divulgar a Mensagem de Fátima e propagar a devoção ao Imaculado Coração de Maria, a última pastorinha morre em 13 de fevereiro de 2005, no Carmelo de Coimbra. Neste lugar ficou sepultada um ano, como desejava, e depois foi trasladada para a Basílica de Fátima, junto ao túmulo de Jacinta. 

Você sabia que a Irmã Lúcia foi declarada Venerável pela Igreja Católica? Neste outro artigo, confiara mais detalhes sobre sua história.

Aparições do Anjo

imagem do anjo aparecendo aos pastorinhos, fundamental na história de nossa senhora de fátima.
A Loca do Cabeço ou Loca do Anjo de Portugal no local da sua aparição aos três pastorinhos, nos Valinhos, em Fátima.

Assim como o Arcanjo São Gabriel foi enviado para anunciar o nascimento de Jesus, também foi enviado um anjo para os pastorinhos antes da primeira aparição da Virgem. Após as aparições do Anjo, os pastorinhos intensificaram as suas orações e penitências pelos pecadores, como lhes foi pedido.

A primeira aparição do anjo aconteceu na Loca do Cabeço, em Valinhos, lugar onde os pastorinhos costumavam brincar, rezar e proteger-se do sol e da chuva. Foi na primavera de 1916 e, de acordo com as Memórias da Irmã Lúcia, ele disse às crianças que não temessem e as ensinou a rezar a seguinte oração: “Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-vos. Peço-vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam, e não vos amam. Depois de repetir isto três vezes, ergueu-se e disse: — Orai assim. Os corações de Jesus e Maria estão atentos à voz das vossas súplicas.” 3

A segunda aparição do Anjo foi no verão de 1916 e se deu no Quintal da casa de Lúcia, junto ao Poço do Arneiro. Lúcia pergunta como eles poderiam oferecer sacrifícios e o anjo responde “De tudo que puderdes, oferecei um sacrifício em acto de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido […] aceitai e suportai com submissão o sofrimento que o Senhor vos enviar.” 3

A terceira e última aparição do Anjo, antes da Virgem, torna a ser na Loca do Cabeço. Conforme as memórias de Lúcia, ela aconteceu no outono de 1916. Nessa ocasião, o anjo ensinou-os a rezar e deu a eles a Eucaristia. “Tomai e bebei o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo horrivelmente ultrajado pelos homens ingratos. Reparai os seus crimes e consolai o vosso Deus. De novo se prostrou em terra e repetiu conosco mais três vezes a mesma oração.” 3

Aparições de Nossa Senhora

Primeira aparição, Cova da Iria, 13 de maio de 1917

Desde o primeiro dia da aparição, a Virgem pede que eles voltem à Cova da Iria durante seis meses seguidos, todo dia 13, naquela mesma hora. Ela insiste também que rezem o Terço todos os dias, a fim de alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra. 

“– Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser enviar-vos, em acto de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido e de súplica pela conversão dos pecadores?

– Sim, queremos!

– Ides, pois, ter muito que sofrer, mas a graça de Deus será o vosso conforto.”  3

Segunda aparição, Cova da Iria, 13 de junho de 1917

Na segunda aparição, Nossa Senhora pede que eles aprendam a ler. Ela também revela que em breve levará Jacinta e Francisco, mas Lúcia ficará por mais tempo para sofrer pelos pecadores e propagar a devoção ao Imaculado Coração de Maria.

“À frente da palma da mão direita de Nossa Senhora, estava um coração cercado de espinhos que parecia estarem-lhe cravados. Compreendemos que era o Imaculado Coração de Maria, ultrajado pelos pecados da humanidade, que queria reparação.” 3

Terceira aparição, Cova da Iria, 13 de julho de 1917

Nesta vez, a Virgem mostra aos pastorinhos a visão do inferno, e eles são ainda mais impelidos a sofrer e rezar pelas almas. Nossa Senhora também pede que seja feita a consagração da Rússia ao Seu Imaculado Coração e a comunhão reparadora nos primeiros sábados. Além disso, anuncia que no mês de outubro faria um milagre, a fim de levar muitos a crer nas aparições.

“Assustados e como que a pedir socorro, levantámos a vista para Nossa Senhora, que nos disse com bondade e tristeza:

– Vistes o inferno, para onde vão as almas dos pobres pecadores; para as salvar, Deus quer estabelecer no mundo a devoção a Meu Imaculado Coração. Se fizerem o que Eu vos disser, salvar-se-ão muitas almas e terão paz.”  3

Quarta aparição, Valinhos, 19 de agosto de 1917

A quarta aparição custou aos pastorinhos uma grande provação. Intimados pelas autoridades e desacreditados pelo pároco local, foram submetidos a interrogatórios, sequestro, prisão e até ameaças de morte. Assim, não podendo comparecer à Cova da Iria no dia estabelecido — pois estavam presos —, a Virgem os visita quatro dias depois para confortá-los e fazer novamente um apelo à oração.

“Quero que continueis a ir à Cova da Iria no dia 13, que continueis a rezar o Terço todos os dias. […] Rezai, rezai muito e fazei sacrifícios por os pecadores, que vão muitas almas para o inferno por não haver quem se sacrifique e peça por elas” 3

Quinta aparição, Cova da Iria, 13 de setembro de 1917

Na quinta aparição da história de Nossa Senhora de Fátima, já aumentava o número dos que acreditavam, e Maria diz que Deus estava contente com os sacrifícios dos pastorinhos. Além disso, confirma que faria um milagre em outubro, para que o povo pudesse crer.

“Em Outubro virá também Nosso Senhor, Nossa Senhora das Dores e do Carmo, S. José com o Menino Jesus para abençoarem o Mundo. Deus está contente com os vossos sacrifícios […]” 3

Sexta aparição, Cova da Iria, 13 de outubro de 1917: o Milagre do Sol

Em 13 de outubro de 1917, acontece o milagre prometido por Nossa Senhora. Cerca de 70 mil pessoas se encontravam no local, entre elas jornalistas, fotógrafos e a imprensa internacional. Depois de uma chuva torrencial, acontece a “dança do sol”, nome popular dado ao milagre.

“O astro assumiu várias cores, pôde ser visto a olho nu e começou a girar em torno de si mesmo, parecendo aproximar-se da Terra. Quando este acontecimento extraordinário cessou, as roupas das pessoas, que antes estavam ensopadas, se secaram.” 4

Dessa forma, muitas pessoas que ali estavam creram e foram curadas de enfermidades graves. Nessa ocasião, Nossa Senhora também insiste na oração do Terço todos os dias e pede que Nosso Senhor não seja mais ofendido. Além disso, a Virgem faz outro pedido a Lúcia: “Quero dizer-te que façam aqui uma capela em Minha honra, que sou a Senhora do Rosário, que continuem sempre a rezar o Terço todos os dias” 3

Por fim, Lúcia relata que “Desaparecida Nossa Senhora na imensa distância do firmamento, vimos, ao lado do sol, S. José com o Menino e Nossa Senhora vestida de branco, com um manto azul. São José com o Menino pareciam abençoar o Mundo, com os gestos que faziam com a mão em forma de cruz.” 3

A posição da Igreja perante à história de Nossa Senhora de Fátima

“Fátima é, sem dúvida, a mais profética das aparições modernas.” 5 O reconhecimento oficial da Igreja a respeito da história de Nossa Senhora de Fátima veio 13 anos após os fatos acontecidos— “[…] no dia 13 de outubro de 1930, as autoridades eclesiásticas declararam que as aparições eram “dignas de fé” e autorizaram o culto a Nossa Senhora de Fátima.” 4

Até o momento, quatro Papas visitaram o Santuário de Fátima, que fica no lugar da Cova da Iria. O Papa Paulo VI foi o primeiro a ir em peregrinação a Fátima, em 1967. Depois, em 1982, em 1991 e em 2000 foram as três as visitas do Papa João Paulo II ao Santuário. Sendo esta última para a cerimônia de beatificação dos veneráveis Francisco e Jacinta Marto, pastorinhos de Fátima. Passados dez anos da beatificação dos pastorinhos, foi a vez de Bento XVI visitar o Santuário Português. Por fim, em 13 de maio de 2017, o Papa Francisco também peregrina à Fátima. Além disso, o pontífice tem a intenção de regressar ao Santuário de Fátima na Jornada Mundial da Juventude que acontecerá na cidade de Lisboa, em 2023.

As rosas de ouro

O Santuário de Fátima conta com três Rosas de Ouro oferecidas pelos Papas, todas elas aludem à história de Nossa Senhora de Fátima. A Rosa de Ouro é um símbolo que os Papas enviam a soberanos, príncipes, rainhas ou outras personalidades “como sinal de particular benevolência ou em reconhecimento de assinalados serviços prestados à Igreja ou a bem da sociedade;  também a santuários insignes, igrejas e mesmo cidades que desejam distinguir” 6

A primeira foi entregue ao Santuário em 1965, pelo Papa Paulo VI. O papa recorda que esta rosa é testemunho do paternal afeto que se tem para com a Nação Portuguesa, bem como “penhor da Nossa devoção que temos ao insigne Santuário, onde foi levantado à Mãe de Deus um Seu altar” 7

Quem ofereceu a segunda Rosa de Ouro ao Santuário foi o papa Bento XVI, sobretudo em gratidão pelas maravilhas que a Mãe de Deus realiza para com os peregrinos. Por último, a terceira rosa foi concedida pelo Papa Francisco em 2017, na ocasião da canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta.

João Paulo II e Nossa Senhora de Fátima

Desde a sua infância, Karol Wojtyla — São João Paulo II — cultiva uma grande devoção a Nossa Senhora. Inclusive, o Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, de São Luís Maria Grignion de Montfort tornou-se o seu livro de cabeceira. E o lema de seu pontificado foi “Totus Tuus Mariae” — que quer dizer “Todo de Maria”.

A relação entre João Paulo II e a história de Nossa Senhora de Fátima tornou-se ainda mais evidente após o atentado que sofreu a 13 de maio de 1981 — no mesmo dia em que começaram as aparições de Nossa Senhora em 1917. Ele foi gravemente ferido com tiros na Praça de São Pedro, a ponto de quase perder a vida.

Um ano depois do acontecido, Karol Wojtyla se dirige ao Santuário de Fátima. “Desde há muito que eu tencionava vir a Fátima […] mas, desde que se deu o conhecido atentado na Praça de São Pedro, […] o meu pensamento voltou-se imediatamente para este Santuário, para depor no coração da Mãe celeste o meu agradecimento […] Vi em tudo o que se foi sucedendo uma especial protecção materna de Nossa senhora.” 8

Sem dúvida, o Papa acredita ter sido salvo pelas mãos de Maria — “uma mão materna que guiou a trajetória da bala.” 9 E, em 1984, oferece a bala que foi nele disparada ao Santuário de Fátima, a qual é colocada na coroa da imagem de Nossa Senhora.

Até o fim de sua vida, São João Paulo II permaneceu sendo todo da Virgem Maria e atendendo aos seus apelos, a fim de chegar a Cristo. Também confiou a Ela todas as suas preocupações com o mundo e o avanço de ideologias contrárias à fé. Pois ele mesmo afirmou que “sua maternidade universal é a âncora segura de salvação da humanidade inteira.” 9

Que os apelos de Nossa Senhora de Fátima cheguem ao mais íntimo de nossos corações, pois é também para nós a missão de rezar o terço todos os dias pelos pecadores e fazer penitência, a fim de reparar os Corações de Jesus e Maria. Que os pastorinhos intercedam a Deus por nós, eles que tanto sofreram, com amor e fé, e agora gozam da alegria eterna. 

Reze a Novena a Nossa Senhora de Fátima.

Referências

  1. Bento XVI, Homilia, 13 de maio de 2010[]
  2. Santuário de Fátima, CANONIZAÇÃO DOS SANTOS FRANCISCO E JACINTA MARTO FOI ANUNCIADA PELO PAPA HÁ UM ANO[]
  3. Santuário de Fátima, NARRATIVA DAS APARIÇÕES DE FÁTIMA[][][][][][][][][][][]
  4. Vatican News, NOSSA SENHORA DE FÁTIMA[][][]
  5. Documentos sobre “A Mensagem de Fátima”, 26 de junho de 2000[]
  6. Santuário de Fátima, ROSA DE OURO[]
  7. Santuário de Fátima, ROSAS DE OURO OFERECIDAS PELOS PAPAS AO SANTUÁRIO VÃO ESTAR EXPOSTAS NO MUSEU DE LEIRIA[]
  8. João Paulo II, Discurso ao Bispo de Leiria na capela das aparições em Fátima, Quarta-feira, 12 de Maio de 1982[]
  9. Vatican News, Os Papas em Fátima: um manto de luz sobre o mundo[][]

Redação Minha Biblioteca Católica

O maior clube de leitores católicos do Brasil.

Assine nossa newsletter com conteúdos exclusivos

    Ao clicar em quero assinar você declara aceita receber conteúdos em seu email e concorda com a nossa política de privacidade.