Devoção

São João Paulo II: 8 curiosidades sobre o Papa da Esperança

Neste artigo, conheça 8 curiosidades muito interessantes sobre o grande Papa e santo polonês, São João Paulo II.

Devoção

Data da Publicação: 17/07/2024
Data da Publicação: 17/07/2024

São João Paulo II foi um grande santo!

Além de sua biografia encantadora e de todo seu trabalho apostólico, você conhecerá também 8 curiosidades sobre o Papa da Esperança.

1. João Paulo II fez muita coisa antes de se tornar padre – até mesmo teatro clandestino!

Antes de ser ordenado sacerdote, Karol Wojtyla foi um jovem cheio de energia e carisma. No auge de sua juventude, descobriu um grande amor pela língua e literatura polonesas, o que o levou a desenvolver uma predileção pelo teatro. Neste ambiente, tornou-se dramaturgo, ator e diretor, chegando a encenar diversas peças clandestinas enquanto as atividades culturais estavam proibidas na Polônia pelo regime nazista. Uma de suas peças, “A loja do Ourives”, pode ser lida até hoje.

Além de ator, Karol também precisou trabalhar em serviços pesados enquanto os regimes autoritários dominavam seu país. Trabalhou por quatro anos em uma mina e em uma indústria química, às vezes passando horas ao ar livre nos invernos rigorosos.

2. Foi um esportista – e dos bons!

Durante toda a sua vida, desde jovem até a velhice, João Paulo II sempre gostou muito de praticar esportes. Entre suas atividades preferidas, estavam o futebol, o montanhismo, o remo e o esqui. Mas o que mais gostava entre todos, sem dúvida, era o esqui nas montanhas.

Confira frases de São João Paulo II para os jovens.

3. Era uma verdadeira máquina de escrever!

Em inúmeros depoimentos daqueles que conviveram com o papa, um dos comentários mais recorrentes é sua impressionante capacidade de escrita. Onde quer que estivesse, João Paulo II era capaz de escrever muitíssimo – tinha um dom realmente especial. Se juntássemos todos os escritos de Karol Wojtyla antes e depois de se tornar papa, teríamos o equivalente a 20 bíblias. Ele escreveu em média 3 mil páginas por ano!

4. Sempre prezou pela tradição, até mesmo em seu próprio nome

Ao escolher o nome de João Paulo II, Karol Wojtyla foi o primeiro Papa a escolher o mesmo nome de seus dois antecessores: Paulo VI e João Paulo I.

São Paulo Apóstolo foi um grande modelo para o papa em sua vida e em seu sacerdócio. De certa forma, podemos ver, em suas inúmeras peregrinações, o ímpeto evangelizador do Apóstolo dos Gentios.

5. João Paulo II viajou tanto, que poderia ir da Terra até a Lua três vezes!

Nosso querido papa visitou 129 países durante seu pontificado, tornando-se um dos líderes mundiais que mais viajou na história.

Em quilometragem, a distância percorrida no total de suas viagens seria suficiente para ir da Terra até a Lua não apenas uma vez, mas três!

6. Foi o Papa que fundou a Jornada Mundial da Juventude

O apostolado com os jovens sempre foi muito importante para João Paulo II. Desde que se ordenou, ele sempre buscou ter momentos especiais com a juventude. Tanto é assim que, em 1985, iniciou as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ).

Nas edições da JMJ celebradas ao longo de seu pontificado, reuniu milhões de jovens de todo o mundo. A tradição continuou com seus sucessores, Papa Bento XVI e Papa Francisco.

Saiba mais sobre a história da Jornada Mundial da Juventude.

7. O país de origem de São João Paulo II foi uma grande surpresa

A escolha de um Papa polonês foi surpreendente na época, pois São João Paulo II foi o primeiro Papa não italiano desde o século XVI. Além disso, também não tivemos um papa italiano a partir dele: Bento XVI é alemão e Francisco é argentino.

Estátua de São João Paulo II no museu de Wadowice, sua cidade natal, na Polônia.

Você sabe como foi a morte do papa polonês? Descubra neste artigo!

8. Beatificou e canonizou mais santos do que todos os outros Papas juntos

Até o Papa Francisco, que canonizou Santo Antônio Primaldo e seus 812 companheiros mártires em 2013, João Paulo II havia sido o Papa que mais havia canonizado santos em toda a história da Igreja.

Em relação aos beatos, seu trabalho continua uma marca insuperável.

Um grande presente para toda a Igreja!

Conheça os grandes santos que São João Paulo canonizou.

São João Paulo II foi um grande santo!

2. Foi um esportista – e dos bons!

Confira frases de São João Paulo II para os jovens.

3. Era uma verdadeira máquina de escrever!

4. Sempre prezou pela tradição, até mesmo em seu próprio nome

5. João Paulo II viajou tanto, que poderia ir da Terra até a Lua três vezes!

6. Foi o Papa que fundou a Jornada Mundial da Juventude

Saiba mais sobre a história da Jornada Mundial da Juventude.

7. O país de origem de São João Paulo II foi uma grande surpresa

Você sabe como foi a morte do papa polonês? Descubra neste artigo!

8. Beatificou e canonizou mais santos do que todos os outros Papas juntos

Em relação aos beatos, seu trabalho continua uma marca insuperável.

Um grande presente para toda a Igreja!

Conheça os grandes santos que São João Paulo canonizou.