Espiritualidade

Meditação dos Mistérios Gozosos

Reze o terço acompanhando a meditação dos Mistérios Gozosos, nos quais contemplamos o início da história da Redenção.

Meditação dos Mistérios Gozosos
Espiritualidade

Meditação dos Mistérios Gozosos

Reze o terço acompanhando a meditação dos Mistérios Gozosos, nos quais contemplamos o início da história da Redenção.

Data da Publicação: 23/01/2024
Tempo de leitura:
Autor: Redação MBC
Data da Publicação: 23/01/2024
Tempo de leitura:
Autor: Redação MBC

A prática da oração do terço nos conduz à contemplação dos principais episódios da vida de Cristo. Os Mistérios Gozosos, que constituem o primeiro ciclo do Rosário, são marcados, sobretudo, pela alegria que emana da Encarnação. 1 O anúncio do anjo, em particular, inaugura de forma concreta a história de nossa redenção, envolvendo toda a criação em regozijo diante da Encarnação do Verbo Divino. Neste artigo, acompanhe conosco a meditação dos Mistérios Gozosos, que devem ser contemplados aos sábados e segundas-feiras.

Se quiser saber mais sobre o que são os mistérios do terço e porque devemos contemplá-los, leia este artigo.

Meditação dos Mistérios Gozosos | 1º: a Anunciação

imagem da anunciação do senhor para a meditação dos mistérios gozosos.

E estando Isabel no sexto mês, foi enviado por Deus o anjo Gabriel a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem chamado José, da casa de Davi, e o nome da virgem era Maria. Entrando o anjo onde ela estava, disse-lhe: “Deus te salve, cheia de graça! O Senhor é contigo! Bendita és tu entre as mulheres”. Ela, quando o ouviu, turbou-se do seu falar, e discorria pensativa que saudação seria esta. Então o anjo lhe disse: “Não temas, Maria, pois achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás no teu ventre, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e seu reino não terá fim”. E disse Maria ao anjo: “Como se fará isso, pois eu não conheço homem?”. E respondendo, o anjo lhe disse: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e a virtude do Altíssimo te cobrirá da sua sombra. E por isso mesmo o Santo, que há de nascer de ti, será chamado Filho de Deus. Que aí tens tu a Isabel, tua parenta, que até concebeu um filho na sua velhice; e este é o sexto mês da que se diz estéril. Porque a Deus nada é impossível”. Então disse Maria: “Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo se apartou dela. 2

Oferecimento da primeira dezena

Oferecemos a Vós, ó Senhor Jesus Cristo, esta primeira dezena em honra de Vossa Encarnação, e Vos pedimos, por meio deste mistério e da intercessão de Vossa Mãe Santíssima, uma profunda humildade e espírito de oração.

Um Pai-Nosso, dez Ave-Marias, Glória ao Pai.

Graça do mistério da Encarnação, vinde até minha alma e tornai-me verdadeiramente humilde.

Leia mais: a Anunciação do Senhor e seus três sins

Meditação dos Mistérios Gozosos | 2º: A Visitação

imagem da visitação de Nossa Senhora para a meditação dos mistérios gozosos.

E naqueles dias, levantando-se Maria, foi com pressa às montanhas, a uma cidade de Judá. E entrou na casa de Zacarias, e saudou a Isabel. E aconteceu que tanto que Isabel ouviu a saudação de Maria, deu o menino saltos no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E bradou em alta voz, e disse: “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre. E donde a mim esta dita, que venha visitar-me a que é mãe de meu Senhor? Porque assim que chegou a voz da tua saudação aos meus ouvidos, logo o menino deu saltos de prazer no meu ventre. E bem-aventurada tu, que crestes, porque se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas”. Então disse Maria: Minha alma engrandece ao Senhor. E meu espírito se transporta em santa alegria em Deus, meu Salvador. Porque pôs os olhos em sua humilde escrava; por isso todas as gerações me chamarão bem-aventurada.

Grandes maravilhas obrou comigo o Onipotente, cujo nome é santo. Cuja misericórdia se estende de geração em geração em todos os que o temem. Assim ostenta o poder de Seu braço, transtorna os desígnios dos soberbos. Derruba os poderosos do seu assento e exalta os humildes. Enche de bens os necessitados e os ricos deixa vazios. Decretou exaltar Israel, Seu povo, lembrando-se de Sua misericórdia. Para cumprir a promessa que fez aos nossos pais, Abraão e a todos os seus descendentes.

E ficou Maria com Isabel perto de três meses. Depois dos quais voltou para casa.3

Oferecimento da segunda dezena

Oferecemos a Vós, ó Senhor Jesus Cristo, esta segunda dezena em honra da Visitação de Vossa santa Mãe à sua prima Santa Isabel, e Vos pedimos, por meio deste mistério e da intercessão de Vossa Mãe Santíssima, uma caridade perfeita para com nosso próximo.

Um Pai-Nosso, dez Ave-Marias, Glória ao Pai.

Graça do mistério da Visitação, vinde até minha alma e tornai-me realmente caridoso.

Meditação dos Mistérios Gozosos | 3º: Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo

imagem da natividade de Nosso Senhor para a meditação dos mistérios gozosos.

E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra. Este primeiro recenseamento foi feito por Cirino, governador da Síria. E iam todos alistar-se cada um à sua cidade. E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré à Judéia, à cidade de Davi, que se chamava Belém: porque era da casa e família de Davi, para se alistar com sua esposa Maria, que estava grávida. E estando ali aconteceu completarem-se os dias em que havia de dar à luz. E deu à luz a seu filho primogênito, e o enfaixou e o reclinou numa manjedoura: porque não havia lugar para eles na estalagem.

Havia nos arredores uns pastores que vigiavam e revezavam entre si as vigílias da noite para guardarem o seu rebanho. E eis que se apresentou junto deles um anjo do Senhor, e com uma luz divina os cercou de refulgente luz, e tiveram grande temor. Porém o anjo lhes disse: “Não temais: porque eis aqui vos venho anunciar um grande gozo, que o será para todo o povo! E é que hoje vos nasceu na cidade de Davi o Salvador, que é o Cristo Senhor. E este é o sinal que vo-lo fará conhecer: achareis um menino envolto em panos e posto em uma manjedoura”. E subitamente apareceu com o anjo uma multidão numerosa da milícia celestial, que louvavam a Deus e diziam: “Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens de boa vontade”. E aconteceu que depois que os anjos se retiraram deles para o céu, falavam entre si os pastores, dizendo: “Passemos até Belém, e vejamos o que é isto que sucedeu, que é o que o Senhor nos mostrou”. E foram com grande pressa, e acharam Maria, e a José, e ao menino posto em uma manjedoura. E vendo isto conheceram a verdade do que se lhes havia dito acerca deste menino. E todos os que o ouviram se admiraram, e também do que lhes haviam referido os pastores. Entretanto Maria conservava todas estas coisas, conferindo lá no fundo do seu coração umas com as outras. E os pastores voltaram glorificando, e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, que era conforme ao que se lhes tinha dito.4

Oferecimento da terceira dezena

Oferecemos a Vós, ó Menino Jesus, esta terceira dezena em honra de Vossa Bendita Natividade, e Vos pedimos, por meio deste mistério e da intercessão de Vossa Mãe Santíssima, o desligamento das coisas do mundo, o amor à pobreza e aos pobres.

Um Pai-Nosso, dez Ave-Marias, Glória ao Pai.

Graça do mistério da Natividade, vinde até minha alma e tornai-me verdadeiramente pobre de espírito.

Jesus nasceu mesmo no dia 25 de dezembro? Descubra neste artigo.

Meditação dos Mistérios Gozosos | 4º: Apresentação de Nosso Senhor no Templo e a purificação da Virgem Maria

imagem da apresentação de Nosso Senhor para a meditação dos mistérios gozosos.

E depois que foram concluídos os dias da purificação de Maria, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor, segundo o que está escrito na lei do Senhor: “Todo o filho macho que for primogênito será consagrado ao Senhor”. E para oferecerem em sacrifício, conforme o que está mandado na lei do Senhor: um par de rolas e dois pombinhos. E havia então em Jerusalém um homem chamado Simeão, e este homem justo e piedoso esperava ver a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava nele. E havia recebido a resposta do Espírito Santo, que ele não veria a morte sem ver primeiro ao Cristo do Senhor. E veio por espírito ao templo. E trazendo os pais ao Menino Jesus, para cumprirem com o preceito, segundo o costume da lei por ele. Então o tomou em seus braços Simeão, e louvou a Deus, e disse: “Agora, Senhor, tu podes despedir ao teu servo em paz, segundo a tua palavra: porque já os meus olhos viram o Salvador que tu nos deste.” 5

Oferecimento da quarta dezena

Oferecemos a Vós, ó Senhor Jesus Cristo, esta quarta dezena em honra de Vossa Apresentação no Templo pelas mãos de Maria, e Vos pedimos, por meio deste mistério e da intercessão de Vossa Mãe Santíssima, o dom da sabedoria e da pureza de corpo e coração.

Um Pai-Nosso, dez Ave-Marias, Glória ao Pai.

Graça do mistério da Purificação, vinde até minha alma e tornai-me realmente sábio e puro.

Meditação dos Mistérios Gozosos | 5º: Perda e reencontro do Menino Jesus no Templo

E seus pais iam todos os anos a Jerusalém no dia solene da Páscoa. E quando teve doze anos, subindo eles a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa, e acabados os dias que ela durava, quando voltaram para casa, ficou o Menino Jesus em Jerusalém, sem que seus pais o advertissem e crendo que ele viria com os da comitiva, andaram caminho de um dia, e o buscavam entre os parentes e conhecidos. E como o não achassem, voltaram a Jerusalém em busca dele. E aconteceu que três dias depois o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e fazendo-lhes perguntas. E todos os que o ouviam estavam pasmados da sua inteligência e das suas respostas. E quando o viram se admiraram. E sua mãe lhe disse: “Filho, por que usaste assim conosco? Sabe que teu pai e eu te andávamos buscando cheios de aflição”. E ele lhes respondeu: “Para que me buscáveis? Não sabíeis que importa ocupar-me nas coisas que são do serviço de meu Pai?”. Mas eles não entenderam a palavra que lhes disse.6

Oferecimento da quinta dezena

Oferecemos a Vós, ó Senhor Jesus Cristo, esta quinta dezena em honra do Vosso Encontro no Templo com Nossa Senhora entre os instruídos, após ela Vos ter perdido, e Vos pedimos, por meio deste mistério e da intercessão de Vossa Mãe Santíssima, que nos convertais e nos ajudeis a consertar nossas vidas, e também que convertais todos os pecadores, hereges, cismáticos e idólatras.

Um Pai-Nosso, dez Ave-Marias, Glória ao Pai.

Graça do mistério do Encontro do Menino Jesus no Templo, vinde até minha alma e verdadeiramente convertei-me.

Referências

  1. Papa João Paulo II, Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae[]
  2. Lc 1,26–38[]
  3. Lc 1,39–56[]
  4. Lc 2,1–20[]
  5. Lc 2,22–30[]
  6. Lc 2,41–50[]

Redação MBC

O maior clube de leitores católicos do Brasil.

Garanta seu box

A prática da oração do terço nos conduz à contemplação dos principais episódios da vida de Cristo. Os Mistérios Gozosos, que constituem o primeiro ciclo do Rosário, são marcados, sobretudo, pela alegria que emana da Encarnação. 1 O anúncio do anjo, em particular, inaugura de forma concreta a história de nossa redenção, envolvendo toda a criação em regozijo diante da Encarnação do Verbo Divino. Neste artigo, acompanhe conosco a meditação dos Mistérios Gozosos, que devem ser contemplados aos sábados e segundas-feiras.

Se quiser saber mais sobre o que são os mistérios do terço e porque devemos contemplá-los, leia este artigo.

Meditação dos Mistérios Gozosos | 1º: a Anunciação

imagem da anunciação do senhor para a meditação dos mistérios gozosos.

E estando Isabel no sexto mês, foi enviado por Deus o anjo Gabriel a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem chamado José, da casa de Davi, e o nome da virgem era Maria. Entrando o anjo onde ela estava, disse-lhe: “Deus te salve, cheia de graça! O Senhor é contigo! Bendita és tu entre as mulheres”. Ela, quando o ouviu, turbou-se do seu falar, e discorria pensativa que saudação seria esta. Então o anjo lhe disse: “Não temas, Maria, pois achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás no teu ventre, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e seu reino não terá fim”. E disse Maria ao anjo: “Como se fará isso, pois eu não conheço homem?”. E respondendo, o anjo lhe disse: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e a virtude do Altíssimo te cobrirá da sua sombra. E por isso mesmo o Santo, que há de nascer de ti, será chamado Filho de Deus. Que aí tens tu a Isabel, tua parenta, que até concebeu um filho na sua velhice; e este é o sexto mês da que se diz estéril. Porque a Deus nada é impossível”. Então disse Maria: “Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo se apartou dela. 2

Oferecimento da primeira dezena

Oferecemos a Vós, ó Senhor Jesus Cristo, esta primeira dezena em honra de Vossa Encarnação, e Vos pedimos, por meio deste mistério e da intercessão de Vossa Mãe Santíssima, uma profunda humildade e espírito de oração.

Um Pai-Nosso, dez Ave-Marias, Glória ao Pai.

Graça do mistério da Encarnação, vinde até minha alma e tornai-me verdadeiramente humilde.

Leia mais: a Anunciação do Senhor e seus três sins

Meditação dos Mistérios Gozosos | 2º: A Visitação

imagem da visitação de Nossa Senhora para a meditação dos mistérios gozosos.

E naqueles dias, levantando-se Maria, foi com pressa às montanhas, a uma cidade de Judá. E entrou na casa de Zacarias, e saudou a Isabel. E aconteceu que tanto que Isabel ouviu a saudação de Maria, deu o menino saltos no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E bradou em alta voz, e disse: “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre. E donde a mim esta dita, que venha visitar-me a que é mãe de meu Senhor? Porque assim que chegou a voz da tua saudação aos meus ouvidos, logo o menino deu saltos de prazer no meu ventre. E bem-aventurada tu, que crestes, porque se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas”. Então disse Maria: Minha alma engrandece ao Senhor. E meu espírito se transporta em santa alegria em Deus, meu Salvador. Porque pôs os olhos em sua humilde escrava; por isso todas as gerações me chamarão bem-aventurada.

Grandes maravilhas obrou comigo o Onipotente, cujo nome é santo. Cuja misericórdia se estende de geração em geração em todos os que o temem. Assim ostenta o poder de Seu braço, transtorna os desígnios dos soberbos. Derruba os poderosos do seu assento e exalta os humildes. Enche de bens os necessitados e os ricos deixa vazios. Decretou exaltar Israel, Seu povo, lembrando-se de Sua misericórdia. Para cumprir a promessa que fez aos nossos pais, Abraão e a todos os seus descendentes.

E ficou Maria com Isabel perto de três meses. Depois dos quais voltou para casa.3

Oferecimento da segunda dezena

Oferecemos a Vós, ó Senhor Jesus Cristo, esta segunda dezena em honra da Visitação de Vossa santa Mãe à sua prima Santa Isabel, e Vos pedimos, por meio deste mistério e da intercessão de Vossa Mãe Santíssima, uma caridade perfeita para com nosso próximo.

Um Pai-Nosso, dez Ave-Marias, Glória ao Pai.

Graça do mistério da Visitação, vinde até minha alma e tornai-me realmente caridoso.

Meditação dos Mistérios Gozosos | 3º: Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo

imagem da natividade de Nosso Senhor para a meditação dos mistérios gozosos.

E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra. Este primeiro recenseamento foi feito por Cirino, governador da Síria. E iam todos alistar-se cada um à sua cidade. E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré à Judéia, à cidade de Davi, que se chamava Belém: porque era da casa e família de Davi, para se alistar com sua esposa Maria, que estava grávida. E estando ali aconteceu completarem-se os dias em que havia de dar à luz. E deu à luz a seu filho primogênito, e o enfaixou e o reclinou numa manjedoura: porque não havia lugar para eles na estalagem.

Havia nos arredores uns pastores que vigiavam e revezavam entre si as vigílias da noite para guardarem o seu rebanho. E eis que se apresentou junto deles um anjo do Senhor, e com uma luz divina os cercou de refulgente luz, e tiveram grande temor. Porém o anjo lhes disse: “Não temais: porque eis aqui vos venho anunciar um grande gozo, que o será para todo o povo! E é que hoje vos nasceu na cidade de Davi o Salvador, que é o Cristo Senhor. E este é o sinal que vo-lo fará conhecer: achareis um menino envolto em panos e posto em uma manjedoura”. E subitamente apareceu com o anjo uma multidão numerosa da milícia celestial, que louvavam a Deus e diziam: “Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens de boa vontade”. E aconteceu que depois que os anjos se retiraram deles para o céu, falavam entre si os pastores, dizendo: “Passemos até Belém, e vejamos o que é isto que sucedeu, que é o que o Senhor nos mostrou”. E foram com grande pressa, e acharam Maria, e a José, e ao menino posto em uma manjedoura. E vendo isto conheceram a verdade do que se lhes havia dito acerca deste menino. E todos os que o ouviram se admiraram, e também do que lhes haviam referido os pastores. Entretanto Maria conservava todas estas coisas, conferindo lá no fundo do seu coração umas com as outras. E os pastores voltaram glorificando, e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, que era conforme ao que se lhes tinha dito.4

Oferecimento da terceira dezena

Oferecemos a Vós, ó Menino Jesus, esta terceira dezena em honra de Vossa Bendita Natividade, e Vos pedimos, por meio deste mistério e da intercessão de Vossa Mãe Santíssima, o desligamento das coisas do mundo, o amor à pobreza e aos pobres.

Um Pai-Nosso, dez Ave-Marias, Glória ao Pai.

Graça do mistério da Natividade, vinde até minha alma e tornai-me verdadeiramente pobre de espírito.

Jesus nasceu mesmo no dia 25 de dezembro? Descubra neste artigo.

Meditação dos Mistérios Gozosos | 4º: Apresentação de Nosso Senhor no Templo e a purificação da Virgem Maria

imagem da apresentação de Nosso Senhor para a meditação dos mistérios gozosos.

E depois que foram concluídos os dias da purificação de Maria, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor, segundo o que está escrito na lei do Senhor: “Todo o filho macho que for primogênito será consagrado ao Senhor”. E para oferecerem em sacrifício, conforme o que está mandado na lei do Senhor: um par de rolas e dois pombinhos. E havia então em Jerusalém um homem chamado Simeão, e este homem justo e piedoso esperava ver a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava nele. E havia recebido a resposta do Espírito Santo, que ele não veria a morte sem ver primeiro ao Cristo do Senhor. E veio por espírito ao templo. E trazendo os pais ao Menino Jesus, para cumprirem com o preceito, segundo o costume da lei por ele. Então o tomou em seus braços Simeão, e louvou a Deus, e disse: “Agora, Senhor, tu podes despedir ao teu servo em paz, segundo a tua palavra: porque já os meus olhos viram o Salvador que tu nos deste.” 5

Oferecimento da quarta dezena

Oferecemos a Vós, ó Senhor Jesus Cristo, esta quarta dezena em honra de Vossa Apresentação no Templo pelas mãos de Maria, e Vos pedimos, por meio deste mistério e da intercessão de Vossa Mãe Santíssima, o dom da sabedoria e da pureza de corpo e coração.

Um Pai-Nosso, dez Ave-Marias, Glória ao Pai.

Graça do mistério da Purificação, vinde até minha alma e tornai-me realmente sábio e puro.

Meditação dos Mistérios Gozosos | 5º: Perda e reencontro do Menino Jesus no Templo

E seus pais iam todos os anos a Jerusalém no dia solene da Páscoa. E quando teve doze anos, subindo eles a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa, e acabados os dias que ela durava, quando voltaram para casa, ficou o Menino Jesus em Jerusalém, sem que seus pais o advertissem e crendo que ele viria com os da comitiva, andaram caminho de um dia, e o buscavam entre os parentes e conhecidos. E como o não achassem, voltaram a Jerusalém em busca dele. E aconteceu que três dias depois o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e fazendo-lhes perguntas. E todos os que o ouviam estavam pasmados da sua inteligência e das suas respostas. E quando o viram se admiraram. E sua mãe lhe disse: “Filho, por que usaste assim conosco? Sabe que teu pai e eu te andávamos buscando cheios de aflição”. E ele lhes respondeu: “Para que me buscáveis? Não sabíeis que importa ocupar-me nas coisas que são do serviço de meu Pai?”. Mas eles não entenderam a palavra que lhes disse.6

Oferecimento da quinta dezena

Oferecemos a Vós, ó Senhor Jesus Cristo, esta quinta dezena em honra do Vosso Encontro no Templo com Nossa Senhora entre os instruídos, após ela Vos ter perdido, e Vos pedimos, por meio deste mistério e da intercessão de Vossa Mãe Santíssima, que nos convertais e nos ajudeis a consertar nossas vidas, e também que convertais todos os pecadores, hereges, cismáticos e idólatras.

Um Pai-Nosso, dez Ave-Marias, Glória ao Pai.

Graça do mistério do Encontro do Menino Jesus no Templo, vinde até minha alma e verdadeiramente convertei-me.

Referências

  1. Papa João Paulo II, Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae[]
  2. Lc 1,26–38[]
  3. Lc 1,39–56[]
  4. Lc 2,1–20[]
  5. Lc 2,22–30[]
  6. Lc 2,41–50[]

Redação MBC

O maior clube de leitores católicos do Brasil.

Assine nossa newsletter com conteúdos exclusivos

    Ao clicar em quero assinar você declara aceita receber conteúdos em seu email e concorda com a nossa política de privacidade.